17 de março de 2025
V

Spray nasal Valtoco: uso, avisos, efeitos colaterais

Spray nasal Valtoco: uso, avisos, efeitos colaterais – Drugs.com

Nome genérico: diazepam nasal
Classe de drogas: Anticonvulsivantes benzodiazepínicos

O que é Valtoco?

Valtoco é um benzodiazepínico usado para tratar convulsões em adultos e crianças com pelo menos 6 anos de idade.

O spray nasal Valtoco é um medicamento de prescrição usado para o tratamento de curto prazo de crises convulsivas (também conhecidas como “crises agudas repetitivas”) em adultos e crianças com pelo menos 6 anos de idade.

Valtoco é uma substância controlada federal (C-IV) porque pode ser abusada ou levar à dependência. Mantenha este medicamento em local seguro para evitar uso indevido e abuso. Vender ou doar este medicamento pode prejudicar outras pessoas e é contra a lei. Informe o seu médico se você abusou ou foi dependente de álcool, medicamentos prescritos ou drogas ilícitas.

Não se sabe se Valtoco é seguro e eficaz em crianças menores de 6 anos de idade.

Avisos

O diazepam pode retardar ou parar a respiração, especialmente se você usou recentemente um medicamento opioide, álcool ou outras drogas que podem retardar a respiração.

O USO INCORRETO DE VALTOCO PODE CAUSAR VÍCIO, OVERDOSE OU MORTE. Mantenha o medicamento em um local onde outras pessoas não possam alcançá-lo.

Não pare de usar diazepam sem consultar o seu médico. Você pode ter sintomas de abstinência potencialmente fatais se parar de usar o medicamento repentinamente. Alguns sintomas de abstinência podem durar até 12 meses ou mais.

Obtenha ajuda médica imediatamente se parar de usar Valtoco e apresentar sintomas como: movimentos musculares incomuns, ser mais ativo ou falante, mudanças repentinas e graves de humor ou comportamento, confusão, alucinações, convulsões ou pensamentos suicidas.

Algumas pessoas têm pensamentos suicidas enquanto usam Valtoco. Informe imediatamente o seu médico se tiver quaisquer mudanças repentinas de humor ou comportamento, ou pensamentos suicidas.

Não use spray nasal Valtoco se você tiver um problema ocular chamado glaucoma agudo de ângulo estreito.

Antes de tomar este medicamento

Você não deve usar Valtoco se for alérgico ao diazepam (Valium) ou se tiver:

  • glaucoma de ângulo estreito.

Valtoco não foi aprovado para uso por menores de 6 anos.

Para ter certeza de que Valtoco é seguro para você, informe o seu médico se você já teve:

  • glaucoma;

  • asma, enfisema, bronquite, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) ou outros problemas respiratórios;

  • doença hepática ou renal;

  • dependência de drogas ou álcool; ou

  • depressão, transtorno de humor ou pensamentos ou comportamento suicida.

Algumas pessoas têm pensamentos suicidas enquanto usam Valtoco. Fique alerta às mudanças de humor ou sintomas. Sua família ou cuidadores também devem estar atentos a mudanças repentinas em seu comportamento.

Pode prejudicar o feto. Informe o seu médico se estiver grávida. Se você usar Valtoco durante a gravidez, seu bebê pode nascer com sintomas de abstinência potencialmente fatais e pode precisar de tratamento médico por várias semanas.

Se você estiver grávida, seu nome poderá constar em um registro de gravidez para rastrear os efeitos do diazepam no bebê.

Pergunte ao seu médico se é seguro amamentar enquanto estiver usando este medicamento.

Como devo usar o Valtoco?

Valtoco deve ser usado apenas no nariz.

Use o spray nasal Valtoco exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções no rótulo da prescrição e leia todos os guias de medicamentos ou folhas de instruções. Nunca use Valtoco em quantidades maiores ou por mais tempo do que o prescrito.

Nunca compartilhe este medicamento com outra pessoa, especialmente alguém com histórico de dependência de drogas. O USO INCORRETO PODE CAUSAR VÍCIO, OVERDOSE OU MORTE. Mantenha o medicamento onde outras pessoas não possam alcançá-lo. Vender ou doar este medicamento é contra a lei.

Valtoco é um spray nasal que vem em frasco pronto para uso. Cada frasco é para uso apenas uma vez, mas pode ser necessário usar mais de 1 frasco para obter a dose completa. Siga as instruções de dosagem do seu médico com muito cuidado.

