5.5 C
Nova Iorque
15 de março de 2025
G

Genvoya: usos, dosagem, efeitos colaterais e advertências

Genvoya: usos, dosagem, efeitos colaterais e advertências – Drugs.com

Nome genérico: cobicistate, elvitegravir, emtricitabina e tenofovir
Classe de drogas: Combinações antivirais

O que é Genvoya?

Genvoya é um comprimido que contém uma combinação de cobicistate, elvitegravir, emtricitabina e tenofovir. O cobicistate reduz a ação das enzimas do fígado que decompõem certos medicamentos antivirais. Isto permite que os medicamentos antivirais sejam utilizados de forma mais segura e eficaz em doses mais baixas.

Elvitegravir, emtricitabina e tenofovir são medicamentos antivirais que impedem a multiplicação do vírus da imunodeficiência humana (HIV) no seu corpo. O HIV pode causar a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS).

Genvoya é utilizado para tratar o VIH em adultos e crianças com pelo menos 12 anos de idade e que pesem pelo menos 55 libras (25 kg).

Genvoya não é uma cura para o VIH ou a SIDA.

Avisos

Genvoya pode prejudicar seu fígado. Ligue para o seu médico imediatamente se tiver: dor na parte superior do estômago, perda de apetite, urina escura, fezes cor de argila ou pele ou olhos amarelados.

Informe o seu médico sobre todos os seus medicamentos atuais e aqueles que você começa ou para de usar. Muitos medicamentos podem interagir e alguns medicamentos não devem ser usados ​​juntos.

Não pare de usar Genvoya sem o conselho do seu médico. Recarregue sua receita antes de ficar completamente sem remédio.

Se você já teve hepatite B, ela pode se tornar ativa ou piorar depois que você parar de usar Genvoya. Você pode precisar de testes de função hepática frequentes durante vários meses.

Muitos medicamentos podem interagir com o Genvoya e alguns não devem ser usados ​​ao mesmo tempo. Informe o seu médico sobre todos os medicamentos que você usa.

Antes de tomar este medicamento

Alguns medicamentos não devem ser usados ​​com Genvoya. Seu plano de tratamento pode mudar se você também usar:

  • alfuzosina;
  • cisaprida;
  • midazolam oral ou triazolam;
  • rifampicina;
  • sildenafil (Revatio, para tratamento de hipertensão arterial pulmonar);
  • Erva de São João;
  • medicamento antipsicótico – lurasidona, pimozida;
  • medicamento para colesterol – lomitapida, lovastatina, sinvastatina;
  • remédio para cravagem – diidroergotamina, ergotamina, metilergonovina; ou
  • remédio para convulsões – carbamazepina, fenobarbital, fenitoína.

Genvoya é um tratamento combinado completo e não deve ser usado com outros medicamentos antivirais, especialmente aqueles que contêm adefovir, cobicistate, elvitegravir, emtricitabina, lamivudina, ritonavir ou tenofovir: Atripla, Biktarvy, Cimduo, Combivir, Complera, Descovy, Epivir, Epzicom , Evotaz, Hepsera, Kaletra, Norvir, Odefsey, Prezcobix, Symfi, Symtuza, Technivie, Triumeq, Trizivir, Tybost, Viekira e outros.

Para ter certeza de que Genvoya é seguro para você, informe o seu médico se você já teve:

  • hepatite B ou outros problemas hepáticos; ou
  • doença renal.

Você pode desenvolver acidose láctica, um acúmulo perigoso de ácido láctico no sangue. Pergunte ao seu médico sobre o seu risco.

Este medicamento pode não funcionar tão bem se for tomado durante a gravidez. Não comece a tomar o medicamento se estiver grávida. Informe imediatamente o seu médico se engravidar.

Se você planeja engravidar, peça ao seu médico outro medicamento antiviral para usar durante a gravidez. Para prevenir o HIV em um bebê recém-nascido, use todos os medicamentos para controlar a infecção durante a gravidez. Seu nome pode estar listado em um registro antiviral de gravidez.

Se você não planeja engravidar, pergunte ao seu médico sobre o uso de anticoncepcionais não hormonais (preservativo, diafragma, capuz cervical ou esponja anticoncepcional) para prevenir a gravidez. Genvoya pode aumentar certos efeitos colaterais quando tomado com métodos anticoncepcionais hormonais (pílulas, injeções, implantes, manchas na pele, anéis vaginais).

