14.4 C
Nova Iorque
25 de março de 2025
E

Injeções de Enbrel: usos, dosagem e efeitos colaterais

Injeções de Enbrel: usos, dosagem e efeitos colaterais – Drugs.com

Nome genérico: etanercepte[[ee-TAN-er-setembro ]
Classes de medicamentos: Antirreumáticos, inibidores do TNF alfa

O que é Enbrel:

Enbrel é um bloqueador do fator de necrose tumoral (TNF). Funciona diminuindo o TNF, uma proteína produzida pelo sistema imunológico que ajuda o corpo a combater infecções. Em pessoas com doenças autoimunes, o sistema imunológico produz muito TNF e ataca erroneamente as células saudáveis.

Enbrel é usado para tratar artrite reumatóide, artrite psoriática ou espondilite anquilosante e para prevenir danos nas articulações causados ​​por essas condições.

O Enbrel também é usado no tratamento da artrite idiopática juvenil poliarticular em crianças com pelo menos 2 anos de idade.

O Enbrel também é usado no tratamento da psoríase em placas em adultos e crianças com pelo menos 4 anos de idade.

O Enbrel é por vezes utilizado com outro medicamento chamado metotrexato no tratamento da artrite reumatóide e da artrite psoriática.

Avisos

O uso de Enbrel pode aumentar o risco de desenvolver certos tipos de câncer, incluindo um tipo raro de linfoma. Pergunte ao seu médico sobre seu risco específico. Isto ocorreu principalmente em adolescentes e adultos jovens que utilizaram Enbrel ou medicamentos semelhantes para tratar a doença de Crohn ou a colite ulcerosa. Ligue para o seu médico imediatamente se tiver algum dos seguintes sintomas: febre, suores noturnos, coceira, perda de apetite, perda de peso, cansaço, sensação de saciedade depois de comer apenas uma pequena quantidade, dor na parte superior do estômago que pode se espalhar para o ombro , náuseas, nódoas negras ou hemorragias fáceis, pele pálida, sensação de tontura ou falta de ar, ritmo cardíaco acelerado, urina escura, fezes cor de barro ou icterícia (amarelecimento da pele ou dos olhos).

Enbrel pode enfraquecer o sistema imunológico. Podem ocorrer infecções graves e às vezes fatais. Ligue para o seu médico imediatamente se tiver sinais de infecção, como: febre, calafrios, tosse, suores, dores no corpo, feridas ou vermelhidão na pele, diarreia, ardor ao urinar ou sensação de muito cansaço ou falta de ar.

Antes de tomar este medicamento

Você não deve usar Enbrel se for alérgico ao etanercepte ou se tiver uma infecção grave, como sepse (infecção por todo o corpo).

Para ter certeza de que o Enbrel é seguro para você, informe o seu médico se você tiver:

  • sistema imunológico fraco, HIV ou AIDS, tuberculose ou qualquer tipo de infecção recorrente;
  • sintomas de uma infecção ativa, como febre, sintomas de gripe, diarreia ou dor ao urinar;
  • um corte aberto ou feridas na pele;
  • diabetes;
  • insuficiência cardíaca congestiva;
  • história de distúrbios nervosos, como esclerose múltipla, síndrome de Guillain-Barré, mielite ou neurite óptica;
  • epilepsia ou outro distúrbio convulsivo;
  • asma ou outro distúrbio respiratório;
  • se você já teve hepatite B;
  • se você é alérgico a borracha de látex; ou
  • se está programado para receber alguma vacina ou se foi vacinado recentemente com BCG (Bacille Calmette-Guerin).

Informe o seu médico se você já teve tuberculose, foi exposto à tuberculose indicada por um teste PPD positivo, se alguém na sua casa tem tuberculose ou se você viajou recentemente para uma área onde certas infecções são comuns (Vale do Rio Ohio, Rio Mississippi). Vale e Sudoeste).

As crianças devem estar em dia com todas as imunizações infantis antes de iniciar o tratamento com Enbrel.

O uso de Enbrel pode aumentar o risco de desenvolver certos tipos de câncer, incluindo um linfoma de crescimento rápido que pode ser fatal. Este linfoma raro ocorreu em adolescentes do sexo masculino e homens jovens que utilizavam uma combinação de medicamentos imunossupressores para tratar a doença de Crohn ou a colite ulcerosa. No entanto, pessoas com doenças autoimunes (incluindo artrite reumatóide, doença de Crohn, espondilite anquilosante e psoríase) podem ter um risco maior de linfoma. Converse com seu médico sobre seu risco individual.

Informe o seu médico se estiver grávida ou planeia engravidar enquanto estiver a utilizar este medicamento. Se você estiver grávida, seu nome poderá constar em um registro de gravidez. Isto serve para acompanhar o resultado da gravidez e avaliar quaisquer efeitos do Enbrel no bebê.

