14.4 C
Nova Iorque
25 de março de 2025
G

Gabapentina: usos, dosagem, efeitos colaterais, advertências

Gabapentina: usos, dosagem, efeitos colaterais, advertências – Drugs.com

Nome genérico: gabapentina
Nomes de marcas: Gralise, Horizant, Neurontin, Gabarone
Formas de dosagem: cápsula oral (100 mg; 300 mg; 400 mg), solução oral (250 mg/5 mL), comprimido oral (600 mg; 800 mg), … mostrar todas as 4 formas farmacêuticas
Classe de drogas: Análogos do ácido gama-aminobutírico

O que é gabapentina?

Gabapentina (Neurontin, Gralise, Horizant) é um medicamento usado para tratar convulsões parciais, dores nos nervos causadas por herpes zoster e síndrome das pernas inquietas. Funciona nos mensageiros químicos do cérebro e dos nervos. A gabapentina pertence a um grupo de medicamentos chamados anticonvulsivantes.

Diferentes marcas de gabapentina não são intercambiáveis ​​e são aprovadas pela FDA para diferentes condições. Use apenas a marca e forma de gabapentina prescrita pelo seu médico. Verifique o seu medicamento cada vez que receber uma recarga para ter certeza de que recebeu o formulário correto.

Neurontin (gabapentina) é usado para tratar a dor que você pode sentir por herpes zoster (dor nos nervos pós-herpéticos). Também é usado com outros medicamentos contra convulsões para crises parciais em pacientes com 3 anos ou mais.

Gralise (gabapentina) só é usado para dor após herpes zoster (dor nos nervos pós-herpéticos). Não deve ser usado para qualquer outra condição médica.

Horizonte (gabapentina enacarbil) é um comprimido de liberação prolongada usado para tratar a síndrome das pernas inquietas e para a dor causada pelo herpes zoster (dor nos nervos pós-herpéticos).

Marcas genéricas de cápsulas de gabapentina, USP são usados ​​para dor nervosa pós-herpética e como terapia complementar para crises parciais em pacientes com 3 anos ou mais

Avisos

A gabapentina pode causar problemas respiratórios potencialmente fatais, especialmente se você já tiver um distúrbio respiratório ou se usar outros medicamentos que possam deixá-lo sonolento ou retardar sua respiração. Procure atendimento médico de emergência se tiver respiração muito lenta.

Algumas pessoas têm pensamentos suicidas enquanto tomam remédios para convulsões. Fique alerta às mudanças de humor ou sintomas. Informe imediatamente o seu médico se tiver quaisquer mudanças repentinas de humor ou comportamento, ou pensamentos suicidas.

As convulsões podem aumentar se você parar de usar gabapentina repentinamente. Pergunte ao seu médico antes de parar o medicamento.

Evite dirigir ou realizar atividades perigosas até saber como a gabapentina irá afetá-lo. Tonturas ou sonolência podem causar quedas, acidentes ou ferimentos graves.

Não pare de usar gabapentina repentinamente, mesmo que se sinta bem.

Antes de tomar este medicamento

Você não deve tomar gabapentina se for alérgico a ela.

Para ter certeza de que este medicamento é seguro para você, informe o seu médico se você já teve:

  • problemas respiratórios;
  • diabetes;
  • depressão, transtorno de humor ou pensamentos ou ações suicidas;
  • beber álcool;
  • histórico de dependência de drogas;
  • uma convulsão;
  • (pacientes com SPI) se você dorme durante o dia ou trabalha no turno noturno; ou
  • doença renal (ou se estiver em diálise).

Algumas pessoas têm pensamentos suicidas enquanto tomam remédios para convulsões. Crianças que tomam gabapentina podem apresentar alterações de comportamento. Fique alerta às mudanças de humor ou sintomas. Sua família ou cuidadores também devem estar atentos a mudanças repentinas em seu comportamento.

Não se sabe se a gabapentina irá prejudicar o feto. Informe o seu médico se estiver grávida ou planeia engravidar.

Não inicie ou interrompa a medicação para convulsões durante a gravidez sem o conselho do seu médico. Ter uma convulsão durante a gravidez pode prejudicar a mãe e o bebê. Informe o seu médico se você engravidar.

Se estiver grávida, seu nome pode constar em um registro de gravidez para rastrear os efeitos da gabapentina no bebê.

Pergunte a um médico se é seguro amamentar durante o uso de gabapentina.

Como devo tomar gabapentina?

Tome gabapentina exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções no rótulo da prescrição e leia todos os guias de medicamentos ou folhas de instruções. O seu médico pode ocasionalmente alterar a sua dose.

