5.5 C
Nova Iorque
15 de março de 2025
A

Aripiprazol: usos, dosagem, efeitos colaterais, advertências – Drugs.com

Aripiprazol: usos, dosagem, efeitos colaterais, advertências – Drugs.com

Nome genérico: aripiprazol (oral)
Formas de dosagem: solução oral (1 mg/mL), comprimido oral (10 mg; 15 mg; 2 mg; 20 mg; 30 mg; 5 mg), comprimido oral, desintegrante (10 mg; 15 mg)
Classe de drogas: Antipsicóticos

O que é aripiprazol?

O aripiprazol é um medicamento antipsicótico utilizado no tratamento da esquizofrenia em adultos e crianças com pelo menos 13 anos de idade.

O aripiprazol também é usado em crianças com 6 anos ou mais que têm transtorno de Tourette ou sintomas de transtorno autista (irritabilidade, agressão, alterações de humor, acessos de raiva e automutilação).

O aripiprazol é utilizado isoladamente ou com um medicamento estabilizador do humor para tratar o transtorno bipolar I (depressão maníaca) em adultos e crianças com pelo menos 10 anos de idade.

O aripiprazol é usado com medicamentos antidepressivos para tratar transtorno depressivo maior em adultos.

Avisos

O aripiprazol não está aprovado para uso em idosos com psicose relacionada à demência.

Pessoas com depressão ou doença mental podem ter pensamentos suicidas. Alguns jovens podem ter aumentado os pensamentos suicidas quando iniciaram um medicamento para tratar a depressão. Informe imediatamente o seu médico se tiver quaisquer mudanças repentinas de humor ou comportamento, ou pensamentos suicidas.

Não pare de usar aripiprazol repentinamente, ou você poderá ter sintomas de abstinência desagradáveis.

Evite dirigir e realizar outras tarefas ou ações que exijam que você esteja alerta ou tenha uma visão clara até ver como o aripiprazol o afeta.

Açúcar elevado no sangue ou diabetes, colesterol alto e ganho de peso ocorreram com medicamentos como este. Isso pode aumentar a chance de doenças dos vasos sanguíneos do coração e do cérebro.

Contagens baixas de glóbulos brancos ocorreram com medicamentos como este. Isso pode levar a uma maior chance de infecção. Raramente, as infecções foram mortais. Informe o seu médico se você já teve uma contagem baixa de glóbulos brancos. Ligue para seu médico imediatamente se tiver sinais de infecção, como febre, calafrios ou dor de garganta.

Antes de tomar este medicamento

Você não deve tomar aripiprazol se for alérgico a ele.

O aripiprazol pode aumentar o risco de morte em idosos com psicose relacionada à demência e não está aprovado para esse uso.

Para ter certeza de que o aripiprazol é seguro para você, informe o seu médico se você tiver::

  • problemas cardíacos ou acidente vascular cerebral;
  • pressão arterial alta ou baixa;
  • diabetes (em você ou em um membro da família);
  • convulsões; ou
  • contagens baixas de glóbulos brancos (leucócitos).

Pessoas com depressão ou doença mental podem ter pensamentos suicidas. Alguns jovens podem ter aumentado os pensamentos suicidas quando iniciaram um medicamento para tratar a depressão. Fique alerta às mudanças de humor ou sintomas. Sua família ou cuidadores também devem estar atentos a mudanças repentinas em seu comportamento.

A forma líquida (solução oral) deste medicamento contém açúcar. Antes de tomar solução oral de aripiprazol, informe o seu médico se tiver diabetes.

O aripiprazol pode causar níveis elevados de açúcar no sangue (hiperglicemia). Se você é diabético, verifique cuidadosamente os seus níveis de açúcar no sangue.

A forma de comprimido de desintegração oral deste medicamento pode conter mais de 3 miligramas de fenilalanina por comprimido. Antes de tomar Abilify Discmelt, informe o seu médico se tiver fenilcetonúria (PKU).

Tomar medicamentos antipsicóticos nos últimos 3 meses de gravidez pode causar problemas graves no recém-nascido. Informe imediatamente o seu médico se engravidar. Não pare o medicamento sem o conselho do seu médico.

