8.7 C
Nova Iorque
21 de novembro de 2024
M

Montelucaste: usos, dosagem, efeitos colaterais e advertências – Drugs.com

Montelucaste: usos, dosagem, efeitos colaterais e advertências – Drugs.com

Nome genérico: montelucaste
Marca: Singulair
Formas de dosagem: grânulo oral, comprimido oral, comprimido oral para mastigar
Classe de drogas: Modificadores de leucotrienos

O que é montelucaste?

O montelucaste ajuda a reduzir a inflamação e pode ser utilizado para prevenir ataques de asma em adultos e crianças com pelo menos 2 anos de idade.

O montelucaste também é utilizado para prevenir a broncoconstrição induzida pelo exercício (um estreitamento das passagens de ar nos pulmões devido ao exercício, também conhecido como asma induzida por exercício) em adultos e crianças com pelo menos 6 anos de idade.

Para adultos e crianças com pelo menos 2 anos de idade com sintomas de alergias sazonais ou durante todo o ano (perenes), o montelucaste pode ser considerado quando outros tratamentos não funcionaram.

Se você já toma montelucaste regularmente para prevenir sintomas de asma ou alergia, não tome uma dose extra para tratar a broncoconstrição induzida por exercício.

O montelucaste não é um medicamento de resgate de ação rápida para ataques de asma e precisa ser tomado diariamente para funcionar corretamente.

O montelucaste foi aprovado pela FDA em 1998.

Avisos

Pare de tomar montelucaste e chame seu médico imediatamente se tiver quaisquer alterações incomuns de humor ou comportamento (como agitação, confusão, depressão, problemas de sono, comportamentos compulsivos, alucinações ou pensamentos ou ações suicidas).

Informe imediatamente o seu médico se tiver sinais de inflamação dos vasos sanguíneos: sintomas semelhantes aos da gripe, dor intensa nos seios da face, erupção cutânea, dormência ou sensação de “alfinetes e agulhas” nos braços ou pernas.

Antes de tomar este medicamento

Você não deve usar montelucaste se for alérgico a ele.

Informe o seu médico se você já teve:

  • doença mental ou psicose; ou
  • asma ou história de reação alérgica grave (espirros, coriza ou nariz entupido, respiração ofegante, falta de ar) após tomar aspirina ou outro AINE.

O comprimido mastigável de montelucaste pode conter fenilalanina e pode ser prejudicial se você tiver fenilcetonúria (PKU).

Informe o seu médico se estiver grávida ou amamentando.

Não dê este medicamento a uma criança sem orientação médica.

Como devo tomar montelucaste?

Tome o montelucaste exatamente como prescrito pelo seu médico e leia todos os guias de medicação ou folhas de instruções sobre o montelucaste.

O montelucaste não é um medicamento de resgate de ação rápida para ataques de asma. Procure atendimento médico se seus problemas respiratórios piorarem rapidamente ou se você achar que seus medicamentos não estão funcionando.

O montelucaste é geralmente tomado uma vez por noite, com ou sem alimentos.

Para broncoconstrição induzida por exercício, tome uma dose única pelo menos 2 horas antes do exercício e não tome outra dose durante pelo menos 24 horas.

Engula o comprimido normal inteiro, com um copo de água.

Você deve mastigar o comprimido para mastigar antes de engoli-lo.

Coloque os grânulos orais diretamente na boca e engula, ou misture-os com purê de maçã, purê de cenoura, arroz ou sorvete. Os grânulos também podem ser misturados com fórmula para bebês ou leite materno. Não utilize nenhum outro tipo de líquido. Use a mistura em 15 minutos. Não guarde para uso posterior.

Se você também usa um medicamento esteróide oral, não deve parar de usá-lo repentinamente ao começar a tomar montelucaste. Siga as instruções do seu médico sobre como diminuir a dose.

Não altere a sua dose nem pare de usar medicamentos para asma sem o conselho do seu médico.

Armazene o montelucaste em temperatura ambiente, longe da umidade e do calor. Não abra um pacote de grânulos orais de montelucaste até estar pronto para usá-los.

O que acontece se eu esquecer de uma dose de montelucaste?

Se você esquecer de uma dose de montelucaste, pule a dose esquecida e use a próxima dose no horário normal. Não use duas doses ao mesmo tempo.

Evite situações ou atividades que possam desencadear um ataque de asma.

Se os sintomas da asma piorarem quando você toma aspirina, evite tomar aspirina ou outros AINEs (antiinflamatórios não esteróides), como ibuprofeno (Advil, Motrin), naproxeno (Aleve), celecoxibe, diclofenaco, indometacina, meloxicam e outros.

Efeitos colaterais do montelucaste

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica ao montelucaste: urticária, bolhas, coceira intensa; respiração difícil; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Informe imediatamente o seu médico se tiver sinais de inflamação dos vasos sanguíneos: sintomas semelhantes aos da gripe, dor intensa nos seios da face, erupção cutânea, dormência ou sensação de “alfinetes e agulhas” nos braços ou pernas.

Algumas pessoas que usam montelucaste tiveram problemas mentais novos ou agravados. Pare de tomar montelucaste e chame seu médico imediatamente se tiver alterações incomuns de humor ou comportamento, como:

  • agitação, agressividade, sensação de inquietação ou irritação;
  • ansiedade, depressão, confusão, problemas de memória ou atenção;
  • gagueira, tremores, movimentos musculares descontrolados;
  • pensamentos ou ações suicidas;
  • alucinações, problemas de sono, vívidos, sonhos, sonambulismo; ou
  • comportamentos compulsivos ou repetitivos.

Os efeitos colaterais comuns do montelucaste podem incluir:

  • dor de estômago, diarréia;
  • febre ou outros sintomas de gripe;
  • dor de ouvido ou sensação de plenitude, dificuldade para ouvir;
  • dor de cabeça; ou
  • sintomas de resfriado, como nariz escorrendo ou entupido, dor sinusal, tosse, dor de garganta.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar efeitos colaterais ao FDA pelo telefone 1-800-FDA-1088.

Que outros medicamentos afetarão o montelucaste?

Outros medicamentos podem afetar o montelucaste, incluindo medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Informe o seu médico sobre todos os outros medicamentos que você usa.

Outras informações

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use este medicamento apenas para a indicação prescrita.

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Isenção de responsabilidade médica

Artigos relacionados

Misoprostol: usos, dosagem, efeitos colaterais e advertências

Redação Memória Viva

Usos, efeitos colaterais e advertências do modafinil

Redação Memória Viva

Mounjaro: usos, dosagem, efeitos colaterais e advertências

Redação Memória Viva

Deixe um comentário