23.9 C
Nova Iorque
18 de julho de 2024
P

Protonix – Usos, dosagem e efeitos colaterais

Usos, dosagem e efeitos colaterais de Protonix – Drugs.com

Nome genérico: pantoprazol (oral/injetável)
Classe de drogas: Inibidores da bomba de protões

O que é Protonix?

Protonix é um inibidor da bomba de prótons que diminui a quantidade de ácido produzido no estômago.

Protonix é usado para tratar a esofagite erosiva (danos ao esôfago causados ​​pelo ácido estomacal causado pela doença do refluxo gastroesofágico, ou DRGE) em adultos e crianças com pelo menos 5 anos de idade. O pantoprazol geralmente é administrado por até 8 semanas de cada vez, enquanto o esôfago cicatriza.

Protonix também é usado para tratar a síndrome de Zollinger-Ellison e outras condições que envolvem excesso de ácido estomacal.

Avisos

Protonix não se destina ao alívio imediato dos sintomas de azia.

A azia é frequentemente confundida com os primeiros sintomas de um ataque cardíaco. Procure atendimento médico de emergência se tiver dor no peito ou sensação de peso, dor que se espalha para o braço ou ombro, náusea, sudorese e mal-estar geral.

O tratamento a longo prazo com Protonix também pode dificultar a absorção da vitamina B-12 pelo corpo, resultando numa deficiência desta vitamina. Fale com o seu médico se precisar de tratamento Protonix a longo prazo e tiver preocupações sobre a deficiência de vitamina B-12.

Pantoprazol pode causar problemas renais. Informe o seu médico se você estiver urinando menos do que o normal ou se tiver sangue na urina.

A diarreia pode ser um sinal de uma nova infecção. Ligue para o seu médico se tiver diarreia aquosa ou com sangue.

Pantoprazol pode causar sintomas novos ou agravamento de lúpus. Informe o seu médico se você tiver dores nas articulações e erupções cutâneas nas bochechas ou nos braços que pioram com a luz solar.

Pode ser mais provável que você tenha um osso quebrado enquanto estiver tomando este medicamento por um longo período ou mais de uma vez por dia.

Antes de tomar este medicamento

A azia pode imitar os primeiros sintomas de um ataque cardíaco. Obtenha ajuda médica de emergência se tiver dor no peito que se espalha para a mandíbula ou ombro e você se sente ansioso ou tonto.

Você não deve usar Protonix se:

  • você também toma medicamentos que contém rilpivirina (Edurant, Complera, Juluca, Odefsey);
  • se teve problemas respiratórios, renais ou uma reação alérgica grave após tomar pantoprazol no passado; ou
  • você é alérgico ao pantoprazol ou medicamentos semelhantes (lansoprazol, omeprazol, Nexium, Prevacid, Prilosec e outros).

Informe o seu médico se você já teve:

  • baixos níveis de magnésio no sangue;
  • lúpus; ou
  • osteoporose ou baixa densidade mineral óssea.

É mais provável que você tenha um osso quebrado ao usar Protonix por um longo prazo ou mais de uma vez por dia. Converse com seu médico sobre maneiras de manter seus ossos saudáveis, especialmente se você for um adulto com mais de 50 anos.

Não se sabe se Protonix afetará o feto. Estudos em animais não mostraram nenhum dano. Informe o seu médico se estiver grávida ou planeia engravidar.

Protonix é secretado no leite materno, mas não se sabe se Protonix afetará o lactente. Informe o seu médico que você está amamentando antes de tomar Protonix.

Protonix não foi aprovado para uso por menores de 5 anos.

Como devo usar o Protonix?

Tome Protonix exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções no rótulo da prescrição e leia todos os guias de medicamentos ou folhas de instruções. Use o medicamento exatamente como indicado.

Use a dose mais baixa pelo menor tempo necessário para tratar sua condição.

Protonix é administrado por via oral (oral) ou por perfusão numa veia (injeção). Um profissional de saúde pode ensiná-lo a usar a injeção corretamente.

