Nome genérico: cápsulas e comprimidos de efedrina (e-FED-rin
Classes de medicamentos: Descongestionantes, Vasopressores
O que é efedrina?
A efedrina é usada para alívio temporário da falta de ar, aperto no peito e respiração ofegante devido à asma brônquica. A efedrina também pode ser usada para outras condições, conforme determinado pelo seu médico.
A efedrina é um descongestionante e broncodilatador. Atua reduzindo o inchaço e a constrição dos vasos sanguíneos nas vias nasais e alargando as vias respiratórias pulmonares, permitindo-lhe respirar mais facilmente.
Não use efedrina se:
- você é alérgico a este medicamento.
- você não tem diagnóstico de asma
- você tem um diagnóstico de asma, mas usa medicamentos prescritos para asma
- se você já foi hospitalizado por asma
- você está tomando um inibidor da monoamina oxidase (MAO) (por exemplo, fenelzina) agora ou tomou um inibidor da MAO nos últimos 14 dias. Se você não sabe se o seu medicamento prescrito contém um inibidor da MAO, pergunte ao seu médico antes de tomar este produto.
- você tem pressão alta, doença cardíaca, batimento cardíaco irregular, doença da tireoide, diabetes ou dificuldade em urinar devido ao aumento da próstata ou outros problemas cardíacos graves
Contate seu médico ou profissional de saúde antes de usar efedrina se alguma destas situações se aplicar a você.
Antes de usar efedrina:
Algumas condições médicas podem interagir com a efedrina. Informe o seu médico ou farmacêutico se tiver alguma condição médica, especialmente se alguma das seguintes situações se aplicar a você:
- se está grávida, planeia engravidar ou está a amamentar
- se você estiver tomando algum medicamento com ou sem receita, preparação à base de plantas ou suplemento dietético
- se você tem alergia a medicamentos, alimentos ou outras substâncias
- se você tem histórico de problemas cardíacos, diabetes, glaucoma, próstata aumentada ou outros problemas de próstata, problemas nas glândulas supra-renais, pressão alta, convulsões, acidente vascular cerebral, problemas nos vasos sanguíneos, tireoide hiperativa ou asma grave
Alguns medicamentos podem interagir com a efedrina. Informe o seu médico se estiver tomando outros medicamentos, especialmente qualquer um dos seguintes:
- Betabloqueadores (por exemplo, propranolol), cocaína, indometacina, metildopa, inibidores da MAO (por exemplo, fenelzina), linezolida, medicamentos ocitócicos (por exemplo, oxitocina), derivados de rauwolfia (por exemplo, reserpina) ou antidepressivos tricíclicos (por exemplo, amitriptilina), ou alcalóides do ergot (por exemplo, diidroergotamina) porque as ações e efeitos colaterais da efedrina podem ser aumentados
- Bromocriptina, inibidores da catecol-O-metiltransferase (COMT) (por exemplo, entacapona) ou digoxina porque as ações e efeitos colaterais desses medicamentos podem ser aumentados
- Guanadrel, guanetidina, mecamilamina, metildopa ou reserpina porque sua eficácia pode ser diminuída pela efedrina
Esta pode não ser uma lista completa de todas as interações que podem ocorrer. Pergunte ao seu médico se a efedrina pode interagir com outros medicamentos que você toma. Verifique com seu médico antes de iniciar, parar ou alterar a dose de qualquer medicamento.
Como usar efedrina:
Use este medicamento conforme indicado pelo seu médico. Verifique o rótulo do medicamento para obter instruções de dosagem exatas. Verifique o rótulo do medicamento para obter instruções de dosagem exatas.
- a efedrina pode ser tomada com ou sem alimentos. Se ocorrer dor de estômago, tome com alimentos para reduzir a irritação estomacal.
- Se você esquecer de uma dose de efedrina e estiver tomando-a regularmente, tome-a o mais rápido possível. Se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e volte ao seu esquema posológico regular. Não tome 2 doses de uma vez.
Pergunte ao seu médico qualquer dúvida sobre como usar efedrina.
Informações Importantes sobre Segurança:
- efedrina pode causar tonturas. Não dirija, opere máquinas ou faça qualquer outra coisa que possa ser perigosa até saber como reage à efedrina. Usar efedrina isoladamente, com outros medicamentos ou com álcool pode diminuir sua capacidade de dirigir ou realizar outras tarefas potencialmente perigosas.
- Se os seus sintomas não melhorarem dentro de 7 dias ou se você desenvolver febre alta, consulte o seu médico.
- Se você tiver problemas para dormir, pergunte ao seu farmacêutico ou médico sobre o melhor horário para tomar este medicamento.
- Não tome medicamentos dietéticos ou para controlar o apetite enquanto estiver tomando efedrina.
- Antes de começar a tomar qualquer novo medicamento com ou sem receita, leia os ingredientes para ver se ele também contém efedrina. Se isso acontecer ou se não tiver certeza, contacte o seu médico ou farmacêutico.
- Pacientes com diabetes – a efedrina pode afetar o açúcar no sangue. Verifique atentamente os níveis de açúcar no sangue e pergunte ao seu médico antes de ajustar a dose do seu medicamento para diabetes.
- Use este medicamento com cautela em idosos porque eles podem ser mais sensíveis aos seus efeitos.
- Use efedrina com extremo cuidado em crianças. Segurança e eficácia não foram confirmadas.
- Gravidez e amamentação: Não se sabe se este medicamento pode causar danos ao feto. Se você engravidar enquanto estiver tomando efedrina, discuta com seu médico os benefícios e riscos do uso de efedrina durante a gravidez. A efedrina é excretada no leite materno. Se você está ou irá amamentar enquanto estiver usando efedrina, consulte seu médico ou farmacêutico para discutir os riscos para seu bebê.
Possíveis efeitos colaterais da efedrina:
Todos os medicamentos podem causar efeitos colaterais, mas muitas pessoas não apresentam efeitos colaterais ou apresentam efeitos colaterais menores. Verifique com seu médico se algum destes efeitos colaterais mais comuns persistir por mais de uma hora ou piorar:
- Tontura; dor de cabeça; náusea; nervosismo; tremor; perda de apetite; inquietação; insônia; irritação estomacal.
Procure atendimento médico imediatamente se ocorrer algum destes efeitos colaterais graves:
- Reações alérgicas graves (erupção cutânea; urticária; dificuldade em respirar; aperto no peito; inchaço da boca, face, lábios ou língua); dificuldade em urinar.
Esta não é uma lista completa de todos os efeitos colaterais que podem ocorrer.
Armazenamento adequado de efedrina
Armazene este medicamento em temperatura ambiente, entre 15 e 25 graus C (59 e 77 graus F). Armazenar longe do calor, umidade e luz. Não armazene no banheiro. Mantenha a efedrina fora do alcance das crianças e longe dos animais de estimação.
Informações gerais:
- Se você tiver alguma dúvida sobre a efedrina, converse com seu médico, farmacêutico ou outro profissional de saúde.
- a efedrina deve ser usada apenas pelo paciente para o qual foi prescrita. Não compartilhe isso com outras pessoas.
- Se os seus sintomas não melhorarem ou piorarem, consulte o seu médico.
Esta informação é apenas um resumo. Não contém todas as informações sobre a efedrina. Se você tiver dúvidas sobre o medicamento que está tomando ou quiser obter mais informações, consulte seu médico, farmacêutico ou outro profissional de saúde.
Outras informações
Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.
Isenção de responsabilidade médica