Se estiver grávida, seu nome pode constar em um registro de gravidez para rastrear os efeitos do aripiprazol no bebê.

Pergunte ao seu médico se é seguro amamentar durante o uso de aripiprazol.

Como devo tomar aripiprazol?

Tome aripiprazol exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções no rótulo da prescrição e leia todos os guias de medicamentos ou folhas de instruções. O seu médico pode ocasionalmente alterar a sua dose.

O aripiprazol pode ser tomado com ou sem alimentos.

Engula o comprimido normal inteiro e não o esmague, mastigue ou quebre. Não divida o comprimido de desintegração oral.

Meça o medicamento líquido com cuidado. Use a seringa doseadora fornecida ou um dispositivo de medição de dose de medicamento (não uma colher de cozinha).

Retire um comprimido de desintegração oral da embalagem somente quando estiver pronto para tomar o medicamento. Coloque o comprimido na boca e deixe dissolver, sem mastigar. Engula várias vezes enquanto o comprimido se dissolve. Se necessário, você pode beber líquido para ajudar a engolir o comprimido dissolvido.

Seu médico precisará verificar seu progresso regularmente.

Se você também usa medicamentos antidepressivos, não pare de usá-los repentinamente ou poderá ter sintomas desagradáveis. Pergunte ao seu médico antes de interromper o antidepressivo.

Armazene em temperatura ambiente, longe da umidade e do calor. Aripiprazol líquido pode ser usado por até 6 meses após a abertura, mas não após o prazo de validade indicado no rótulo do medicamento.

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Tome o medicamento assim que puder, mas pule a dose esquecida se estiver quase na hora da próxima dose. Não tome duas doses de uma só vez.

Recarregue sua receita antes de ficar completamente sem remédio.

O que acontece se eu tiver uma overdose?

Procure atendimento médico de emergência ou ligue para a linha de ajuda sobre venenos no número 1-800-222-1222.

Os sintomas de sobredosagem podem incluir sonolência, vómitos, agressividade, confusão, tremores, ritmo cardíaco rápido ou lento, ataques (convulsões), respiração fraca ou superficial, desmaios ou coma.

O que devo evitar ao tomar aripiprazol?

Evite levantar-se muito rápido da posição sentada ou deitada, ou você pode sentir tonturas. Evite dirigir ou realizar atividades perigosas até saber como o aripiprazol irá afetá-lo. Tonturas ou sonolência podem causar quedas, acidentes ou ferimentos graves.

Evite beber álcool. Podem ocorrer efeitos colaterais perigosos.

Ao tomar aripiprazol, você pode ficar mais sensível a condições de muito calor. Evite ficar superaquecido ou desidratado. Beba muitos líquidos, especialmente em climas quentes e durante exercícios.

Efeitos colaterais do aripiprazol

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica ao aripiprazol: urticária; respiração difícil; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Informe imediatamente o seu médico se você tiver mudanças novas ou repentinas de humor ou comportamento, incluindo depressão ou ansiedade nova ou pior, ataques de pânico, dificuldade para dormir ou se você se sentir impulsivo, irritável, agitado, hostil, agressivo, inquieto, mais ativo ou falante, ou tem pensamentos sobre suicídio ou se machucar.

Ligue para seu médico imediatamente se você tiver:

  • agitação intensa, angústia ou sensação de inquietação;
  • espasmos ou movimentos incontroláveis ​​dos olhos, lábios, língua, rosto, braços ou pernas;
  • aparência facial semelhante a uma máscara, dificuldade para engolir, problemas de fala;
  • convulsão (convulsões);
  • reação grave do sistema nervoso – músculos muito rígidos (rígidos), febre alta, suores, confusão, batimentos cardíacos rápidos ou irregulares, tremores, sensação de que vai desmaiar;
  • contagens baixas de células sanguíneas – febre, arrepios, dor de garganta, fraqueza, nódoas negras fáceis, hemorragias invulgares, manchas roxas ou vermelhas sob a pele; ou
  • açúcar alto no sangue – aumento da sede, aumento da micção, boca seca, hálito frutado.