Os comprimidos de Protonix são tomados por via oral, com ou sem alimentos. Os grânulos orais devem ser tomados 30 minutos antes das refeições.

Não esmague, mastigue ou quebre um Comprimido Protonix. Engula o comprimido inteiro.

Os grânulos orais devem ser polvilhados em 1 colher de chá de purê de maçã ou suco de maçã e administrados por via oral ou por sonda nasogástrica (NG).

Leia e siga cuidadosamente as instruções de uso fornecidas com o seu medicamento. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico se não compreender estas instruções.

Utilize este medicamento durante todo o período de tempo prescrito, mesmo que os seus sintomas melhorem rapidamente.

Ligue para o seu médico se os seus sintomas não melhorarem ou se piorarem enquanto você estiver usando este medicamento.

O pantoprazol pode causar resultados falsos em certos exames médicos. Informe o médico ou a equipe do laboratório que você está usando este medicamento.

O pantoprazol também pode afetar um teste de urina para triagem de drogas e você pode obter resultados falsos. Informe ao pessoal do laboratório que você usa este medicamento.

Guarde este medicamento em temperatura ambiente, longe da umidade, calor e luz.

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Use o medicamento assim que puder, mas pule a dose esquecida se estiver quase na hora da próxima dose. Não use duas doses ao mesmo tempo.

O que acontece se eu tiver uma overdose?

Procure atendimento médico de emergência.

O que devo evitar ao usar Protonix?

Este medicamento pode causar diarreia, o que pode ser um sinal de uma nova infecção. Se você tiver diarreia aquosa ou com sangue, ligue para seu médico. Não use medicamentos antidiarreicos, a menos que seu médico lhe diga para fazer isso.

Efeitos colaterais do Protonix

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica ao Protonix: urticária; dificuldade ao respirar; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Ligue para seu médico imediatamente se você tiver:

  • dor de estômago intensa, diarreia aquosa ou com sangue;
  • dor repentina ou dificuldade para mover o quadril, o pulso ou as costas;
  • hematomas ou inchaço onde o pantoprazol intravenoso foi injetado;
  • problemas renais – febre, erupção cutânea, náuseas, perda de apetite, dores nas articulações, urinar menos do que o habitual, sangue na urina, aumento de peso;
  • baixo teor de magnésio – tonturas, ritmo cardíaco rápido ou irregular, tremores (tremores) ou espasmos musculares, sensação de nervosismo, cãibras musculares, espasmos musculares nas mãos e pés, tosse ou sensação de asfixia; ou
  • sintomas novos ou agravamento de lúpus – dor nas articulações e erupção cutânea nas bochechas ou nos braços que piora à luz solar.

Tomar pantoprazol por um longo prazo pode causar o desenvolvimento de crescimentos estomacais chamados pólipos das glândulas fúndicas. Converse com seu médico sobre esse risco.

Se você usar pantoprazol por mais de 3 anos, poderá desenvolver deficiência de vitamina B-12. Converse com seu médico sobre como lidar com essa condição caso você a desenvolva.

Os efeitos colaterais comuns do Protonix podem incluir:

  • dor de cabeça, tontura;
  • dor de estômago, gases, náuseas, vômitos, diarreia;
  • dor nas articulações; ou
  • febre, erupção cutânea ou sintomas de resfriado (mais comuns em crianças).

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais.

Que outros medicamentos afetarão o Protonix?

Informe o seu médico sobre todos os seus outros medicamentos. Alguns podem interagir com o pantoprazol, especialmente:

  • vírus da imunodeficiência humana (medicamentos para HIV), como rilpivirina, atazanavir ou nelfinavir;
  • anticoagulantes, incluindo varfarina;
  • digoxina;
  • metotrexato; ou
  • um diurético ou “comprimido de água”.

Está lista não está completa. Outros medicamentos podem afetar o Protonix, incluindo medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as possíveis interações medicamentosas estão listadas aqui.