As mulheres com VIH não devem amamentar. O vírus pode passar para o seu bebê através do leite materno.

Como devo tomar Genvoya?

Tome Genvoya exatamente como prescrito pelo seu médico. Este medicamento é geralmente tomado uma vez por dia. Siga todas as instruções no rótulo da prescrição e leia todos os guias de medicamentos ou folhas de instruções.

Tome com comida.

Você precisará de exames médicos frequentes.

Use todos os medicamentos para HIV conforme as instruções. Não altere a sua dose nem pare de usar um medicamento sem o conselho do seu médico. Pular doses pode tornar o vírus resistente à medicação. Permaneça sob os cuidados de um médico.

Armazenar na embalagem original em temperatura ambiente, longe da umidade e do calor. Mantenha a garrafa bem fechada quando não estiver em uso.

Se você teve hepatite B, ela pode voltar ou piorar depois que você parar de usar Genvoya. Você pode precisar de testes de função hepática enquanto estiver usando Genvoya e por vários meses após parar.

Informações de dosagem

Dose habitual de Genvoya para adultos para infecção por HIV:

1 comprimido por via oral uma vez ao dia com alimentos

Comentários:
-Os pacientes devem ser testados para infecção por HBV antes de iniciar este medicamento.
-Em todos os doentes, a CrCl estimada, a glicemia e a proteína urinária devem ser avaliadas antes de iniciar cobicistate/elvitegravir/emtricitabina/tenofovir disoproxil fumarato (DF).

Uso: Como regime completo para o tratamento da infecção por HIV-1 em pacientes sem histórico de tratamento antirretroviral ou para substituir o regime antirretroviral atual em pacientes com supressão virológica (RNA do HIV-1 inferior a 50 cópias/mL) em regime antirretroviral estável por pelo menos 6 meses sem histórico de falha no tratamento e sem substituições conhecidas associadas à resistência aos componentes individuais deste medicamento

Dose pediátrica habitual de Genvoya para infecção por HIV:

12 anos ou mais e pelo menos 35 kg:
-Cobicistate/elvitegravir/emtricitabina/tenofovir alafenamida: 1 comprimido por via oral uma vez ao dia com alimentos

Comentários:
-Os pacientes devem ser testados para infecção por HBV antes de iniciar este medicamento.
-Em todos os pacientes, a CrCl estimada, a glicose urinária e a proteína urinária devem ser avaliadas antes de iniciar cobicistate/elvitegravir/emtricitabina/tenofovir DF.

Uso: Como regime completo para o tratamento da infecção por HIV-1 em pacientes sem histórico de tratamento antirretroviral ou para substituir o regime antirretroviral atual em pacientes com supressão virológica (RNA do HIV-1 inferior a 50 cópias/mL) em regime antirretroviral estável por pelo menos 6 meses sem histórico de falha no tratamento e sem substituições conhecidas associadas à resistência aos componentes individuais deste medicamento

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Tome o medicamento assim que puder, mas pule a dose esquecida se estiver quase na hora da próxima dose. Não tome duas doses de uma só vez.

Recarregue sua receita antes de ficar completamente sem remédio.

O que devo evitar ao tomar Genvoya?

Evite tomar um antiácido 2 horas antes ou 2 horas depois de tomar Genvoya. Alguns antiácidos podem dificultar a absorção do corpo pelo cobicistat, elvitegravir, emtricitabina e tenofovir.

Usar Genvoya não impedirá a propagação da sua doença. Não faça sexo desprotegido nem compartilhe lâminas de barbear ou escovas de dente. Pergunte ao seu médico como prevenir a transmissão do HIV durante o sexo. Compartilhar medicamentos ou agulhas medicinais nunca é seguro.

Efeitos colaterais

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica ao Genvoya: urticária; respiração difícil; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Ligue para seu médico imediatamente se você tiver:

  • problemas renais – inchaço, urinar menos, sensação de cansaço ou falta de ar;
  • acidose láctica – dor muscular incomum, dificuldade em respirar, dor de estômago, vómitos, ritmo cardíaco irregular, tonturas, sensação de frio ou sensação de fraqueza ou cansaço; ou
  • problemas de fígado – náuseas, dor na parte superior do estômago, perda de apetite, urina escura, fezes cor de barro, icterícia (amarelecimento da pele ou dos olhos).