Nunca tome gabapentina em quantidades maiores ou por mais tempo do que o prescrito.

As suas necessidades de dose podem mudar se você mudar para uma marca, dosagem ou forma diferente deste medicamento. Evite erros de medicação usando apenas os medicamentos prescritos pelo seu médico.

Ambos Gralise e Horizonte Deve ser ingerido com comida.

Neurontin pode ser tomado com ou sem alimentos.

Se partir um comprimido e tomar apenas metade, tome a outra metade na dose seguinte. Qualquer comprimido quebrado deve ser usado o mais rápido possível ou dentro de alguns dias.

Engula os comprimidos de Gralise e Horizonte todo. Não os esmague, quebre ou dissolva. Engula a cápsula inteira e não esmague, mastigue, quebre ou abra a cápsula.

Meça o medicamento líquido com o medidor fornecido (não com uma colher de cozinha).

As doses são baseadas no peso das crianças. A dose do seu filho pode mudar se a criança ganhar ou perder peso.

Você não deve parar de tomar gabapentina repentinamente. Parar repentinamente pode causar aumento das convulsões. Siga as instruções do seu médico sobre como diminuir a dose.

Este medicamento pode afetar os resultados de certos exames médicos. Informe a qualquer médico que o trate que você está usando gabapentina.

Pode ser necessário verificar frequentemente a sua função renal e a sua dose pode mudar com base nos resultados.

Loja comprimidos e cápsulas à temperatura ambiente, longe da umidade e do calor.

Armazene o remédio líquido na geladeira, não congele.

Siga todas as instruções de armazenamento fornecidas. O seu farmacêutico pode fornecer mais informações sobre como armazenar este medicamento.

Informações de dosagem

Dose habitual em adultos para epilepsia:

Dose inicial: 300 mg por via oral no primeiro dia, 300 mg por via oral 2 vezes ao dia no segundo dia, depois 300 mg por via oral 3 vezes ao dia no terceiro dia
Dose de manutenção: 300 a 600 mg por via oral 3 vezes ao dia
Dose máxima: 3.600 mg por via oral diariamente (em 3 doses divididas)
-O tempo máximo entre as doses no esquema de 3 vezes ao dia não deve exceder 12 horas

-A segurança e eficácia da gabapentina disponível sob o nome comercial Gralise ou Horizant em pacientes com epilepsia não foram estudadas.

Uso: Terapia adjuvante no tratamento de crises parciais, com e sem generalização secundária

Dose habitual em adultos para neuralgia pós-herpética:

-Dose inicial: 300 mg por via oral no primeiro dia, 300 mg por via oral 2 vezes ao dia no segundo dia, depois 300 mg por via oral 3 vezes ao dia no terceiro dia
-Titule conforme necessário para alívio da dor
-Dose máxima: 1800 mg por dia (600 mg por via oral 3 vezes ao dia)
Gabapentina disponível sob o nome comercial Gralise:
-Dose de manutenção: Gralise deve ser titulado para 1.800 mg por via oral uma vez ao dia com o jantar.
-Cronograma de titulação recomendado:
Dia 1: 300 mg por via oral no jantar
Dia 2: 600 mg por via oral no jantar
Dias 3 a 6: 900 mg por via oral no jantar
Dias 7 a 10: 1.200 mg por via oral no jantar
Dias 11 a 14: 1.500 mg por via oral no jantar
Dia 15: 1.800 mg por via oral no jantar
COMENTE:
-Gralise não é intercambiável com outros produtos de gabapentina devido aos diferentes perfis farmacocinéticos que afetam a frequência de administração.

Os comprimidos de liberação prolongada de gabapentina enacarbil estão disponíveis sob o nome comercial Horizant:
-A dosagem recomendada é de 600 mg por via oral 2 vezes ao dia. A terapia deve ser iniciada com uma dose de 600 mg por via oral pela manhã durante 3 dias de terapia e depois aumentada para 600 mg 2 vezes ao dia (1200 mg/dia) no quarto dia.
COMENTE:
Os comprimidos de gabapentina enacarbil de liberação prolongada disponíveis sob o nome comercial Horizant e gabapentina não são intercambiáveis.