Perguntas frequentes populares

Tome os comprimidos de pantoprazol imediatamente antes das refeições, de preferência de manhã. Os comprimidos de pantoprazol podem ser tomados com alimentos ou com o estômago vazio. Engula o comprimido inteiro. Não esmague, quebre ou mastigue o comprimido.

O pantoprazol começa a fazer efeito em 2,5 horas (é o tempo que leva para bloquear a secreção de ácido no estômago) e tem duração de 24 horas. O pantoprazol não proporciona alívio de ação rápida dos sintomas de indigestão, refluxo ácido ou dispepsia, como fazem os antiácidos como Tums ou Maalox, e não trata os sintomas atuais. Pode levar até 4 semanas para que o pantoprazol funcione corretamente, então você ainda pode ter alguns sintomas durante esse período.

O pantoprazol pode causar efeitos colaterais, mas não parece causar ansiedade. Algumas pessoas em ensaios clínicos relataram dores de cabeça enquanto tomavam pantoprazol. Menos de 2% das pessoas em ensaios clínicos também relataram depressão e vertigens (tonturas). Existem algumas evidências clínicas que mostram que pessoas com doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) às vezes também apresentam ansiedade e depressão. Em um estudo clínico, o pantoprazol e o medicamento antidepressivo amitriptilina foram considerados seguros e eficazes no tratamento de pessoas com DRGE e ansiedade.

Pantoprazol e omeprazol são medicamentos da classe de medicamentos chamados inibidores da bomba de prótons (IBP). Os usos aprovados para pantoprazol e omeprazol diferem ligeiramente, mas são todos distúrbios relacionados ao excesso de ácido estomacal.

A dosagem usual de pantoprazol 40 mg é de 40 mg uma vez ao dia, se você o comprar sem receita médica ou avaliação médica dos sintomas. As únicas condições para as quais pantoprazol 40 mg duas vezes ao dia é recomendado são aquelas caracterizadas por secreção de ácido gástrico excessivamente alta, como a síndrome de Zollinger Ellison, e se você tiver essas condições, deverá estar sob os cuidados de um médico. Estudos demonstraram que para refluxo, dispepsia ou DRGE, dosagens superiores a 40 mg não oferecem qualquer redução significativa da acidez estomacal do que dosagens de 40 mg.

Você só deve tomar pantoprazol por até 8 semanas se o comprar sem receita médica ou sem avaliação médica de seus sintomas. Isso porque certos sintomas estomacais que persistem por mais de 4 a 8 semanas devem ser investigados por um médico, pois podem ser sinal de algo mais grave, como um câncer. O pantoprazol é muito bom para aliviar e esconder sintomas estomacais graves, o que pode fazer você pensar que não precisa consultar um médico. O uso prolongado de pantoprazol também tem sido associado à deficiência de vitamina B12; níveis baixos de magnésio, cálcio, ferro ou vitamina C; e um risco aumentado de fraturas do quadril, punho ou coluna vertebral. Idosos, pessoas desnutridas ou pessoas em diálise correm maior risco.

O inchaço foi relatado como um efeito colateral do uso regular de pantoprazol. Um estudo relatou inchaço em 43% dos pacientes que tomavam um inibidor da bomba de prótons semelhante ao pantoprazol (chamado esomeprazol) após 8 semanas. Aos 6 meses, mais de 50% relatam inchaço. Outros efeitos colaterais semelhantes relatados com o pantoprazol, que também podem causar inchaço como efeito colateral, incluem flatulência, dor abdominal e diarreia. Os sintomas de inchaço incluem aperto, plenitude ou inchaço na área do estômago.

Outras informações

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use Protonix apenas para a indicação prescrita.

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Artigos relacionados

Usos, dosagem e efeitos colaterais do pirídio

Redação Memória Viva

Prozac – Usos, dosagem, efeitos colaterais e advertências

Redação Memória Viva

Provenge: usos, dosagem e efeitos colaterais

Redação Memória Viva

Deixe um comentário