Nome genérico: estiripentol
Classe de drogas: Inibidores da recaptação do ácido gama-aminobutírico
O que é Diacomit?
Diacomit é um medicamento de prescrição usado para tratar convulsões associadas à síndrome de Dravet. A síndrome de Dravet é uma forma crônica rara de epilepsia que começa no primeiro ano de vida e causa convulsões frequentes ou prolongadas.
Diacomit é para uso em adultos e crianças com pelo menos 6 meses de idade e peso igual ou superior a 15 libras (7 kg) que também tomam outro medicamento chamado clobazam.
Não existem dados clínicos que apoiem a utilização isolada de Diacomit no tratamento da síndrome de Dravet.
Avisos
Diacomit pode causar sonolência, especialmente se você também bebe álcool ou toma outros medicamentos que podem causar sono. Informe o seu médico sobre todos os seus medicamentos atuais e aqueles que você começa ou para de usar. Evite dirigir ou realizar atividades perigosas até saber como este medicamento irá afetá-lo.
Um pequeno número de pessoas tem pensamentos suicidas enquanto tomam Diacomit. Fique alerta às mudanças de humor ou sintomas. Relate quaisquer sintomas novos ou agravados ao seu médico.
Antes de tomar este medicamento
Diacomit não deve ser administrado a crianças com menos de 6 meses de idade.
Para ter certeza de que Diacomit é seguro para você, informe o seu médico se você já teve:
- doença hepática ou renal;
- pensamentos ou ações suicidas;
- depressão, um transtorno de humor; ou
- se você bebe álcool.
A forma em pó deste medicamento pode conter fenilalanina. Informe o seu médico se você tem fenilcetonúria (PKU).
Um pequeno número de pessoas tem pensamentos suicidas enquanto tomam Diacomit. Seu médico precisará verificar seu progresso em consultas regulares. Sua família ou outros cuidadores também devem estar alertas às mudanças de humor ou sintomas.
Não comece ou pare de tomar medicamentos contra convulsões durante a gravidez sem o conselho do seu médico. O estiripentol pode prejudicar o feto, mas ter uma convulsão durante a gravidez pode prejudicar a mãe e o bebé. O benefício de prevenir convulsões pode superar qualquer risco. Informe imediatamente o seu médico se engravidar.
Se estiver grávida, seu nome pode constar em um registro de gravidez para rastrear os efeitos do estiripentol no bebê.
Pode não ser seguro amamentar durante o uso deste medicamento. Pergunte ao seu médico sobre qualquer risco.
Como devo tomar Diacomit?
Use Diacomit exatamente como prescrito pelo seu médico. O seu médico realizará exames de sangue para garantir que você não tenha condições que o impeçam de usar Diacomit com segurança.
Siga todas as instruções no rótulo da prescrição e leia todos os guias de medicamentos ou folhas de instruções.
Tome sempre este medicamento durante as refeições.
Engula o cápsula inteiro e não o esmague, mastigue, quebre ou abra.
Pode ser necessário tomar duas dosagens diferentes de cápsulas de Diacomit para compensar a dose correta. Siga as instruções de dosagem do seu médico com muito cuidado.
Levar a cápsula com um copo cheio de água.
Dissolva um pacote de pó em 3 onças de água. Mexa e beba esta mistura imediatamente. Adicione pelo menos 30 ml a mais de água ao copo, agite suavemente e beba imediatamente.
As doses de estiripentol são baseadas no peso. As suas necessidades de dose podem mudar se você ganhar ou perder peso.
Diacomit pode causar náuseas, vômitos, perda de apetite e perda de peso. Pese-se com frequência e informe o seu médico se começar a perder peso. Pode ser necessário ajustar as doses de seus medicamentos.
Não altere suas doses ou esquemas de dosagem de Diacomit ou de outros medicamentos contra convulsões sem o conselho do seu médico.
A diminuição do apetite e a perda de peso podem afetar o crescimento de uma criança. O seu médico precisará verificar a taxa de crescimento do seu filho em intervalos regulares.
O estiripentol pode aumentar o risco de sangramento ou infecção. Você precisará de exames médicos frequentes.
Armazene em temperatura ambiente, longe da umidade, calor e luz.
Não pare de usar Diacomit repentinamente, mesmo que se sinta bem. As convulsões podem aumentar se você parar de usar Diacomit repentinamente. Siga as instruções do seu médico sobre como diminuir a dose.