Uso: Neuralgia pós-herpética

Dose habitual de adultos para síndrome das pernas inquietas:

Gabapentina enacarbil disponível sob o nome comercial Horizant:
600 mg por via oral uma vez ao dia com alimentos por volta das 17h

Uso: Para o tratamento da Síndrome das Pernas Inquietas (SPI) primária moderada a grave em adultos

Dose pediátrica habitual para epilepsia:

Menos de 3 anos: Não recomendado

Maior ou igual a 3 e menor que 12 anos:
Dose inicial: Varia de 10 a 15 mg/kg/dia em 3 doses divididas
Dose Efetiva: Alcançada por titulação ascendente durante um período de aproximadamente 3 dias; a dose eficaz em pacientes com 5 anos de idade ou mais é de 25 a 35 mg/kg/dia em doses divididas (3 vezes ao dia). A dose eficaz em pacientes pediátricos de 3 e 4 anos é de 40 mg/kg/dia e administrada em doses divididas (3 vezes ao dia). A gabapentina pode ser administrada como solução oral, cápsula ou comprimido, ou usando combinações dessas formulações. Dosagens até 50 mg/kg/dia foram bem toleradas num estudo clínico de longo prazo. O intervalo máximo de tempo entre as doses não deve exceder 12 horas.

Maior que 12 anos:
-Dose inicial: 300 mg por via oral no primeiro dia, 300 mg por via oral 2 vezes ao dia no segundo dia, depois 300 mg por via oral 3 vezes ao dia no terceiro dia
-Dose de manutenção: 900 a 1800 mg por via oral em 3 doses fracionadas; a dose pode ser aumentada até 1.800 mg/dia. Dosagens de até 2.400 mg/dia foram bem toleradas em estudos clínicos de longo prazo. Doses de 3.600 mg/dia também foram administradas a um pequeno número de pacientes por um período relativamente curto e foram bem toleradas. O tempo máximo entre as doses no esquema de três vezes ao dia não deve ultrapassar 12 horas.

Uso: Terapia adjuvante no tratamento de crises parciais, com e sem generalização secundária em pacientes com 3 anos de idade ou mais

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Tome o medicamento assim que puder, mas pule a dose esquecida se estiver quase na hora da próxima dose. Não tome duas doses de uma só vez.

Se você toma Horizant: pule a dose esquecida e tome a próxima dose no horário normal. Não use duas doses ao mesmo tempo.

O que acontece se eu tiver uma overdose?

Procure atendimento médico de emergência ou ligue para a linha de ajuda sobre venenos no número 1-800-222-1222. Uma overdose pode ser fatal.

Os sintomas de sobredosagem podem incluir respiração lenta, visão dupla, tremor, fala arrastada, sonolência, alteração do estado mental, tonturas, cansaço ou diarreia.

O que devo evitar ao tomar gabapentina?

Evite dirigir ou realizar atividades perigosas até saber como a gabapentina irá afetá-lo. Tonturas ou sonolência podem causar quedas, acidentes ou ferimentos graves.

Evite tomar um antiácido 2 horas antes de tomar gabapentina.

Não beber álcool. Podem ocorrer efeitos colaterais perigosos.

Efeitos colaterais da gabapentina

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica à gabapentina: urticária, dificuldade em respirar, inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Procure tratamento médico se tiver uma reação grave a medicamentos que possa afetar muitas partes do seu corpo. Os sintomas podem incluir erupção cutânea, febre, glândulas inchadas, dores musculares, fraqueza severa, hematomas incomuns ou amarelecimento da pele ou dos olhos.

Informe imediatamente o seu médico se você tiver mudanças novas ou repentinas de humor ou comportamento, incluindo depressão ou ansiedade nova ou pior, ataques de pânico, dificuldade para dormir ou se você se sentir impulsivo, irritável, agitado, hostil, agressivo, inquieto, mais ativo ou falante, ou tem pensamentos sobre suicídio ou se machucar.

A gabapentina pode retardar ou parar a respiração, especialmente se você usou recentemente um medicamento opioide ou álcool. Uma pessoa que cuida de você deve procurar atendimento médico de emergência se você tiver respiração lenta e longa. g pausas, lábios azuis ou se você tem dificuldade para acordar.

Alguns efeitos colaterais são mais prováveis ​​em crianças que tomam gabapentina. Ligue para o seu médico se a criança apresentar algum dos seguintes efeitos colaterais: alterações de comportamento, problemas de memória, dificuldade de concentração ou comportamento inquieto, hostil ou agressivo.

A gabapentina pode causar efeitos colaterais graves. Ligue para seu médico imediatamente se você tiver:

  • sonolência, tontura, fraqueza;
  • problemas de equilíbrio ou movimento muscular; ou
  • aumento das convulsões.

