Quelicina (intramuscular, intravenosa)
Nome genérico: succinilcolina
Classe de drogas: Agentes bloqueadores neuromusculares
Revisado clinicamente por Drugs.com. Última atualização em 7 de setembro de 2023.
Usos para Quelicina
A injeção de succinilcolina é usada antes e durante a cirurgia para proporcionar relaxamento muscular e facilitar a intubação.
Este medicamento deve ser administrado apenas por ou sob a supervisão direta do seu médico.
Antes de usar Quelicin
Ao decidir usar um medicamento, os riscos de tomá-lo devem ser ponderados em relação ao benefício que ele trará. Esta é uma decisão que você e seu médico tomarão. Para este medicamento, deve ser considerado o seguinte:
Alergias
Informe o seu médico se você já teve alguma reação alérgica ou incomum a este medicamento ou a qualquer outro medicamento. Informe também o seu profissional de saúde se você tiver algum outro tipo de alergia, como alimentos, corantes, conservantes ou animais. Para produtos sem receita médica, leia atentamente o rótulo ou os ingredientes da embalagem.
Pediátrico
Estudos apropriados realizados até o momento não demonstraram problemas específicos da pediatria que limitariam a utilidade da injeção de succinilcolina na população pediátrica. No entanto, as crianças são mais propensas a ter efeitos colaterais indesejados, incluindo problemas de ritmo cardíaco e doenças cardíacas causadas por rabdomiólise hipercalêmica.
Geriátrico
Estudos apropriados realizados até o momento não demonstraram problemas específicos da geriatria que limitariam a utilidade da injeção de succinilcolina em idosos. No entanto, os pacientes idosos são mais propensos a ter problemas hepáticos, renais ou cardíacos relacionados com a idade, o que pode exigir cautela e um ajuste na dose para os pacientes que recebem este medicamento.
Amamentação
Não existem estudos adequados em mulheres para determinar o risco infantil ao usar este medicamento durante a amamentação. Pese os benefícios potenciais contra os riscos potenciais antes de tomar este medicamento durante a amamentação.
Interações com medicamentos
Embora certos medicamentos não devam ser utilizados em conjunto, noutros casos, dois medicamentos diferentes podem ser utilizados em conjunto, mesmo que possa ocorrer uma interacção. Nestes casos, o seu médico pode querer alterar a dose ou podem ser necessárias outras precauções. Quando estiver a receber este medicamento, é especialmente importante que o seu profissional de saúde saiba se está a tomar algum dos medicamentos listados abaixo. As seguintes interações foram selecionadas com base no seu significado potencial e não são necessariamente inclusivas.
O uso deste medicamento com qualquer um dos seguintes medicamentos geralmente não é recomendado, mas pode ser necessário em alguns casos. Se os dois medicamentos forem prescritos em conjunto, o seu médico poderá alterar a dose ou a frequência com que utiliza um ou ambos os medicamentos.
- Acetildigoxina
- Amicacina
- Deslanosídeo
- Dibecacina
- Digitoxina
- Digoxina
- Donepezila
- Gentamicina
- Canamicina
- Lidocaína
- Metildigoxina
- Netilmicina
- Pancurônio
- Procainamida
- Promazina
- Quinidina
- Quinina
- Erva de São João
- Estreptomicina
- Tiopental
- Tobramicina
O uso deste medicamento com qualquer um dos seguintes medicamentos pode causar um risco aumentado de certos efeitos colaterais, mas o uso de ambos os medicamentos pode ser o melhor tratamento para você. Se os dois medicamentos forem prescritos em conjunto, o seu médico poderá alterar a dose ou a frequência com que utiliza um ou ambos os medicamentos.
- Atracúrio
- Bambuterol
- Distigminar
- Ecotiofato
- Fospropofol
- Lítio
- Magnésio
- Metoclopramida
- Mivacúrio
- Neostigmina
- Fisostigmina
- Propofol
- Piridostigmina
- Vancomicina
Interações com alimentos/tabaco/álcool
Certos medicamentos não devem ser usados na hora ou próximo à ingestão de alimentos ou à ingestão de certos tipos de alimentos, pois podem ocorrer interações. O uso de álcool ou tabaco com certos medicamentos também pode causar a ocorrência de interações. Discuta com seu profissional de saúde o uso do seu medicamento com alimentos, álcool ou tabaco.
Outros problemas médicos
A presença de outros problemas médicos pode afetar o uso deste medicamento. Certifique-se de informar o seu médico se tiver quaisquer outros problemas médicos, especialmente:
- Problemas de sangramento ou
- Problemas nervosos ou
- Infecção estomacal – Use com cautela. Pode aumentar o risco de hipercalemia grave.
- Fratura ou
- Doença cardíaca ou dos vasos sanguíneos ou
- Problemas de ritmo cardíaco ou
- Hipercalemia (potássio elevado no sangue) ou
- Hipocalcemia (baixo teor de cálcio no sangue) ou
- Hipocalemia (baixo teor de potássio no sangue) ou
- Hipotensão (pressão arterial baixa) ou
- Hipovolemia (baixo volume sanguíneo) ou
- Aumentar a pressão intraocular ou
- Doença renal ou
- Doença hepática – Use com cautela. Pode piorar essas condições.
