Nome genérico: enzalutamida
Marca: Xtandi
Formas de dosagem: cápsula oral (40 mg), comprimido oral (40 mg; 80 mg)
Classes de medicamentos: Antiandrogênios, Hormônios/antineoplásicos
O que é enzalutamida?
A enzalutamida é um medicamento prescrito usado para tratar o câncer de próstata em homens que foram submetidos a cirurgia ou terapia hormonal para reduzir a testosterona.
A enzalutamida é por vezes utilizada quando o cancro já não responde ao tratamento, mas não se espalhou para outras partes do corpo.
A enzalutamida também é utilizada quando o cancro respondeu ao tratamento e se espalhou para outras partes do corpo (metastático).
Não se sabe se a enzalutamida é segura e eficaz em crianças ou mulheres.
Avisos
Embora não seja para uso por mulheres, A enzalutamida pode causar defeitos congénitos se a mãe ou o pai estiver a tomar este medicamento. Use preservativo e outra forma de controle de natalidade para prevenir a gravidez enquanto estiver usando este medicamento e por pelo menos 3 meses após a última dose.
Antes de tomar este medicamento
Você não deve usar enzalutamida se for alérgico a ela.
Para ter certeza de que a enzalutamida é segura para você, informe o seu médico se você já teve:
- uma convulsão;
- um ferimento na cabeça, acidente vascular cerebral ou tumor cerebral;
- doenças cardíacas, problemas de circulação;
- pressão alta;
- diabetes; ou
- colesterol elevado ou triglicerídeos (um tipo de gordura no sangue).
A enzalutamida pode prejudicar o feto ou causar defeitos congénitos, mesmo que o pai esteja a tomar este medicamento.
- Se sua parceira sexual estiver grávida, use sempre camisinha durante o sexo.
- Se a sua parceira sexual puder engravidar, use métodos anticoncepcionais eficazes para prevenir a gravidez. Continue usando métodos anticoncepcionais por pelo menos 3 meses após parar de tomar enzalutamida.
- Informe imediatamente o seu médico se ocorrer uma gravidez enquanto você estiver tomando esta manhã.
Embora este medicamento não seja para uso por mulheres, a enzalutamida não deve ser tomada por mulheres que estejam amamentando.
Como devo tomar enzalutamida?
Tome enzalutamida exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções no rótulo da prescrição e leia todos os guias de medicamentos ou folhas de instruções.
Tome o medicamento à mesma hora todos os dias, com ou sem alimentos.
Pode ser necessário tomar 2 a 4 comprimidos de cada vez para obter uma dose completa.
Engula o comprimido de enzalutamida inteiro. Não quebre, mastigue ou esmague um tábua. Não mastigue, abra ou dissolva um cápsula.
Use todos os medicamentos conforme as instruções e leia todos os guias de medicação que receber. Não altere a sua dose ou esquema posológico sem o conselho do seu médico.
Armazene em temperatura ambiente, longe da umidade e do calor. Mantenha a garrafa bem fechada quando não estiver em uso.
Informações de dosagem
Dose habitual em adultos para câncer de próstata:
160 mg (quatro cápsulas de 40 mg) por via oral uma vez ao dia
Comentários:
-Este medicamento pode ser tomado com ou sem alimentos.
-Engolir as cápsulas inteiras. Não mastigue, dissolva ou abra as cápsulas.
-Os pacientes que recebem este medicamento também devem receber um análogo do hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH) concomitantemente ou devem ter feito orquiectomia bilateral.
Uso: Câncer de próstata metastático e não metastático resistente à castração
O que acontece se eu esquecer de uma dose?
Tome a dose esquecida assim que se lembrar. Se você esquecer sua dose durante todo o dia, pule a dose esquecida e volte ao seu horário normal no dia seguinte. Não tome duas doses no mesmo dia.
O que devo evitar ao tomar enzalutamida?
