Ziloprim (Oral)
Nome genérico: alopurinol
Classes de medicamentos: Agentes anti-hiperuricêmicos
Usos para Zyloprim
O alopurinol é usado para prevenir ou diminuir os altos níveis de ácido úrico no sangue. Também é usado para prevenir ou diminuir os níveis excessivos de ácido úrico causados por medicamentos contra o câncer ou em pacientes com pedras nos rins. Um alto nível de ácido úrico pode causar gota ou artrite gotosa (dor e inflamação nas articulações). O alopurinol é um inibidor da xantina oxidase que funciona diminuindo o ácido úrico produzido pelo corpo.
Este medicamento está disponível somente mediante prescrição médica.
Antes de usar Zyloprim
Ao decidir usar um medicamento, os riscos de tomar o medicamento devem ser pesados contra o bem que ele fará. Esta é uma decisão que você e seu médico tomarão. Para este medicamento, o seguinte deve ser considerado:
Alergias
Informe ao seu médico se você já teve alguma reação alérgica ou incomum a este medicamento ou a qualquer outro medicamento. Informe também ao seu profissional de saúde se você tem algum outro tipo de alergia, como a alimentos, corantes, conservantes ou animais. Para produtos sem receita, leia o rótulo ou os ingredientes da embalagem com cuidado.
Pediátrico
Estudos apropriados realizados até o momento não demonstraram problemas específicos pediátricos que limitariam a utilidade do alopurinol em crianças com altos níveis de ácido úrico causados por câncer.
Geriátrico
Não há informações disponíveis sobre a relação da idade com os efeitos do alopurinol em pacientes geriátricos.
Amamentação
Não há estudos adequados em mulheres para determinar o risco infantil ao usar este medicamento durante a amamentação. Pese os benefícios potenciais contra os riscos potenciais antes de tomar este medicamento durante a amamentação.
Interações com medicamentos
Embora certos medicamentos não devam ser usados juntos, em outros casos, dois medicamentos diferentes podem ser usados juntos, mesmo que uma interação possa ocorrer. Nesses casos, seu médico pode querer alterar a dose, ou outras precauções podem ser necessárias. Quando você estiver tomando este medicamento, é especialmente importante que seu profissional de saúde saiba se você está tomando algum dos medicamentos listados abaixo. As seguintes interações foram selecionadas com base em sua significância potencial e não são necessariamente abrangentes.
Não é recomendado usar este medicamento com nenhum dos seguintes medicamentos. Seu médico pode decidir não tratá-lo com este medicamento ou alterar alguns dos outros medicamentos que você toma.
- Didanosina
Usar este medicamento com qualquer um dos seguintes medicamentos geralmente não é recomendado, mas pode ser necessário em alguns casos. Se ambos os medicamentos forem prescritos juntos, seu médico pode alterar a dose ou a frequência com que você usa um ou ambos os medicamentos.
- Acenocumarol
- Azatioprina
- Capecitabina
- Captopril
- Enalapril
- Enalaprilato
- Fluorouracil
- Levoketoconazol
- Mercaptopurina
- Metotrexato
- Pegloticase
- Fenprocumon
- Tegafur
- Varfarina
Usar este medicamento com qualquer um dos seguintes medicamentos pode causar um risco aumentado de certos efeitos colaterais, mas usar ambos os medicamentos pode ser o melhor tratamento para você. Se ambos os medicamentos forem prescritos juntos, seu médico pode alterar a dose ou a frequência com que você usa um ou ambos os medicamentos.
- Hidróxido de Alumínio
- Ciclosporina
- Vidarabina
Interações com alimentos/tabaco/álcool
Certos medicamentos não devem ser usados no momento ou próximo da ingestão de alimentos ou da ingestão de certos tipos de alimentos, pois podem ocorrer interações. Usar álcool ou tabaco com certos medicamentos também pode causar interações. Discuta com seu profissional de saúde o uso do seu medicamento com alimentos, álcool ou tabaco.
Outros problemas médicos
A presença de outros problemas médicos pode afetar o uso deste medicamento. Certifique-se de informar seu médico se você tiver quaisquer outros problemas médicos, especialmente:
- Problemas de medula óssea ou
- Doença hepática — Use com cautela. Pode piorar essas condições.