Os efeitos colaterais comuns da gabapentina podem incluir:

  • febre, calafrios, dor de garganta, dores no corpo, cansaço;
  • dor de cabeça;
  • inchaço das pernas e pés;
  • dificuldade para falar;
  • problemas de visão, tonturas, sonolência;
  • tremores, problemas de equilíbrio ou movimento muscular; ou
  • náusea, vômito.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar efeitos colaterais ao FDA pelo telefone 1-800-FDA-1088.

Que outros medicamentos afetarão a gabapentina?

Tomar gabapentina com outros medicamentos que deixam você sonolento ou retardam a respiração pode causar efeitos colaterais perigosos ou morte. Pergunte ao seu médico antes de tomar medicamentos opioides, pílulas para dormir, relaxantes musculares ou remédios para ansiedade ou convulsões.

Informe o seu médico sobre todos os seus medicamentos atuais. Muitos medicamentos podem afetar a gabapentina, especialmente:

  • naproxeno;
  • medicamento opioide – hidrocodona, oxicodona, morfina, buprenorfina;
  • zolpidem;
  • lorazepam; ou
  • cimetidina.

Esta lista não está completa e muitos outros medicamentos podem afetar a gabapentina. Isso inclui medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as possíveis interações medicamentosas estão listadas aqui.

Perguntas frequentes populares

A gabapentina pode ajudar a aliviar a dor nos nervos em algumas pessoas com neuralgia pós-herpética (dor nos nervos após herpes zoster) e neuropatia diabética periférica (dor nos nervos dos pés em pessoas com diabetes). Uma revisão Cochrane relatou que 3 a 4 pacientes em cada 10 com qualquer uma dessas condições experimentaram pelo menos 50% de redução na intensidade da dor quando prescrito gabapentina em dosagens de 1.800 mg-3.600 mg/dia (gabapentina encarbil: 1.200 mg-3.600 mg/dia ). Isto em comparação com apenas 1 ou 2 em cada 10 que receberam placebo (um tratamento inativo). Espera-se também que as pessoas que tiveram uma melhora no alívio da dor com gabapentina experimentem uma melhora no sono, na fadiga e no humor. continue lendo

A gabapentina é comumente usada para tratar alguns tipos de dores nos nervos, mas é classificada como um medicamento anticonvulsivante, não como opioide ou analgésico. A gabapentina é usada para tratar a neuralgia pós-herpética, um tipo de dor nervosa que pode ocorrer devido a um surto de herpes zoster, e a síndrome das pernas inquietas (SPI), uma necessidade desconfortável de mover as pernas, geralmente à noite. continue lendo

Relatos de casos demonstraram que a retirada da gabapentina pode durar de 5 a 10 dias ou mais, mas a duração não foi bem estabelecida em estudos em humanos. Os sintomas e sua duração dependem da quantidade do medicamento que você está tomando e há quanto tempo o toma. continue lendo

A gabapentina é segura para cães e é comumente prescrita por veterinários para tratar convulsões, dor e ansiedade em cães. Tem baixo risco de efeitos colaterais. continue lendo

A gabapentina pode causar ganho de peso, mas é um efeito colateral incomum. Estudos demonstraram que um pequeno número de pessoas que tomam gabapentina ganham peso. Pessoas que ganham peso podem ganhar cerca de 2,5 quilos após 6 semanas de uso. continue lendo

A gabapentina é segura para gatos e é comumente prescrita por veterinários para tratar dor, ansiedade e síndrome de hiperestesia felina. Apresenta baixo risco de efeitos colaterais quando tomado na dosagem correta. Sedação leve e letargia são os efeitos colaterais mais comuns, mas tendem a melhorar com a dosagem contínua. continue lendo

Pode levar várias semanas para que a gabapentina atinja seu efeito total, mas isso depende da condição a ser tratada e da sua resposta individual ao medicamento. continue lendo

Gabapentina é um medicamento prescrito que pode ajudá-lo a dormir. Talvez seja por isso que tenha sido prescrito para pessoas com insônia, embora não esteja aprovado para esse uso. continue lendo

Mais perguntas frequentes

  • Lyrica vs Gabapentina: Qual é a diferença?

Ver mais perguntas frequentes

Outras informações

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use gabapentina apenas para a indicação prescrita.

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Isenção de responsabilidade médica

Copyright 1996-2024 Cerner Multum, Inc. Versão: 18.01.

Artigos relacionados

Gemfibrozil: usos, dosagem, efeitos colaterais

Redação Memória Viva

Gemzar: uso, efeitos colaterais, avisos – Drugs.com

Redação Memória Viva

Geodon: usos, como tomar, efeitos colaterais, avisos

Redação Memória Viva

Deixe um comentário