Você pode ter aumentado o desejo sexual, o desejo incomum de jogar ou outro desejo intenso enquanto toma este medicamento. Converse com seu médico se isso ocorrer.

Os efeitos colaterais comuns do aripiprazol podem incluir:

  • visão embaçada;
  • aumento da saliva ou baba;
  • rigidez muscular;
  • movimentos musculares descontrolados, tremores, ansiedade, sensação de inquietação;
  • ganho de peso;
  • náusea, vômito, prisão de ventre;
  • aumento ou diminuição do apetite;
  • dor de cabeça, tontura, sonolência, sensação de cansaço;
  • problemas de sono (insônia); ou
  • sintomas de resfriado, como nariz entupido, espirros, dor de garganta;

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar efeitos colaterais ao FDA pelo telefone 1-800-FDA-1088.

Que outros medicamentos afetarão o aripiprazol?

Tomar aripiprazol com outros medicamentos que deixam você sonolento ou retardam a respiração pode causar efeitos colaterais perigosos ou morte.

Às vezes não é seguro usar certos medicamentos ao mesmo tempo. Alguns medicamentos podem afetar os níveis sanguíneos de outros medicamentos que você usa, o que pode aumentar os efeitos colaterais ou tornar os medicamentos menos eficazes.

Muitos medicamentos podem interagir com o aripiprazol. Isso inclui medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as interações possíveis estão listadas aqui. Informe o seu médico sobre todos os outros medicamentos que você usa.

Perguntas frequentes populares

O aripiprazol é um daqueles medicamentos que pode causar sonolência em algumas pessoas e insônia (incapacidade de dormir) em outras. O aripiprazol deve ser tomado preferencialmente pela manhã, especialmente se o mantém acordado à noite. A pesquisa também sugere que tomá-lo à noite pode antagonizar os receptores de dopamina D2 e ​​interromper os ritmos de liberação de insulina de 24 horas, possivelmente exacerbando a disfunção metabólica. continue lendo

Embora tenha sido descoberto que Abilify (aripiprazol) causa menos ganho de peso do que outros antipsicóticos atípicos, há evidências de que em certas pessoas pode causar ganho de peso significativo e pode ser mais provável que cause ganho de peso em pessoas que o tomam para depressão juntamente com outros antidepressivos. Os efeitos colaterais, como ganho de peso, podem ser significativos o suficiente para que algumas pessoas interrompam o Abilify, mesmo quando ele está funcionando bem no controle dos sintomas. continue lendo

Abilify (aripiprazol) e Vraylar (cariprazina) são classificados como medicamentos antipsicóticos atípicos. Eles ajudam a tratar problemas de saúde mental, como esquizofrenia, transtorno bipolar (também conhecido como depressão maníaca) e como tratamento aditivo para transtorno depressivo maior. Esses medicamentos atuam alterando as ações de substâncias químicas no cérebro para ajudar a estabilizar seus pensamentos, ações e humor. continue lendo

As principais diferenças entre o Abilify e o Abilify Maintena são a forma como são fornecidos, como são administrados, os seus usos aprovados pela FDA e os seus custos. Ambos contêm o princípio ativo aripiprazol, um antipsicótico atípico, e são aprovados para o tratamento da esquizofrenia e do transtorno bipolar. continue lendo

A formulação de comprimido oral Abilify MyCite (aripiprazol) é incorporada ao sensor Proteus ingerível que permite aos pacientes e, se tiver acesso, aos médicos e cuidadores, rastrear a ingestão do medicamento Abilify em um smartphone ou portal baseado na web. O sistema envia uma mensagem do sensor da pílula para um adesivo vestível no paciente, que então a transmite para o dispositivo. continue lendo

Ver mais perguntas frequentes

Outras informações

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use o medicamento aripiprazol apenas para a indicação prescrita.

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Isenção de responsabilidade médica

Copyright 1996-2024 Cerner Multum, Inc. Versão: 14.01.

Artigos relacionados

Usos, efeitos colaterais e advertências da acetilcisteína

Redação Memória Viva

Aimovig: usos, dosagem, efeitos colaterais, advertências

Redação Memória Viva

Apriso: usos, dosagem e efeitos colaterais – Drugs.com

Redação Memória Viva

Deixe um comentário