O etanercept pode passar para o leite materno e prejudicar o bebê em amamentação. Você não deve amamentar enquanto estiver usando este medicamento.

Como devo usar o Enbrel?

Antes de iniciar o tratamento com Enbrel, o seu médico poderá realizar testes para se certificar de que não tem uma infecção.

Enbrel é injetado sob a pele. Um profissional de saúde pode ensiná-lo a usar o medicamento corretamente por conta própria. Leia e siga cuidadosamente as instruções de uso fornecidas com o seu medicamento. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico se você não entender todas as instruções.

Não agite este medicamento. Prepare uma injeção somente quando estiver pronto para administrá-la. Não use se o medicamento parecer turvo, tiver mudado de cor ou contiver partículas. Ligue para o seu farmacêutico para obter novos medicamentos.

Pode ser necessário misturar o Enbrel com um líquido (diluente). Ao usar injeções por conta própria, certifique-se de entender como misturar e armazenar o medicamento adequadamente.

As doses de etanercept são baseadas no peso das crianças. As necessidades de dose do seu filho podem mudar se a criança ganhar ou perder peso.

Se precisar de cirurgia, informe com antecedência ao cirurgião que você está usando Enbrel.p

Enbrel afeta seu sistema imunológico. Você pode contrair infecções com mais facilidade, até mesmo infecções graves ou fatais. Seu médico precisará examiná-lo regularmente.

Se você já teve hepatite B, usar Enbrel pode fazer com que o vírus se torne ativo ou piore. Você pode precisar de testes freqüentes de função hepática enquanto estiver usando este medicamento e por vários meses após parar.

Siga cuidadosamente todas as instruções de armazenamento fornecidas com o seu medicamento.

  • Armazene o Enbrel na geladeira entre 2 ° C e 8 ° C (36 ° F a 46 ° F).
  • Armazene o Enbrel na embalagem original para proteger da luz ou de danos físicos.
  • Se necessário, você pode armazenar a seringa pré-cheia de Enbrel ou o frasco para injetáveis ​​de doses múltiplas de Enbrel não misturado e a seringa de diluente (bandeja doseadora) em temperatura ambiente entre 20 ° C e 25 ° C (68 ° F a 77 ° F) por até 14 dias .
  • Assim que uma seringa pré-cheia de Enbrel ou um frasco para injectáveis ​​de doses múltiplas não misturado atingir a temperatura ambiente, não o coloque novamente no frigorífico.
  • Jogue fora qualquer Enbrel que tenha sido armazenado em temperatura ambiente após 14 dias.
  • Um frasco para injetáveis ​​misto (reconstituído) de doses múltiplas de Enbrel deve ser usado imediatamente ou mantido na geladeira entre 2 ° C e 8 ° C (36 ° F a 46 ° F) por até 14 dias.
  • Não guarde o Enbrel em calor ou frio extremo. Por exemplo, evite guardar o Enbrel no porta-luvas ou no porta-malas do seu veículo.
  • Não use após expirar o prazo de validade indicado no rótulo.
  • Não congele.
  • Não agite.

Cada cartucho, caneta de injeção ou seringa pré-cheia é para uso único. Deite-o fora após uma utilização, mesmo que ainda reste medicamento no seu interior.

Use uma agulha e seringa apenas uma vez e, em seguida, coloque-as em um recipiente para objetos cortantes à prova de perfurações. Siga as leis estaduais ou locais sobre como descartar este recipiente. Mantenha-o fora do alcance de crianças e animais de estimação.

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Ligue para o seu médico para obter instruções se você esquecer de uma dose de Enbrel.

O que devo evitar ao usar o Enbrel?

Evite estar perto de pessoas doentes ou com infecções. Chame seu médico para tratamento preventivo se você estiver exposto à catapora.

Não receba uma vacina “viva” enquanto estiver usando Enbrel. A vacina pode não funcionar tão bem durante este período e pode não protegê-lo totalmente contra doenças. As vacinas vivas incluem sarampo, caxumba, rubéola (MMR), poliomielite, rotavírus, uma forma de febre tifóide, febre amarela, varicela (varicela), a forma mais antiga da vacina contra herpes zoster e vacina contra gripe nasal (influenza).

Efeitos colaterais do Enbrel

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica ao Enbrel: urticária; respiração difícil; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Podem ocorrer infecções graves e às vezes fatais. Ligue para o seu médico imediatamente se tiver sinais de infecção, como: febre, calafrios, tosse, sudorese, dores no corpo, feridas ou vermelhidão na pele, diarréia, perda de peso, queimação ao urinar, tosse com sangue ou sensação de muito cansaço ou falta de energia. de respiração.

