Gatifloxacino (oftálmico)
Nome genérico: gatifloxacina
Classe de drogas: Anti-infecciosos oftálmicos
Revisado clinicamente por Drugs.com. Última atualização em 24 de janeiro de 2024.
Usos da gatifloxacina
O colírio de gatifloxacina é usado para tratar infecções oculares, como conjuntivite bacteriana. A gatifloxacina pertence a um grupo de medicamentos denominados antibióticos fluoroquinolonas. Funciona matando bactérias que causam conjuntivite.
Este medicamento está disponível apenas mediante receita médica.
Antes de usar gatifloxacino
Ao decidir usar um medicamento, os riscos de tomá-lo devem ser ponderados em relação ao benefício que ele trará. Esta é uma decisão que você e seu médico tomarão. Para este medicamento, deve ser considerado o seguinte:
Alergias
Informe o seu médico se você já teve alguma reação alérgica ou incomum a este medicamento ou a qualquer outro medicamento. Informe também o seu profissional de saúde se você tiver algum outro tipo de alergia, como alimentos, corantes, conservantes ou animais. Para produtos sem receita médica, leia atentamente o rótulo ou os ingredientes da embalagem.
Pediátrico
Estudos apropriados realizados até o momento não demonstraram problemas específicos da pediatria que limitariam a utilidade do Zymaxid® em crianças. Contudo, a segurança e a eficácia não foram estabelecidas em crianças com menos de 1 ano de idade.
Estudos apropriados realizados até o momento não demonstraram problemas específicos da pediatria que limitariam a utilidade do Zymar® em crianças.
Geriátrico
Estudos apropriados realizados até o momento não demonstraram problemas específicos da geriatria que limitariam a utilidade do colírio de gatifloxacina em idosos.
Amamentação
Não existem estudos adequados em mulheres para determinar o risco infantil ao usar este medicamento durante a amamentação. Pese os benefícios potenciais contra os riscos potenciais antes de tomar este medicamento durante a amamentação.
Interações com medicamentos
Embora certos medicamentos não devam ser utilizados em conjunto, noutros casos, dois medicamentos diferentes podem ser utilizados em conjunto, mesmo que possa ocorrer uma interacção. Nestes casos, o seu médico pode querer alterar a dose ou podem ser necessárias outras precauções. Informe o seu profissional de saúde se você estiver tomando qualquer outro medicamento prescrito ou não prescrito (sem receita). [OTC]) medicamento.
Interações com alimentos/tabaco/álcool
Certos medicamentos não devem ser usados na hora ou próximo à ingestão de alimentos ou à ingestão de certos tipos de alimentos, pois podem ocorrer interações. O uso de álcool ou tabaco com certos medicamentos também pode causar a ocorrência de interações. Discuta com seu profissional de saúde o uso do seu medicamento com alimentos, álcool ou tabaco.
Outros problemas médicos
A presença de outros problemas médicos pode afetar o uso deste medicamento. Certifique-se de informar o seu médico se tiver quaisquer outros problemas médicos, especialmente:
- Problemas da córnea – Use com cuidado. Pode piorar essas condições.
Uso adequado de gatifloxacina
O seu médico dir-lhe-á quanto deste medicamento deve utilizar e com que frequência. Não use mais medicamentos ou use-os com mais frequência do que o recomendado pelo seu médico. Este medicamento não é para uso a longo prazo.
Para usar o colírio:
- Primeiro, lave as mãos. Em seguida, incline a cabeça para trás e afaste a pálpebra inferior do olho para formar uma bolsa. Coloque o medicamento na bolsa e feche suavemente os olhos. Não pisque. Mantenha os olhos fechados por 1 ou 2 minutos para permitir que o medicamento entre em contato com a infecção.
- Se você acha que não colocou a gota do medicamento no olho corretamente, repita as instruções com outra gota.
- Para manter o medicamento o mais livre de germes possível, não toque a ponta do aplicador em nenhuma superfície (incluindo os olhos). Além disso, mantenha o recipiente bem fechado.
Para ajudar a eliminar completamente a infecção ocular,continue usando este medicamento durante todo o tempo de tratamento, mesmo que os seus sintomas tenham desaparecido e mesmo que se sinta melhor após as primeiras doses. A sua infecção pode não desaparecer se parar de utilizar o medicamento demasiado cedo. Não perca nenhuma dose.
Dosagem
A dose deste medicamento será diferente para pacientes diferentes. Siga as ordens do seu médico ou as instruções do rótulo. As informações a seguir incluem apenas as doses médias deste medicamento. Se a sua dose for diferente, não a altere, a menos que o seu médico lhe diga para o fazer.
A quantidade de medicamento que você toma depende da dosagem do medicamento. Além disso, o número de doses que você toma por dia, o tempo permitido entre as doses e o período de tempo que você toma o medicamento dependem do problema médico para o qual você está usando o medicamento.
- Para forma farmacêutica oftálmica (colírio):
- Para conjuntivite bacteriana:
- Zymar®:
- Adultos e crianças—
- Dias 1 e 2: Colocar 1 gota no olho afetado a cada 2 horas enquanto estiver acordado, até 8 vezes ao dia.