Informações de dosagem
Dose habitual em adultos para a síndrome de Dravet:
25 mg/kg por via oral duas vezes ao dia ou 16,67 mg/kg por via oral 3 vezes ao dia
Dose máxima: 3000 mg/dia
Comentários:
-Não há dados clínicos disponíveis para apoiar o uso deste medicamento como monoterapia na síndrome de Dravet.
-A dose diária total é de 50 mg/kg/dia.
Uso: Para o tratamento de convulsões associadas à síndrome de Dravet em pacientes que tomam clobazam
Dose pediátrica habitual para síndrome de Dravet:
6 meses a menos de 1 ano:
-Peso pelo menos 7 kg: 25 mg/kg por via oral duas vezes ao dia
1 ano ou mais:
-Peso de 7 a menos de 10 kg: 25 mg/kg por via oral duas vezes ao dia
-Peso pelo menos 10 kg: 25 mg/kg por via oral duas vezes ao dia ou 16,67 mg/kg por via oral 3 vezes ao dia
Dose máxima: 3000 mg/dia
Comentários:
-Não há dados clínicos disponíveis para apoiar o uso deste medicamento como monoterapia na síndrome de Dravet.
-A dose diária total é de 50 mg/kg/dia.
-Para pacientes de 6 meses a menos de 1 ano: A frequência de dosagem não deve exceder duas vezes ao dia para limitar a administração de água gratuita e evitar superexposições.
-Para pacientes com 1 ano ou mais e peso entre 7 e menos de 10 kg: A frequência de dosagem não deve exceder duas vezes ao dia para evitar superexposições.
Uso: Para o tratamento de convulsões associadas à síndrome de Dravet em pacientes que tomam clobazam
O que acontece se eu esquecer de uma dose?
Tome o medicamento assim que puder, mas pule a dose esquecida se estiver quase na hora da próxima dose. Não tome duas doses de uma só vez.
O que evitar
Evite dirigir ou realizar atividades perigosas até saber como este medicamento irá afetá-lo. Suas reações podem ser prejudicadas.
Não beber álcool. Beber álcool com este medicamento pode causar sonolência grave.
Efeitos colaterais do Diacomit
Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica ao Diacomit: urticária; respiração difícil; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.
Relate ao seu médico quaisquer sintomas novos ou que piorem, como: alterações de humor ou comportamento, ansiedade, ataques de pânico, dificuldade para dormir ou se você se sente impulsivo, irritado, agitado, hostil, agressivo, inquieto, hiperativo (mental ou fisicamente), deprimido , ou tenha pensamentos suicidas ou de se machucar.
Ligue para seu médico imediatamente se você tiver:
- sonolência intensa;
- perda significativa de peso;
- hematomas fáceis, sangramento incomum, manchas roxas ou vermelhas sob a pele; ou
- contagens baixas de glóbulos brancos – febre, feridas na boca, feridas na pele, dor de garganta, tosse, dificuldade em respirar.
Os efeitos colaterais comuns do Diacomit podem incluir:
- náusea, perda de apetite;
- perda de peso;
- sonolência;
- agitação;
- problemas de equilíbrio ou movimento muscular;
- tremor, fala arrastada;
- fraqueza muscular; ou
- problemas de sono (insônia).
Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar efeitos colaterais ao FDA pelo telefone 1-800-FDA-1088.
Que outros medicamentos afetarão o Diacomit?
Às vezes não é seguro usar certos medicamentos ao mesmo tempo. Alguns medicamentos podem afetar os níveis sanguíneos de outros medicamentos que você toma, o que pode aumentar os efeitos colaterais ou tornar os medicamentos menos eficazes.
Usar Diacomit com outros medicamentos que causam sonolência pode piorar esse efeito. Pergunte ao seu médico antes de usar medicamentos opioides, pílulas para dormir, relaxantes musculares ou remédios para ansiedade ou convulsões.
Outros medicamentos podem interagir com o estiripentol, incluindo medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Informe o seu médico sobre todos os seus medicamentos atuais e qualquer medicamento que você comece ou pare de usar.
Perguntas frequentes populares
Diacomit (stiripentol) é um anticonvulsivante oral usado com clobazam (Onfi) para convulsões associadas à síndrome de Dravet em pacientes com 6 meses de idade ou mais, pesando pelo menos 7 kg (15,4 lbs) e tomando o benzodiazepínico clobazam (Onfi). Diacomit não é utilizado isoladamente para tratar a Síndrome de Dravet, uma forma genética rara de epilepsia. Geralmente começa na infância, geralmente durante uma febre devido a doença ou vacinação. continue lendo
Outras informações
Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe os seus medicamentos com outras pessoas e use Diacomit apenas para a indicação prescrita.
Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.
Isenção de responsabilidade médica