17 de março de 2025
E

Enhertu: usos, dosagem, efeitos colaterais, avisos

Enhertu: usos, dosagem, efeitos colaterais, avisos – Drugs.com

Pronúncia: pt-ELA-também
Nome genérico: fam-trastuzumabe deruxtecano[[FAM-tras-TOOZ-ue-mab-DER-ux-TEE-kan ]
Forma farmacêutica: infusão intravenosa (frasco de 100 mg)
Classe de drogas: Inibidores HER2

O que é Enhertu:

Enhertu (fam-trastuzumab-deruxtecan) é um anticorpo direcionado a HER2 e conjugado inibidor de topoisomerase que é usado para tratar tipos de câncer de mama, câncer de estômago e câncer de pulmão de células não pequenas que apresentam mutações específicas no gene HER2.

Enhertu atua bloqueando os receptores HER2 nas células cancerosas para evitar a multiplicação das células cancerosas, o que retarda o crescimento e a progressão do câncer, e então sua segunda ação é danificar ou matar as células cancerosas.

O Enhertu é composto por dois medicamentos que combatem o cancro unidos, um anticorpo monoclonal (fam-trastuzumab) e um medicamento quimioterápico (inibidor da topoisomerase I). Enhertu é um anticorpo dirigido por HER2 e conjugado com inibidor de topoisomerase.

Enhertu é um inibidor de HER2 que é uma terapia direcionada usada para tratar o câncer. O FDA aprovou o Enhertu pela primeira vez em 20 de dezembro de 2019.

Para que é usado o Enhertu?

Enhertu é aprovado pela FDA para uso em pacientes adultos que apresentam:

Câncer de mama que é (HER2) positivo que não é removível por cirurgia ou que se espalhou e já teve um regime específico baseado em anti-HER2.

Câncer de mama com HER2 baixo (IHC 1+ ou IHC 2+/ISH-) que não é removível por cirurgia ou que se espalhou para outras partes do corpo e que já fez quimioterapia para câncer que se espalhou ou que o câncer retornou dentro de 6 meses após o término da quimioterapia adjuvante.

Câncer de estômago HER2-positivo isto é, câncer de adenocarcinoma gástrico ou da junção gastroesofágica (GEJ), e você já fez um regime baseado em trastuzumabe e o câncer se espalhou para áreas próximas ao estômago (localmente avançado) ou se espalhou para outras partes do corpo (metastático).

Câncer de pulmão de células não pequenas (NSCLC) que possui mutações ativadoras de HER2 (ERBB2) que não pode ser removido por cirurgia ou câncer que se espalhou para outras partes do seu corpo (metastático), e você já fez terapia sistêmica, e mutações ativadoras de HER2 (ERBB2) foram detectadas por um teste aprovado pela FDA.

Enhertu (fam-trastuzumabe deruxtecan-nxki) é não é o mesmo remédio como trastuzumab (Herceptin, Herzuma, Kanjinti, Ogivri, Ontruzant, Trazimera). Estes medicamentos contêm apenas o trastuzumab, não contêm inibidor da topoisomerase I.

Enhertu (fam-trastuzumabe deruxtecan-nxki) é não é o mesmo remédio como Kadcyla (ado-trastuzumabe emtansina), que possui um conjugado anticorpo-droga diferente.

Qual é o gene HER2?

Algumas células cancerosas têm muitas cópias do gene do receptor 2 do fator de crescimento epidérmico humano (HER2), que produz uma proteína chamada HER2. Esses cânceres são chamados de HER2 positivos. HER2 é uma proteína que controla o crescimento celular. Se o seu câncer for HER2 positivo, significa que é mais provável que cresça mais rápido, se espalhe ou volte. Algumas células cancerígenas que são negativas para HER2 ainda possuem uma série de proteínas HER2 na superfície das células. Essas células cancerígenas são chamadas de HER2-baixo. Medicamentos contra o câncer, como o Enhertu, bloqueiam os receptores HER2 para reduzir a capacidade do câncer de crescer e se espalhar.

Efeitos colaterais do Enhertu

Os efeitos colaterais comuns do Enhertu podem incluir:

  • náusea, vômito, perda de apetite;
  • diarréia, prisão de ventre;
  • tosse;
  • febre, sensação de cansaço;
  • contagem baixa de células sanguíneas;
  • baixo teor de potássio;
  • testes de função hepática anormais; ou
  • perda de cabelo.