- Câncer (por exemplo, mieloma múltiplo) ou
- Doença cardíaca congestiva ou
- Diabetes ou
- Hipertensão (pressão alta) ou
- Hiperuricemia (nível alto de ácido úrico no sangue) ou
- Problemas renais, crônicos (por exemplo, glomerulonefrite, pielonefrite) — Use com cautela. Pode fazer com que os efeitos colaterais piorem.
- Doença renal—Use com cautela. Os efeitos podem ser aumentados devido à remoção mais lenta do medicamento do corpo.
Uso adequado de Zyloprim
Tome este medicamento exatamente como indicado pelo seu médico. Não tome mais, não tome com mais frequência e não tome por mais tempo do que o prescrito pelo seu médico. Fazer isso pode aumentar a chance de efeitos colaterais.
Você pode tomar este medicamento após as refeições para evitar dores de estômago.
Tome este medicamento com bastante líquido para ajudar a prevenir pedras nos rins. Verifique com seu médico a quantidade de líquido que você deve beber por dia. Você também deve aumentar sua ingestão de fibras.
Pode ser necessário diminuir a ingestão de proteína animal, sódio, açúcares refinados ou alimentos ricos em oxalato e cálcio, especialmente se você tiver pedras nos rins que continuam aparecendo.
Dosagem
A dose deste medicamento será diferente para pacientes diferentes. Siga as ordens do seu médico ou as instruções no rótulo. As informações a seguir incluem apenas as doses médias deste medicamento. Se sua dose for diferente, não a altere, a menos que seu médico diga para você fazer isso.
A quantidade de medicamento que você toma depende da força do medicamento. Além disso, o número de doses que você toma por dia, o tempo permitido entre as doses e o tempo que você toma o medicamento dependem do problema médico para o qual você está usando o medicamento.
- Para forma de dosagem oral (comprimidos):
- Para gota:
- Adultos — Inicialmente, 100 a 300 miligramas (mg) por dia, tomados uma vez ao dia ou em doses divididas. Seu médico pode ajustar sua dose conforme necessário. No entanto, a dose geralmente não é maior que 800 mg por dia.
- Crianças — O uso e a dosagem devem ser determinados pelo seu médico.
- Para níveis elevados de ácido úrico causados por medicamentos contra o câncer:
- Adultos e crianças de 11 anos ou mais — 300 a 800 miligramas (mg) por dia. Seu médico pode ajustar sua dose conforme necessário.
- Crianças — A dose é baseada na área de superfície corporal (BSA) e deve ser determinada pelo seu médico. A dose é geralmente de 100 miligramas por metro quadrado (mg/m[2]) a cada 8 a 12 horas. Seu médico pode ajustar sua dose conforme necessário. No entanto, a dose geralmente não é maior que 800 mg por dia.
- Para pedras nos rins:
- Adultos — 200 a 300 miligramas (mg) por dia, tomados uma vez ao dia ou em doses divididas. Seu médico pode ajustar sua dose conforme necessário. No entanto, a dose geralmente não é maior que 800 mg por dia.
- Crianças — O uso e a dosagem devem ser determinados pelo seu médico.
- Para gota:
Dose esquecida
Se você perder uma dose deste medicamento, tome-a o mais rápido possível. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e volte ao seu esquema de dosagem regular. Não duplique as doses.
Armazenar
Armazene o medicamento em um recipiente fechado em temperatura ambiente, longe do calor, umidade e luz direta. Mantenha longe do congelamento.
Mantenha fora do alcance de crianças.
Não guarde medicamentos vencidos ou que não sejam mais necessários.
Pergunte ao seu profissional de saúde como você deve descartar qualquer medicamento que não use.
Precauções ao usar Zyloprim
É muito importante que o seu médico verifique o seu progresso ou o do seu filho em consultas regulares para garantir que este medicamento esteja funcionando corretamente. Podem ser necessários exames de sangue e urina para verificar efeitos indesejados.
