Nome genérico: carbidopa e levodopa enteral
Classe de drogas: Agentes antiparkinsonianos dopaminérgicos
O que é Duopa?
A suspensão enteral Duopa contém uma combinação de carbidopa e levodopa. A levodopa é convertida em dopamina no cérebro. A carbidopa ajuda a prevenir a degradação da levodopa antes que ela chegue ao cérebro e faça efeito.
Duopa é usado para tratar problemas de movimento em pessoas com doença de Parkinson avançada. Duopa reduz o efeito de “tempo livre” associado ao uso de outros medicamentos para tratar os sintomas de Parkinson.
A suspensão enteral Duopa é uma forma de gel de carbidopa e levodopa e é administrada a uma taxa constante ao longo do dia no intestino delgado usando uma bomba de infusão por meio de um tubo implantado cirurgicamente. Este método de administração evita o estômago e melhora a eficácia do medicamento.
Avisos
Duopa pode causar efeitos colaterais graves. Ligue para o seu médico imediatamente se tiver dor de estômago, vômito, prisão de ventre contínua, febre, fezes com sangue ou alcatrão ou problemas ao redor do tubo através do qual este medicamento é administrado (vermelhidão, calor, inchaço, secreção).
Antes de tomar este medicamento
Não use Duopa se você usou um inibidor da MAO nos últimos 14 dias. Pode ocorrer uma interação medicamentosa perigosa. Os inibidores da MAO incluem isocarboxazida, linezolida, injeção de azul de metileno, fenelzina, tranilcipromina e outros.
Para ter certeza de que Duopa é seguro para você, informe o seu médico se você já teve:
- úlcera estomacal ou cirurgia estomacal;
- pressão arterial baixa ou desmaios;
- doença cardíaca, pressão alta ou ataque cardíaco;
- problemas para adormecer repentinamente durante o dia;
- problemas com movimento muscular;
- depressão ou doença mental;
- glaucoma; ou
- problemas nervosos que causam dormência ou formigamento nas mãos ou pés.
Pessoas com doença de Parkinson podem ter maior risco de câncer de pele (melanoma). Pergunte ao seu médico sobre os sintomas de pele a serem observados.
Não se sabe se Duopa irá prejudicar o feto. Informe o seu médico se estiver grávida ou planeia engravidar.
Duopa pode retardar a produção de leite materno. Informe o seu médico se estiver amamentando.
Duopa não está aprovado para uso por menores de 18 anos.
Como devo usar Duopa?
Use Duopa exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções no rótulo da prescrição. O seu médico irá alterar ocasionalmente a sua dose para garantir que obtém os melhores resultados. Não use Duopa em quantidades maiores ou menores ou por mais tempo que o recomendado.
Você precisará de um procedimento cirúrgico para criar seu estoma. Um tubo especial denominado tubo “PEG-J” será colocado através do estoma e no intestino delgado. Este tubo está conectado a uma bomba de infusão que administrará Duopa em seu corpo.
Duopa vem em um cassete plástico que é acoplado à bomba de infusão. Seu médico programará a bomba e mostrará como usá-la. Leia todas as informações do paciente, guias de medicação e folhas de instruções fornecidas a você. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida.
Duopa é infundido durante um período de 16 horas para ajudar a manter uma quantidade constante do medicamento em seu corpo o tempo todo. A bomba de infusão também permite doses extras, se necessário, para reduzir os sintomas de “tempo de inatividade”.
Após as 16 horas, você pode desligar a bomba e tomar uma dose noturna de comprimidos orais de carbidopa e levodopa. Você também pode precisar tomar o medicamento oral se a bomba ficar desligada durante o dia por mais de 2 horas.
Seu estoma e sonda precisarão de cuidados e limpeza especiais. Você deve estar atento a sinais de infecção (vermelhidão, calor, inchaço). Você também deve evitar que o tubo fique torcido para garantir que o medicamento flua livremente através dele.
Não pare de usar Duopa nem altere a dose sem orientação do seu médico.
Este medicamento pode causar resultados incomuns em certos exames médicos. Informe qualquer médico que o trate que você está usando Duopa.
Cada cassete Duopa de utilização única destina-se a uma utilização de 16 horas. Jogue fora após um uso.
Guarde os cassetes em sua embalagem original na geladeira, não congele.
Retire a cassete Duopa do frigorífico 20 minutos antes de a utilizar, para que atinja a temperatura ambiente. Proteja a cassete da luz. Não utilize a cassete fria logo após retirá-la do frigorífico.
O que acontece se eu esquecer de uma dose?
Pode ser necessário usar medicamento extra para compensar uma dose esquecida. Ligue para o seu médico para obter instruções se você interromper a infusão ou desconectar a bomba por mais de 2 horas.
Recarregue sua receita de Duopa antes de ficar completamente sem remédio.
Informações de dosagem
Dose habitual em adultos para a doença de Parkinson:
A Suspensão Enteral Duopa (carbidopa 4,63 mg-levodopa 20 mg por mL) é indicada para o tratamento de flutuações motoras em pacientes com doença de Parkinson avançada.