Efeitos colaterais graves do Enhertu

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de reação alérgica: urticária; dificuldade ao respirar; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Enhertu pode causar efeitos colaterais graves. Ligue para seu médico imediatamente se você tiver:

  • aperto no peito, respiração ofegante, tosse, falta de ar nova ou agravada;
  • batimentos cardíacos acelerados ou palpitações no peito;
  • febre, cansaço, tontura;
  • inchaço na parte inferior das pernas, ganho repentino de peso;
  • uma sensação de tontura, como se você fosse desmaiar;
  • contagem baixa de células sanguíneas – febre, calafrios, feridas na boca, feridas na pele, hematomas fáceis, sangramento incomum, pele pálida, mãos e pés frios; ou
  • baixo nível de potássio – cãibras nas pernas, prisão de ventre, batimentos cardíacos irregulares, palpitações no peito, aumento da sede ou da micção, dormência ou formigamento, fraqueza muscular ou sensação de fraqueza.

Seus tratamentos contra o câncer podem ser adiados ou interrompidos permanentemente se você tiver certos efeitos colaterais.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar efeitos colaterais ao FDA pelo telefone 1-800-FDA-1088.

Avisos

Enhertu pode causar efeitos colaterais graves ou potencialmente fatais no coração ou nos pulmões. Ligue para o seu médico imediatamente se tiver tosse, cansaço, tontura, aperto no peito, respiração ofegante, batimentos cardíacos irregulares, falta de ar nova ou agravada.

Enhertu pode enfraquecer (suprimir) o sistema imunológico e você pode contrair uma infecção ou sangrar com mais facilidade. Informe o seu médico se tiver hematomas ou sangramentos incomuns ou sinais de infecção (febre, calafrios, fraqueza, sintomas de resfriado ou gripe, doença frequente ou recorrente).

Tanto homens quanto mulheres que usam este medicamento devem usar métodos anticoncepcionais eficazes para prevenir a gravidez. O controle da natalidade deve ser continuado por 7 meses após a última dose de Enhertu nas mulheres e 4 meses depois nos homens.

O seu médico irá realizar análises ao sangue para se certificar de que não tem condições que o impeçam de utilizar este medicamento com segurança.

Antes de tomar este medicamento

Antes de iniciar este medicamento, você deve informar o seu médico sobre todas as suas condições médicas, especialmente se você:

  • tem algum problema pulmonar ou respiratório
  • tem sintomas ou sinais de infecção
  • tem ou teve no passado algum problema cardíaco

Pode ser necessário ter um teste de gravidez negativo antes de iniciar este tratamento.

Gravidez

Enhertu pode prejudicar o feto se a mãe ou o pai estiver usando este medicamento. Você não deve tomar Enhertu se estiver grávida ou planejando engravidar, pois pode prejudicar o feto.

Se você é uma mulher e você pode engravidar, seu médico deve fazer um teste de gravidez antes de iniciar o tratamento com este medicamento. As mulheres que podem engravidar devem usar métodos contracetivos eficazes durante o tratamento com este medicamento e durante pelo menos 7 meses após a última dose.

Se você é um homem quem tem uma parceira que pode engravidar, deve utilizar métodos contracetivos eficazes durante o tratamento com Enhertu e durante pelo menos 4 meses após a última dose.

Este medicamento pode causar problemas de fertilidade em homens, o que pode afetar a capacidade de gerar filhos. Converse com seu médico se tiver dúvidas sobre a fertilidade.

Amamentação

Enhertu e amamentação:

  • Não se sabe se Enhertu passa para o leite materno.
  • Não amamente durante o tratamento com Enhertu e durante 7 meses após a última dose.

Como o Enhertu é administrado?

Enhertu é administrado por perfusão numa veia pelo seu médico.

Enhertu é geralmente administrado uma vez a cada 3 semanas em um ciclo de tratamento de 21 dias. A primeira infusão levará mais de 90 minutos, mas as próximas infusões geralmente levam mais de 30 minutos.

A dose que você receberá dependerá de seu peso e do tipo de câncer.