Ligue também para o seu médico imediatamente se você tiver:

  • febre, calafrios, sintomas de gripe;
  • pele pálida, fácil formação de hematomas ou sangramento;
  • dor, vermelhidão ou inchaço no local da injeção do etanercept (por mais de 5 dias após a injeção);
  • sinais de linfoma – febre, suores noturnos, perda de peso, dor ou inchaço de estômago, glândulas inchadas (no pescoço, axilas ou virilha);
  • sinais de tuberculose – tosse, suores nocturnos, perda de apetite, perda de peso, sensação de muito cansaço;
  • psoríase nova ou agravada – vermelhidão da pele ou manchas escamosas, inchaços cheios de pus;
  • problemas nervosos – tonturas, dormência ou formigueiro, problemas de visão ou sensação de fraqueza nos braços ou pernas;
  • sinais de insuficiência cardíaca – falta de ar, inchaço na parte inferior das pernas;
  • síndrome semelhante ao lúpus – dor ou inchaço nas articulações, desconforto no peito, falta de ar, erupção cutânea nas bochechas ou nos braços (piora à luz solar); ou
  • problemas de fígado – dor na parte superior do estômago no lado direito, vómitos, cansaço, perda de apetite, amarelecimento da pele ou dos olhos.

Os efeitos colaterais comuns do Enbrel podem incluir:

  • dor, inchaço, coceira ou vermelhidão no local onde o medicamento foi injetado;
  • dor de cabeça; ou
  • sintomas de resfriado, como nariz entupido, espirros, dor de garganta.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar efeitos colaterais ao FDA pelo telefone 1-800-FDA-1088.

Que outros medicamentos afetarão o Enbrel?

Informe o seu médico sobre todos os seus medicamentos atuais e aqueles que você começa ou para de usar, especialmente:

  • abatacept (Orencia);
  • anakinra (Kineret);
  • ciclofosfamida (Cytoxan); ou
  • insulina ou medicamento oral para diabetes.

Está lista não está completa. Outros medicamentos podem interagir com o etanercept, incluindo medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as interações possíveis estão listadas neste guia de medicação.

Perguntas frequentes populares

Um biossimilar é um produto biológico semelhante a um produto biológico de referência (geralmente o produto original) e para o qual não existem diferenças clinicamente significativas em termos de segurança, pureza e potência. Por exemplo, o biossimilar Amjevita (adalimumab-atto) foi aprovado como o primeiro biossimilar do Humira (adalimumab). continue lendo

Não há interações conhecidas entre o Enbrel (etanercept) e qualquer alimento ou bebida. Seu médico pode sugerir que você evite certos alimentos crus ou não cozidos que podem causar doenças graves de origem alimentar. O fabricante não realizou estudos para determinar se existem interações específicas com o Enbrel. continue lendo

Existem boas evidências de que a administração perispinal de etanercept funciona extremamente bem na recuperação do AVC, com a publicação do primeiro ECR em 2019 que apoiou milhares de relatos de casos individuais de um efeito benéfico. As melhorias nos sintomas crónicos pós-AVC com etanercept são geralmente rápidas e duradouras. O etanercepte perispinal foi desenvolvido pela primeira vez como tratamento para sintomas pós-AVC pelo Dr. Edward Tobinick, em 2010. Continue lendo

O Enbrel começa a ter algum efeito dentro de uma a duas semanas, embora possa levar de 3 a 6 meses para que todos os efeitos se desenvolvam. continue lendo

O Enbrel pode ficar sem refrigeração por até 14 dias, desde que protegido da luz e não exposto ao calor. Depois que o Enbrel for retirado da geladeira por mais de 15 minutos, não coloque-o novamente na geladeira. Se o Enbrel não tiver sido utilizado dentro de 14 dias após ter sido retirado da geladeira, descarte-o. continue lendo

Sim, o Enbrel pode ser tomado com antibióticos se o seu médico os prescreveu porque você atualmente tem uma infecção bacteriana. No entanto, se desenvolver uma infecção grave ou sépsis, o seu médico poderá interromper o Enbrel, temporária ou permanentemente, enquanto estiver a receber tratamento para a infecção. continue lendo

Sim, você pode tomar Enbrel se estiver resfriado, mas informe ao seu médico que você está resfriado, pois ele pode querer monitorar sua saúde enquanto os sintomas do resfriado estiverem presentes, pois você corre um risco maior de desenvolver uma infecção mais grave porque está a tomar Enbrel. continue lendo

Mais perguntas frequentes

  • Quais são os novos medicamentos para a artrite reumatóide (AR)?
  • Quais são os novos medicamentos para a psoríase em placas?

Ver mais perguntas frequentes

Outras informações

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use Enbrel apenas para a indicação prescrita.

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Isenção de responsabilidade médica

Copyright 1996-2024 Cerner Multum, Inc. Versão: 22.01.

Artigos relacionados

Empaveli: usos, dosagem, efeitos colaterais, advertências

Redação Memória Viva

Enzalutamida: usos, dosagem, efeitos colaterais e advertências.

Redação Memória Viva

Usos, efeitos colaterais e advertências do entecavir

Redação Memória Viva

Deixe um comentário