Podem ocorrer reações cutâneas graves com este medicamento, incluindo síndrome de Stevens-Johnson, necrólise epidérmica tóxica e reação medicamentosa com eosinofilia e sintomas sistêmicos (DRESS). Verifique com seu médico imediatamente se você tiver fezes pretas e pegajosas, bolhas, descamação ou afrouxamento da pele, dor no peito, calafrios, tosse, diarreia, coceira, dor nas articulações ou músculos, micção dolorosa ou difícil, olhos vermelhos irritados, lesões vermelhas na pele, geralmente com um centro roxo, dor de garganta, feridas, úlceras ou manchas brancas na boca ou nos lábios, glândulas inchadas, sangramento ou hematomas incomuns ou cansaço ou fraqueza incomuns.
Quando você começar a usar este medicamento, você poderá ter mais ataques de gota. Continue usando o medicamento mesmo que isso aconteça. O seu médico pode dar-lhe outros medicamentos (por exemplo, colchicina, analgésicos [NSAIDs]) para ajudar a prevenir os ataques de gota.
Este medicamento pode causar problemas renais sérios. Verifique com seu médico imediatamente se você tiver sangue na urina, alteração na frequência de micção ou quantidade de urina, dificuldade para respirar, sonolência, aumento da sede, perda de apetite, náusea ou vômito, inchaço dos pés ou pernas, ou fraqueza.
Verifique com seu médico imediatamente se você ou seu filho tiver dor ou sensibilidade no estômago, fezes claras, urina escura, perda de apetite, náusea, cansaço ou fraqueza incomuns, ou olhos ou pele amarelados. Esses podem ser sintomas de um problema sério no fígado.
Este medicamento reduz o número de alguns tipos de células sanguíneas no seu corpo. Por causa disso, você pode sangrar ou ter infecções mais facilmente. Para ajudar com esses problemas, evite ficar perto de pessoas doentes ou com infecções. Lave as mãos com frequência. Fique longe de esportes violentos ou outras situações em que você pode se machucar, cortar ou se machucar. Escove e use fio dental suavemente. Tenha cuidado ao usar objetos afiados, incluindo lâminas de barbear e cortadores de unha.
Este medicamento pode fazer com que algumas pessoas fiquem sonolentas, tontas ou menos alertas do que o normal.Não conduza nem faça qualquer outra coisa que possa ser perigosa até saber como este medicamento o afeta..
Não tome outros medicamentos, a menos que tenham sido discutidos com seu médico. Isso inclui medicamentos prescritos ou não prescritos (sem receita). [OTC]) medicamentos e suplementos de ervas ou vitaminas.
Efeitos colaterais do Zyloprim
Junto com seus efeitos necessários, um medicamento pode causar alguns efeitos indesejados. Embora nem todos esses efeitos colaterais possam ocorrer, se ocorrerem, podem precisar de atenção médica.
Consulte seu médico imediatamente se ocorrer algum dos seguintes efeitos colaterais:
Mais comum
- Dor no tornozelo, joelho ou articulação do dedão do pé
- rigidez ou inchaço nas articulações
- irritação na pele
- erupção cutânea com lesões planas ou pequenas lesões elevadas na pele
Cru
- Agitação
- odor de hálito semelhante ao de amônia
- ansiedade
- sangramento nas gengivas
- bolhas, descamação ou afrouxamento da pele
- sangue na urina ou nas fezes
- nariz sangrando
- fezes sanguinolentas ou pretas, alcatroadas
- pele azul ou pálida
- hematomas
- mudanças na cor da pele
- dor no peito, aperto ou desconforto
- dor no peito, possivelmente movendo-se para o braço esquerdo, pescoço ou ombro
- calafrios
- fezes cor de barro
- urina turva
- confusão
- constipação
- tosse
- tossindo sangue
- rachaduras na pele
- urina escura
- diminuição da consciência ou da capacidade de resposta
- diminuição da produção de urina
- depressão
- diarréia
- dificuldade para respirar
- tontura
- sonolência
- boca seca
- sensação de calor ou calor
- febre
- rubor ou vermelhidão da pele, especialmente no rosto e pescoço
- sensação geral de desconforto ou doença
- dor de cabeça
- urticária ou vergões, coceira, erupção cutânea
- rouquidão
- hostilidade
- discurso incoerente
- aumento da micção
- irritabilidade
- dor nas articulações ou músculos