Durante uma infusão, é possível ocorrer uma reação relacionada à infusão. Se isso acontecer, o seu médico poderá desacelerar ou interromper temporariamente a sua infusão; se você tiver uma reação grave à infusão, o seu médico poderá interromper este tratamento permanentemente.

O seu médico determinará por quanto tempo irá tratá-lo com este medicamento. Se desenvolver efeitos secundários ou se o seu cancro progredir, a sua dose pode ser reduzida e o tratamento pode ser interrompido ou mesmo interrompido.

Enhertu pode fazer você se sentir mal e vomitar. O seu médico pode prescrever um medicamento para prevenir náuseas e vômitos.

Você precisará de exames médicos frequentes.

Informações de dosagem

Dose usual para adultos Câncer de mama metastático irressecável:

  • 5,4 mg/kg IV a cada 3 semanas (ciclo de 21 dias) administrados como infusão intravenosa até progressão da doença ou toxicidade inaceitável.

Dose usual para adultos para NSCLC mutante HER2 irressecável ou metastático:

  • 5,4 mg/kg IV a cada 3 semanas (ciclo de 21 dias) administrados como infusão intravenosa até progressão da doença ou toxicidade inaceitável.

Dose usual de adultos para câncer gástrico localmente avançado ou metastático

  • 6,4 mg/kg administrados a cada 3 semanas (ciclo de 21 dias) administrados como infusão intravenosa até progressão da doença ou toxicidade inaceitável.

Comentários:

  • Administrar a primeira infusão durante 90 minutos; administrar infusões subsequentes durante 30 minutos se as infusões anteriores foram bem toleradas.
  • Diminua ou interrompa a taxa de infusão se o paciente desenvolver sintomas relacionados à infusão.
  • Descontinuar permanentemente a terapia para reações graves à infusão.

Para obter mais informações sobre informações de dosagem de Enhertu, clique no link abaixo.

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Se você faltar a uma consulta para a injeção, ligue para seu médico para remarcar uma consulta. Não espere até o próximo ciclo de tratamento planejado.

O que devo evitar ao receber Enhertu?

Siga as instruções do seu médico sobre quaisquer restrições a alimentos, bebidas ou atividades.

Interações

Alguns medicamentos interagem com Enhertu, por isso é importante informar o seu médico sobre quaisquer medicamentos que você esteja tomando atualmente ou se você iniciar ou interromper algum medicamento enquanto estiver em tratamento contra o câncer. Informe também o seu médico sobre quaisquer vacinas, medicamentos de venda livre, vitaminas, minerais ou produtos fitoterápicos que você toma.

Armazenar

  • Armazene os frascos na geladeira entre 2°C e 8°C (36°F a 46°F). Não congele.
  • Conservar na embalagem original para proteger da luz até o momento da reconstituição.
  • Não agite a solução reconstituída ou diluída.

Quais são os ingredientes do Enhertu?

Ingrediente ativo: fam-trastuzumabe deruxtecan-nxki.

Ingredientes inativos: L-histidina, cloridrato de L-histidina monohidratado, polissorbato 80 e sacarose.

Empresa

Enhertu é fabricado por: Daiichi Sankyo, Inc., Basking Ridge, NJ 07920 Licença dos EUA nº 2128.

Enhertu é comercializado por: Daiichi Sankyo, Inc., Basking Ridge, NJ 07920 e AstraZeneca Pharmaceuticals LP, Wilmington, DE 19850.

Perguntas frequentes populares

Sim, a queda de cabelo é um dos efeitos colaterais comuns do Enhertu. 46% dos pacientes que tomaram Enhertu apresentaram queda de cabelo.

Enhertu (Fam-trastuzumab deruxtecan-nxki) é um medicamento quimioterápico (quimioterapia) e também é um medicamento anticâncer de terapia direcionada. continue lendo

Outras informações

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Isenção de responsabilidade médica

Artigos relacionados

Epidiolex: efeitos colaterais, dosagem e usos

Redação Memória Viva

Injeções de Enbrel: usos, dosagem e efeitos colaterais

Redação Memória Viva

Entresto: usos, dosagem, efeitos colaterais e advertências

Redação Memória Viva

Deixe um comentário