- Problemas hereditários (por exemplo, alto risco de hipertermia maligna) ou
- Lesão (por exemplo, queimaduras graves, trauma múltiplo, lesão muscular ou nervosa) ou
- Problemas musculares – Não deve ser utilizado em pacientes com estas condições.
Uso adequado de Quelicin
Uma enfermeira ou outro profissional de saúde qualificado administrar-lhe-á este medicamento num hospital. Este medicamento é geralmente administrado como uma injeção no músculo ou na veia.
Precauções do Quelicin
O seu médico irá examiná-lo cuidadosamente após receber este medicamento. Isto permitirá ao seu médico verificar se o medicamento está funcionando corretamente. Podem ser necessários exames de sangue e urina para verificar efeitos indesejados.
Este medicamento pode causar problemas de ritmo cardíaco (por exemplo, disritmias ventriculares) em crianças com rabdomiólise (problema muscular grave) com hipercalemia. Consulte imediatamente o seu médico se tiver tonturas, desmaios ou batimentos cardíacos rápidos, lentos ou irregulares.
Este medicamento pode causar reações alérgicas graves, incluindo anafilaxia, que pode ser fatal e requer atenção médica imediata. Consulte o seu médico imediatamente se tiver aperto no peito, tosse, dificuldade em engolir, tonturas, batimentos cardíacos acelerados, urticária, comichão ou erupção cutânea, inchaço ou inchaço das pálpebras ou ao redor dos olhos, rosto, lábios ou língua, ou incomum cansaço ou fraqueza.
A hipercalemia pode ocorrer raramente após receber este medicamento. Informe imediatamente o seu médico se tiver confusão, batimentos cardíacos irregulares, náuseas ou vómitos, dormência ou formigueiro nas mãos, pés ou pernas, ou dificuldade em respirar após receber este medicamento.
Este medicamento pode causar hipertermia maligna (temperatura corporal elevada). Verifique com seu médico imediatamente se você tiver batimentos cardíacos acelerados, febre alta ou músculos rígidos.
Este medicamento pode causar bradicardia (batimento cardíaco lento). Consulte o seu médico imediatamente se você ou seu filho tiver dor ou desconforto no peito, tontura, tontura ou desmaio, batimento cardíaco lento ou irregular, dificuldade para respirar ou cansaço incomum.
Verifique com seu médico imediatamente se você tiver visão turva, alteração na visão ou perda de visão. Estes podem ser sintomas de aumento da pressão intraocular.
Não tome outros medicamentos, a menos que tenham sido discutidos com o seu médico. Isso inclui medicamentos prescritos ou não prescritos (sem prescrição médica). [OTC]) medicamentos e suplementos fitoterápicos ou vitamínicos.
Efeitos colaterais da quelicina
Juntamente com os efeitos necessários, um medicamento pode causar alguns efeitos indesejáveis. Embora nem todos estes efeitos secundários possam ocorrer, se ocorrerem, podem necessitar de atenção médica.
Verifique com seu médico ou enfermeiro imediatamente se ocorrer algum dos seguintes efeitos colaterais:
Incidência não conhecida
- Visão embaçada
- mudança na visão
- dor no peito, desconforto ou aperto
- confusão
- tosse
- urina de cor escura
- dificuldade em engolir
- tontura, desmaio ou desmaio ao levantar-se repentinamente de uma posição deitada ou sentada
- tontura
- desmaio
- batimento cardíaco ou pulso rápido, lento, acelerado ou irregular
- dor de cabeça
- febre alta
- urticária, coceira ou erupção cutânea
- tontura
- perda de visão
- espasmos musculares, dor, rigidez, cãibras ou espasmos
- náusea ou vômito
- nervosismo
- sem pressão arterial ou pulso
- dormência ou formigamento nas mãos, pés ou lábios
- lábios, unhas ou pele pálidos ou azuis
- batendo nos ouvidos
- inchaço ou inchaço das pálpebras ou ao redor dos olhos, rosto, lábios ou língua
- músculos rígidos
- parada do coração
- suando
- Problemas respiratórios
- inconsciência
- cansaço ou fraqueza incomum
- fraqueza ou peso nas pernas
Podem ocorrer alguns efeitos colaterais que geralmente não necessitam de atenção médica. Estes efeitos secundários podem desaparecer durante o tratamento à medida que o seu corpo se adapta ao medicamento. Além disso, o seu profissional de saúde poderá informá-lo sobre maneiras de prevenir ou reduzir alguns desses efeitos colaterais. Verifique com seu profissional de saúde se algum dos seguintes efeitos colaterais persistir ou for incômodo ou se você tiver alguma dúvida sobre eles:
Incidência não conhecida
- Água na boca e baba
Outros efeitos colaterais não listados também podem ocorrer em alguns pacientes. Se notar quaisquer outros efeitos, consulte o seu profissional de saúde.
Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar efeitos colaterais ao FDA pelo telefone 1-800-FDA-1088.
Marca(s) comumente usada(s)
Nos E.U.A
- Anectina
- Quelicina
Formas farmacêuticas disponíveis:
- Solução
Aula Terapêutica: Agente Musculoesquelético
Classe Farmacológica: Succinilcolina
Outras informações
Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.
Isenção de responsabilidade médica