- manchas grandes, planas, azuis ou roxas na pele
- fezes de cor clara
- perda de apetite
- perda de consciência
- perda de calor do corpo
- dor lombar ou lateral
- gosto metálico
- espasmos ou fraqueza muscular
- náusea
- respiração ruidosa
- dor, sensibilidade ou inchaço no pé ou na perna
- micção dolorosa ou difícil
- manchas vermelhas ou roxas na pele
- ganho de peso rápido
- olhos vermelhos e irritados
- pele vermelha e inchada
- vermelhidão, dor ou coceira na pele
- dor e plenitude no abdômen superior direito ou estômago
- pele escamosa
- convulsões
- sonolência severa
- dor de estômago severa
- batimento cardíaco lento ou irregular
- dor de garganta
- feridas, úlceras ou manchas brancas nos lábios ou na boca
- feridas, vergões ou bolhas
- dor de estômago
- suando
- inchaço do rosto, tornozelos, mãos ou pernas
- glândulas inchadas ou doloridas
- gânglios linfáticos inchados, doloridos ou sensíveis no pescoço, axila ou virilha
- sede
- odor desagradável na respiração
- sangramento ou hematomas incomuns
- sonolência incomum, apatia, cansaço, fraqueza ou sensação de lentidão
- ganho ou perda de peso incomum
- vômito
- vômito de sangue ou material que se parece com borra de café
- olhos ou pele amarela
Alguns efeitos colaterais podem ocorrer, mas geralmente não precisam de atenção médica. Esses efeitos colaterais podem desaparecer durante o tratamento, à medida que seu corpo se ajusta ao medicamento. Além disso, seu profissional de saúde pode lhe informar sobre maneiras de prevenir ou reduzir alguns desses efeitos colaterais. Verifique com seu profissional de saúde se algum dos seguintes efeitos colaterais persistir ou for incômodo ou se você tiver alguma dúvida sobre eles:
Cru
- Gosto ruim, incomum ou desagradável (posterior)
- cegueira
- daltonismo azul-amarelo
- visão turva
- dores no corpo ou sofrimento
- sensação de queimação no peito ou no estômago
- sensação de queimação, formigamento, coceira, dormência, formigamento, “formigamento” ou formigamento
- olhos ardentes, secos ou com coceira
- mudança no gosto
- mudança na visão
- congestionamento
- zumbido ou zumbido contínuo ou outro ruído inexplicável nos ouvidos
- diminuição do interesse em relações sexuais
- visão diminuída
- dificuldade em se movimentar
- secreção ou lacrimejamento excessivo
- sensação de movimento constante de si mesmo ou do ambiente
- perda de cabelo ou afinamento do cabelo
- perda auditiva
- visão prejudicada
- incapacidade de ter ou manter uma ereção
- indigestão
- falta ou perda de força
- perda de capacidade sexual, desejo, impulso ou desempenho
- perda de apetite
- perda de memória
- múltiplas lesões cutâneas inchadas e inflamadas
- dor muscular, cãibras, rigidez, sensibilidade ou atrofia
- problemas com memória
- vermelhidão, dor ou inchaço do olho, pálpebra ou revestimento interno da pálpebra
- nariz escorrendo
- sensação de girar
- sensibilidade à luz
- sonolência ou sonolência incomum
- insônia
- espirros
- dor de estômago
- nariz entupido
- suando
- inchaço dos seios ou dor nos seios em mulheres e homens
- inchaço das glândulas salivares
- inchaço ou inflamação da boca
- rasgando
- glândulas sensíveis e inchadas no pescoço
- sensibilidade na área do estômago
- dor latejante
- dificuldade para engravidar
- problemas para dormir
- dificuldade para engolir
- instabilidade ou constrangimento
- mudanças de voz
- fraqueza nos braços, mãos, pernas ou pés
- perda de peso
Outros efeitos colaterais não listados também podem ocorrer em alguns pacientes. Se você notar quaisquer outros efeitos, consulte seu profissional de saúde.
Ligue para seu médico para obter aconselhamento médico sobre efeitos colaterais. Você pode relatar efeitos colaterais ao FDA em 1-800-FDA-1088.
Nome(s) de marca(s) comumente usado(s)
Nos EUA
- Ziloprima
Formas farmacêuticas disponíveis:
- Comprimido
Classe Terapêutica: Antigout
Classe Farmacológica: Inibidor da Xantina Oxidase
Sempre consulte seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se apliquem às suas circunstâncias pessoais.
Isenção de responsabilidade médica