A enzalutamida pode aumentar o risco de convulsão. Evite qualquer atividade que possa ser perigosa se você tiver uma convulsão ou perder a consciência.
Evite dirigir ou realizar atividades perigosas até saber como a enzalutamida o afetará. Tonturas ou sonolência podem causar quedas, acidentes ou ferimentos graves.
Mesmo sem tonturas, tomar enzalutamida pode aumentar o risco de quedas ou fraturas ósseas. Evite atividades ou situações que possam causar lesões ou quedas.
Efeitos colaterais da enzalutamida
Pare de tomar este medicamento e procure ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica à enzalutamida: urticária; respiração difícil; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.
Pare de usar enzalutamida e chame seu médico imediatamente se tiver:
- tontura, sensação de tontura;
- uma convulsão (desmaio ou convulsões);
- confusão, problemas de raciocínio, fortes dores de cabeça, problemas de visão;
- fraqueza, perda de consciência;
- urina vermelha ou rosa;
- Problemas cardíacos – dor no peito, falta de ar (mesmo com pequenos esforços);
- aumento da pressão arterial – dor de cabeça intensa, visão turva, dor no pescoço ou nos ouvidos, ansiedade, hemorragia nasal; ou
- sinais de infecção pulmonar – febre, tosse com muco amarelo ou verde, dor aguda no peito, respiração ofegante, falta de ar.
Seus tratamentos contra o câncer podem ser adiados ou interrompidos permanentemente se você tiver certos efeitos colaterais.
Os efeitos colaterais comuns da enzalutamida podem incluir:
- sentir-se fraco ou cansado;
- constipação, diarréia;
- perda de apetite;
- rubor (vermelhidão, sensação de calor);
- dor nas costas, dor nas articulações; ou
- pressão alta.
Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar efeitos colaterais ao FDA pelo telefone 1-800-FDA-1088.
Que outros medicamentos afetarão a enzalutamida?
A enzalutamida pode aumentar o risco de ter uma convulsão, especialmente se você também usa outros medicamentos para infecções, inchaço ou inflamação, asma, reposição hormonal, diabetes, depressão ou doença mental.
Muitos medicamentos podem interagir com a enzalutamida. Isso inclui medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as interações possíveis estão listadas aqui. Informe o seu médico sobre todos os seus medicamentos atuais e qualquer medicamento que você comece ou pare de usar.
Perguntas frequentes populares
Uma diminuição nos níveis de antígeno específico da próstata (PSA) é observada em alguns homens com câncer de próstata avançado tratados com Xtandi (enzalutamida).
Os níveis de PSA no sangue podem aumentar quando há um problema na próstata, como quando se desenvolve câncer de próstata. A monitorização dos níveis de PSA no sangue é um dos métodos utilizados para determinar como o cancro da próstata responde ao tratamento com Xtandi. continue lendo
Xtandi (enzalutamida) é um inibidor ou antiandrogênio do receptor de andrógeno. Andrógenos são um grupo de hormônios, que inclui a testosterona, que estimulam o crescimento das células cancerígenas da próstata.
Xtandi atua bloqueando a ação dos andrógenos no receptor de andrógenos – reduzindo a frequência com que os andrógenos podem se conectar ao receptor – o que ajuda a prevenir o crescimento e a propagação das células cancerígenas da próstata. continue lendo
Xtandi (enzalutamida) é usado para tratar certos tipos de câncer de próstata avançado, incluindo:
- câncer de próstata resistente à castração (CRPC)
- câncer de próstata metastático sensível à castração (mCSPC)
- câncer de próstata não metastático sensível à castração (nmCSPC) com recorrência bioquímica com alto risco de metástase (BCR de alto risco)
continue lendo
Mais perguntas frequentes
- Erleada x Xtandi: Qual a diferença?
Outras informações
Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe os seus medicamentos com outras pessoas e use enzalutamida apenas para a indicação prescrita.
Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.
Isenção de responsabilidade médica