- Dias 3 a 7: Coloque 1 gota no olho afetado até 4 vezes ao dia enquanto estiver acordado.
- Adultos e crianças—
- Zymaxid®:
- Adultos e crianças com 1 ano de idade ou mais –
- Dia 1: Coloque 1 gota no olho afetado a cada 2 horas enquanto estiver acordado, até 8 vezes.
- Dias 2 a 7: Coloque 1 gota no olho afetado 2 a 4 vezes ao dia enquanto estiver acordado.
- Crianças menores de 1 ano de idade – O uso e a dose devem ser determinados pelo seu médico.
- Adultos e crianças com 1 ano de idade ou mais –
- Zymar®:
- Para conjuntivite bacteriana:
Dose perdida
Se você esquecer de uma dose deste medicamento, aplique-o o mais rápido possível. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e volte ao seu esquema posológico regular.
Armazenar
Armazene o medicamento em recipiente fechado em temperatura ambiente, longe do calor, umidade e luz direta. Evite congelar.
Mantenha fora do alcance das crianças.
Não guarde medicamentos desatualizados ou que não sejam mais necessários.
Pergunte ao seu profissional de saúde como você deve descartar qualquer medicamento que não usa.
Precauções do gatifloxacino
Se a sua infecção ocular ou a do seu filho não melhorar dentro de alguns dias, ou se piorar, consulte o seu médico.
Este medicamento pode causar reações alérgicas graves, incluindo anafilaxia. A anafilaxia pode ser fatal e requer atenção médica imediata. Ligue para o seu médico imediatamente se você ou seu filho apresentar erupção na pele, coceira, pele vermelha ou inchada ao redor dos olhos ou pálpebras, dificuldade para respirar, dificuldade para engolir ou qualquer inchaço nas mãos, rosto ou boca enquanto estiver usando este medicamento.
Podem ocorrer reações cutâneas graves com este medicamento. Consulte o seu médico imediatamente se você ou seu filho apresentarem bolhas, descamação ou pele solta, lesões vermelhas na pele, acne grave ou erupção cutânea, feridas ou úlceras na pele, ou febre ou calafrios enquanto estiver usando este medicamento.
Efeitos colaterais da gatifloxacina
Juntamente com os efeitos necessários, um medicamento pode causar alguns efeitos indesejáveis. Embora nem todos estes efeitos secundários possam ocorrer, se ocorrerem, podem necessitar de atenção médica.
Verifique com seu médico imediatamente se ocorrer algum dos seguintes efeitos colaterais:
Mais comum
- Irritação ocular
- dor nos olhos
- vermelhidão nos olhos
Menos comum
- Olho sangrento
- diminuição da visão
- inchaço da membrana que cobre a parte branca do olho
Cru
- Bolhas, descamação ou afrouxamento da pele
- arrepios
- tosse
- diarréia
- coceira
- dor articular ou muscular
- lesões vermelhas na pele, geralmente com centro roxo
- olhos vermelhos e irritados
- dor de garganta
- feridas, úlceras ou manchas brancas na boca ou nos lábios
- cansaço ou fraqueza incomum
Incidência não conhecida
- Dificuldade em engolir
- tontura
- batimento cardíaco acelerado
- urticária ou vergões ou erupção cutânea
- grande inchaço semelhante a uma colmeia no rosto, pálpebras, lábios, língua, garganta, mãos, pernas, pés ou órgãos sexuais
- inchaço ou inchaço das pálpebras ou ao redor dos olhos, rosto, lábios ou língua
- vermelhidão da pele
- aperto no peito
- Problemas respiratórios
Podem ocorrer alguns efeitos colaterais que geralmente não necessitam de atenção médica. Estes efeitos secundários podem desaparecer durante o tratamento à medida que o seu corpo se adapta ao medicamento. Além disso, o seu profissional de saúde poderá informá-lo sobre maneiras de prevenir ou reduzir alguns desses efeitos colaterais. Verifique com seu profissional de saúde se algum dos seguintes efeitos colaterais persistir ou for incômodo ou se você tiver alguma dúvida sobre eles:
Mais comum
- Visão embaçada
- descarga dos olhos
- coceira nos olhos
- secreções mucosas pegajosas
- inchaço do olho, pálpebra ou revestimento interno da pálpebra
- olhos lacrimejantes
Menos comum
- Sabor ruim, incomum ou desagradável (após)
- mudança no gosto
- olho seco
- dor de cabeça
Outros efeitos colaterais não listados também podem ocorrer em alguns pacientes. Se notar quaisquer outros efeitos, consulte o seu profissional de saúde.
Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar efeitos colaterais ao FDA pelo telefone 1-800-FDA-1088.
Marca(s) comumente usada(s)
Nos E.U.A
- Zymar
- Zymaxid
Formas farmacêuticas disponíveis:
- Solução
Aula Terapêutica: Antibiótico
Classe Química: Fluoroquinolona
Outras informações
Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.
Isenção de responsabilidade médica