-Administrado no jejuno através de um tubo PEG-J usando uma bomba de infusão portátil CADD-Legacy 1400; para administração de curto prazo, pode ser utilizado um tubo nasojejunal.
-A dose total é composta por 3 doses ajustadas individualmente: a dose em bolus da MANHÃ, a dose de manutenção CONTÍNUA e as doses EXTRA BOLUS.
Iniciação: Converta todas as formas de levodopa em comprimidos orais de carbidopa-levodopa de liberação imediata usando comprimidos de proporção de 1:4.
-Dose matinal do dia 1: Fornecer uma dose de levodopa equivalente à primeira dose de levodopa do dia anterior; calcular convertendo a dose de levodopa de mg para mililitros e adicionar 3 mililitros de volume para preparar o tubo intestinal; administrar durante 10 a 30 minutos.
-Dose contínua do 1º dia: Fornecer a dose de levodopa necessária durante 16 horas de vigília; calcular determinando a quantidade de levodopa recebida no dia anterior, omitindo a dose da manhã e da noite.
-A função de dose extra em bolus está disponível para controlar sintomas agudos de “desligamento”; inicialmente deve ser ajustado para 20 mg (1 mL), podendo titular em incrementos de 0,2 mL; doses extras devem ser limitadas a uma vez a cada 2 horas.
Ajuste as doses com base na resposta clínica:
Dose matinal é administrado rapidamente (durante 10 a 30 minutos) para atingir um nível de dose terapêutica; esta dose deve ser ajustada se houver uma resposta clínica inadequada dentro de 1 hora após a dose da manhã do dia anterior:
-Para doses menores ou iguais a 6 mL (excluindo os 3 mL para preparar o tubo): aumentar em 1 mL.
-Para doses superiores a 6 mL (excluindo os 3 mL para preparar o tubo): aumentar em 2 mL.
-Se ocorrerem discinesia ou reações adversas relacionadas à levodopa dentro de 1 hora após a dose matinal do dia anterior, diminua a dose matinal em 1 mL.
Dose Contínua: Considere aumentar a dose com base no número e volume de doses extras fornecidas no dia anterior e na resposta clínica do paciente.
-Considere diminuir a dose para discinesia problemática ou outras reações adversas; para reações que duram um período de 1 hora ou mais, diminuir 0,3 mL/h; para reações que duram períodos de 2 horas ou mais, diminua 0,6 mL/h.
Dose Máxima: 1 cassete (levodopa 2.000 mg) durante 16 horas; o paciente tomará sua dose noturna de carbidopa-levodopa oral de liberação imediata.
Suspensão Enteral Duopa:
-Os cassetes devem ser levados à temperatura ambiente antes do uso; consulte as informações do produto para obter instruções completas de administração.
-Os cassetes são projetados especificamente para serem conectados à bomba CADD(R) Legacy 1400.
-As cassetes são apenas para utilização única, não devem ser utilizadas durante mais de 16 horas.
Requisitos de armazenamento:
– Armazene no freezer a -20C (-4F) antes de dispensar
-Após a distribuição, os cassetes devem ser totalmente descongelados na geladeira entre 2C e 8C (36F a 46F); retire as caixas da caixa de transporte e separe-as umas das outras para permitir um descongelamento uniforme (o descongelamento pode levar até 96 horas); uma vez descongeladas, as caixas podem ser reembaladas em uma configuração mais próxima.
-Atribuir um prazo de validade de 12 semanas, uma vez colocado na geladeira para descongelar.
-Os cassetes devem ser protegidos da luz e mantidos na caixa antes do uso.
Estabilidade:
-Estável por 24 meses a -20C e 15 semanas a 5C; 16 horas uma vez fora da geladeira.
O que devo evitar ao usar Duopa?
Evite dirigir ou realizar atividades perigosas até saber como Duopa irá afetá-lo. Suas reações podem ser prejudicadas. Evite levantar-se muito rápido da posição sentada ou deitada, ou você pode sentir tonturas.
Evite seguir uma dieta rica em ferro ou proteínas. Essas coisas podem dificultar a digestão e absorção da carbidopa e da levodopa pelo corpo. Converse com seu médico ou nutricionista sobre os melhores alimentos para comer ou evitar.
Beber álcool com Duopa pode causar efeitos colaterais.
Efeitos colaterais de Duopa
Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica ao Duopa: urticária; respiração difícil; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.
Ligue para seu médico imediatamente se você tiver:
- náusea, vômito, dor de estômago, febre;
- constipação contínua, fezes com sangue ou alcatrão;
- tosse, dificuldade para respirar;
- dor, inchaço, vermelhidão, calor ou secreção ao redor do tubo na parede do estômago;
- movimentos musculares descontrolados no rosto (mastigar, estalar os lábios, franzir a testa, mover a língua, piscar ou mover os olhos);
- uma sensação de tontura, como se você fosse desmaiar;
- dor no peito, batimentos cardíacos rápidos ou irregulares;
- sonolência diurna ou se adormecer repentinamente após estar alerta;
- dormência ou fraqueza nas mãos ou pés; ou
- alucinações, depressão ou pensamentos suicidas.