Mantenha este medicamento sempre consigo. Certifique-se de que um familiar ou cuidador responsável saiba onde está o medicamento e como administrá-lo a você.

Depois de dar Valtoco para outra pessoa:

  • anote o horário em que a dose de Valtoco foi administrada;

  • manter a pessoa deitada de lado;

  • fique com a pessoa e observe as mudanças em suas convulsões.

Procure ajuda médica de emergência se a convulsão da pessoa parecer diferente ou durar mais do que outras convulsões.

Se necessário, uma segunda dose de Valtoco nasal pode ser administrada pelo menos 4 horas após a primeira dose. Não administre uma segunda dose se a pessoa apresentar sonolência extrema ou respiração muito lenta.

As doses de diazepam são baseadas no peso. A sua dose pode mudar se você ganhar ou perder peso.

Não use mais de 2 doses para tratar um único episódio convulsivo.

Não use Valtoco por mais de 1 grupo de convulsões a cada 5 dias. Não use por mais de 5 grupos de convulsões em 1 mês.

Não pare de usar diazepam sem consultar o seu médico. Você pode ter convulsões aumentadas ou sintomas de abstinência com risco de vida se parar de usar o medicamento repentinamente.

Armazene em temperatura ambiente, longe da umidade, calor e luz. Não congele. Guarde o seu medicamento num local onde ninguém possa utilizá-lo indevidamente.

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Como o Valtoco é usado quando necessário, não possui esquema posológico diário. Ligue para o seu médico se os seus sintomas não melhorarem após o uso deste medicamento.

O que devo evitar ao usar Valtoco?

Evite beber álcool. Podem ocorrer efeitos colaterais perigosos.

Evite dirigir ou atividades perigosas até saber como Valtoco irá afetá-lo. Tonturas ou sonolência podem causar quedas, acidentes ou ferimentos graves.

Efeitos colaterais do Valtoco

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica a Valtoco: urticária; respiração difícil; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

O diazepam pode retardar ou parar a respiração, especialmente se você usou recentemente um medicamento opioide ou álcool. A pessoa que cuida de você deve procurar atendimento médico de emergência se tiver respiração lenta com longas pausas, lábios azuis ou se tiver dificuldade para acordar.

Ligue para o seu médico imediatamente se a pessoa que recebe este medicamento tiver:

  • extrema fraqueza ou sonolência;

  • mudanças incomuns de humor ou comportamento;

  • sintomas novos ou agravados de depressão ou ansiedade;

  • pensamentos suicidas ou de se machucar;

  • problemas de sono; ou

  • convulsões novas ou agravadas.

A sonolência ou tontura podem durar mais tempo em adultos mais velhos. Tenha cuidado para evitar quedas ou ferimentos acidentais.

Os efeitos colaterais comuns do Valtoco podem incluir:

  • sonolência;

  • dor de cabeça; ou

  • desconforto no nariz.

Depois de parar de usar Valtoco, procure ajuda médica imediatamente se tiver sintomas como: movimentos musculares incomuns, ser mais ativo ou falante, mudanças repentinas e graves de humor ou comportamento, confusão, alucinações, convulsões, pensamentos ou ações suicidas.

Alguns sintomas de abstinência podem durar até 12 meses ou mais após a interrupção repentina deste medicamento. Informe o seu médico se você tiver ansiedade contínua, depressão, problemas de memória ou pensamento, dificuldade para dormir, zumbido nos ouvidos, sensação de queimação ou formigamento ou sensação de formigamento sob a pele.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar efeitos colaterais ao FDA pelo telefone 1-800-FDA-1088.

Que outros medicamentos afetarão o Valtoco?

Usar Valtoco com outros medicamentos que deixam você sonolento ou retardam a respiração pode causar efeitos colaterais perigosos ou morte. Pergunte ao seu médico antes de usar medicamentos opioides, pílulas para dormir, relaxantes musculares ou remédios para ansiedade ou convulsões.

Outros medicamentos podem interagir com o diazepam, incluindo medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Informe o seu médico sobre todos os outros medicamentos que você usa.

Outras informações

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use Valtoco apenas para a indicação prescrita.

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Isenção de responsabilidade médica

Artigos relacionados

Vosevi: usos, dosagem, efeitos colaterais, advertências

Redação Memória Viva

Valtrex: usos, dosagem e efeitos colaterais

Redação Memória Viva

Voltaren: usos, efeitos colaterais e guia de dosagem

Redação Memória Viva

Deixe um comentário