Os medicamentos antivirais podem afetar o seu sistema imunológico (mesmo semanas ou meses depois de usar Genvoya). Informe o seu médico se você tiver:

  • sinais de uma nova infecção – febre, suores nocturnos, gânglios inchados, herpes labial, tosse, respiração ofegante, diarreia, perda de peso;
  • dificuldade para falar ou engolir, problemas de equilíbrio ou movimento dos olhos, fraqueza ou sensação de formigamento; ou
  • inchaço no pescoço ou garganta (tireóide aumentada), alterações menstruais, impotência.

Os efeitos colaterais comuns do Genvoya podem incluir:

  • náusea; ou
  • diarréia.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar efeitos colaterais ao FDA pelo telefone 1-800-FDA-1088.

Que outros medicamentos afetarão o Genvoya?

Às vezes não é seguro usar certos medicamentos ao mesmo tempo. Alguns medicamentos podem afetar os níveis sanguíneos de outros medicamentos que você usa, o que pode aumentar os efeitos colaterais ou tornar os medicamentos menos eficazes.

Muitos medicamentos podem interagir com cobicistate, elvitegravir, emtricitabina e tenofovir, e alguns medicamentos não devem ser usados ​​ao mesmo tempo. Informe o seu médico sobre todos os outros medicamentos que você usa. Isso inclui medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as interações possíveis estão listadas aqui.

Perguntas frequentes populares

Genvoya é um comprimido combinado de dose fixa usado para tratar a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) 1. Contém quatro medicamentos diferentes: cobicistate, elvitegravir, emtricitabina e tenofovir alafenamida.

A eliminação dos agentes antivirais ativos do Genvoya (elvitegravir, emtricitabina e tenofovir alafenamida) do seu sistema leva até 70,95 horas. continue lendo

Genvoya é um medicamento de prescrição oral usado para tratar o vírus da imunodeficiência humana (HIV) em adultos e crianças com pelo menos 12 anos de idade e que pesem pelo menos 55 libras (25 kg). continue lendo

Genvoya não tem ganho de peso listado como efeito colateral na rotulagem do produto. No entanto, um grande estudo sugere que alguns dos tratamentos mais recentes para o VIH, incluindo inibidores da cadeia da integrase, como o elvitegravir (encontrado em Genvoya), podem estar associados a um aumento de peso significativo. continue lendo

Não há relatos de que a disfunção erétil seja um efeito colateral do Genvoya, um medicamento usado para tratar a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV)-1. Genvoya é um comprimido combinado de quatro medicamentos contendo cobicistat, elvitegravir, emtricitabina e tenofovir alafenamida. continue lendo

Não há interação entre Genvoya e álcool, então a maioria das pessoas pode beber álcool com moderação enquanto toma Genvoya. O uso excessivo de álcool por si só pode aumentar a progressão da doença pelo HIV… Continuar lendo

Tanto o Triumeq quanto o Genvoya são medicamentos combinados de um comprimido por dia que são considerados tratamentos de primeira linha para o HIV-1 pelas diretrizes do HHS. Como o Triumeq não contém cobicistat, um reforço antiviral, é menos provável que interaja com outros medicamentos e possa ter menos efeitos colaterais do que o Genvoya. As pessoas que tomam Genvoya não precisam de ser testadas para o gene HLA-B*5701, porque este não contém abacavir. continue lendo

A perda de cabelo não foi considerada um efeito colateral do Genvoya durante o desenvolvimento clínico do medicamento. Genvoya é um comprimido combinado de quatro medicamentos contendo cobicistat, elvitegravir, emtricitabina e tenofovir alafenamida. É usado para tratar a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV)-1. continue lendo

Não, Genyova não está aprovado para profilaxia pré-exposição (PrEP). Genvoya é utilizado para tratar (não prevenir) a infecção pelo VIH. É um comprimido oral tomado uma vez ao dia com alimentos e representa um regime completo de tratamento do HIV. Não é utilizado com outros medicamentos para o VIH. continue lendo

Mais perguntas frequentes

  • Por que você toma Genvoya com comida?

Ver mais perguntas frequentes

Outras informações

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora Ao alcance das crianças, nunca partilhe os seus medicamentos com outras pessoas e utilize Genvoya apenas para a indicação prescrita.

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Isenção de responsabilidade médica

Artigos relacionados

Usos, efeitos colaterais e advertências da gentamicina

Redação Memória Viva

Gabapentina: usos, dosagem, efeitos colaterais, advertências

Redação Memória Viva

Gemzar: uso, efeitos colaterais, avisos – Drugs.com

Redação Memória Viva

Deixe um comentário