Algumas pessoas que usam Duopa adormecem durante atividades diurnas normais, como trabalhar, conversar, comer ou dirigir. Informe o seu médico se tiver algum problema de sonolência diurna ou sonolência.
Você pode ter aumentado os impulsos sexuais, impulsos incomuns para jogar ou outros impulsos intensos. Converse com seu médico se isso ocorrer.
Os efeitos colaterais comuns do Duopa podem incluir:
- aumento da pressão arterial;
- inchaço na parte inferior das pernas;
- náusea;
- depressão; ou
- dor na boca ou garganta.
Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar efeitos colaterais ao FDA pelo telefone 1-800-FDA-1088.
Que outros medicamentos afetarão o Duopa?
Usar Duopa com outros medicamentos que causam sonolência pode piorar esse efeito. Pergunte ao seu médico antes de usar medicamentos opioides, pílulas para dormir, relaxantes musculares ou remédios para ansiedade ou convulsões.
Informe o seu médico sobre todos os seus outros medicamentos, especialmente:
- metoclopramida;
- suplementos minerais ou vitamínicos que contenham ferro;
- remédio para pressão arterial; ou
- medicamento para tratar transtornos de humor ou doenças mentais, como esquizofrenia.
Está lista não está completa. Outros medicamentos podem interagir com a carbidopa e a levodopa, incluindo medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as possíveis interações medicamentosas estão listadas aqui.
Perguntas frequentes populares
A administração prolongada de Dopa requer a colocação de um tubo de alimentação flexível permanente através da parede abdominal até o estômago. Isso é chamado de PEG-jejunal (PEG-J) e a colocação do tubo é feita por um gastroenterologista ou outro profissional de saúde experiente como uma cirurgia diurna usando um sedativo intravenoso e anestésico local. A extremidade externa do tubo é conectada à bomba CADD®Legacy 1400, que recebe um cassete Duopa. Um cassete Duopa libera levodopa continuamente durante 16 horas.
Duopa também pode ser administrado a curto prazo através de um tubo nasojejunal (um tubo que desce pelo nariz e entra no seu corpo). estômago) com a extremidade externa do tubo conectada à bomba CADD®Legacy 1400.
Duopa é administrado durante um período de infusão de 16 horas. A dose diária consiste em
- Uma dose matinal
- Uma dose contínua
- Doses extras (se necessário e permitido).
Duopa normalmente não é usado para dormir porque a infusão geralmente é interrompida após 16 horas ou na hora de dormir e deixada durante a noite e os comprimidos de carbidopa / levodopa de liberação prolongada são tomados para cobrir o período noturno. No entanto, algumas pessoas apresentam sintomas graves de “desligamento”, cãibras musculares, rigidez e desequilíbrio da marcha enquanto estão na cama, apesar da cobertura oral de carbidopa/levodopa. Essas pessoas podem se beneficiar ligando a bomba na hora de dormir para ajudá-las a adormecer ou permanecer dormindo, ou estender a infusão para cobrir as 24 horas completas, o que significa usar Duopa para dormir.
Em última análise, depende do paciente e da eficácia com que os seus sintomas são geridos para determinar a dose de Duopa necessária para controlar os sintomas e, portanto, o número de cassetes necessárias durante o período de 24 horas. O momento da troca do cassete também deve ser discutido. Alguns provedores recomendam trocar o cassete na hora de dormir, enquanto outros recomendam trocá-lo pela manhã. O benefício de sempre trocar o cassete na hora de dormir permite a administração de cinco doses extras, se necessário, o que pode ser útil se ocorrerem sintomas de desgaste.
Alguns prestadores podem desejar prescrever uma infusão de 24 horas por um breve período, talvez 2 semanas, para ver se faz diferença nos sintomas ou apenas piora os efeitos colaterais. avaliar quaisquer melhorias ou reduzir o agravamento dos efeitos colaterais. Outra abordagem é aumentar o tempo de infusão de 16 para 18 horas por alguns dias e depois fazer a transição completa dos pacientes para o uso de 24 horas.
A formulação de carbidopa/levodopa de ação curta (liberação imediata) entra em vigor em cerca de 20 a 50 minutos. A formulação de ação prolongada (liberação prolongada) começa a funcionar próximo ao período de 50 minutos. continue lendo
A forma de carbidopa/levodopa de liberação imediata (ação curta) é geralmente tomada 3 ou 4 vezes ao dia, enquanto a forma de liberação prolongada (ação prolongada) é normalmente tomada 2 a 4 vezes ao dia. continue lendo
É improvável que a carbidopa/levodopa cause pressão arterial elevada (hipertensão). Foi relatado em menos de 1% dos pacientes em ensaios clínicos e não é considerado uma reação adversa comum relacionada ao medicamento. continue lendo
Mais perguntas frequentes
- Quais alimentos devem ser evitados ao tomar levodopa?
- Rytary é melhor do que Sinemet?
- Qual é a diferença entre carbidopa, levodopa e Rytary?
Outras informações
Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use Duopa apenas para a indicação prescrita.
Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.
Isenção de responsabilidade médica