14.4 C
Nova Iorque
25 de março de 2025
A

Arikayce: usos, colaterais, efeitos e advertências

Arikayce: usos, colaterais, efeitos e advertências – Drugs.com

Nome genérico: lipossoma de amicacina
Formas de dosagem: Suspensão Lipossomal, Inalação (590 mg/8,4 mL)
Classe de drogas: Aminoglicosídeos

O que é Arikayce:

Arikayce (lipossoma de amicacina) é um medicamento antibiótico prescrito usado para casos de difícil tratamento Complexo Mycobacterium avium (MAC) doença pulmonar em adultos que têm poucas ou nenhuma outra opção de tratamento. Arikayce é uma suspensão inalada para os pulmões usando o Sistema Nebulizador Lamira. Arikayce é um tratamento uma vez ao dia que deve ser usado em um regime combinado de medicamentos antibacterianos.

O que o Arikayce é usado para tratar?

Arikayce é aprovado pela FDA para ser usado no tratamento Complexo Mycobacterium avium (MAC) doença pulmonar em adultos que:

  • têm opções de tratamento alternativas limitadas ou nenhumas
  • não obtenha culturas de escarro negativas após um mínimo de 6 meses consecutivos de terapia de base multimedicamentosa.

Arikayce foi aprovado pela FDA para ser usado nesta população limitada e específica de forma “acelerada”. Em estudos clínicos, algumas pessoas responderam ao Arikayce, mas são necessários mais estudos e o benefício clínico ainda não foi estabelecido.

Como funciona o Arikayce?

Arikayce é um antibiótico aminoglicosídeo que é inalado diretamente nos pulmões usando o Sistema Nebulizador Lamira. Uma vez nos pulmões, o antibiótico combate a infecção bacteriana MAC rompendo a parede celular bacteriana. Arikayce é usado junto com outros medicamentos antibacterianos.

O que é a doença pulmonar do complexo Mycobacterium avium (MAC)?

Complexo Mycobacterium avium (MAC) a doença pulmonar é causada por um grupo de bactérias comuns que podem ser facilmente inaladas durante as atividades diárias normais. Para muitas pessoas, essas bactérias não causam danos, no entanto, pessoas com sistema imunológico enfraquecido ou com problemas pulmonares, como bronquiectasia e DPOC, podem ficar muito doentes. Os sintomas da doença pulmonar MAC incluem tosse persistente, fadiga, perda de peso, suores noturnos e, ocasionalmente, falta de ar e tosse com sangue.

Avisos

Arikayce pode causar efeitos colaterais graves. Ligue para o seu médico ou procure ajuda médica imediatamente se tiver algum destes efeitos colaterais ou sintomas graves enquanto estiver tomando este medicamento. Esses efeitos colaterais podem se tornar graves o suficiente para que seja necessário tratamento hospitalar.

Reações alérgicas com risco de vida. Pare de usar este medicamento e procure ajuda médica de emergência se tiver sintomas como tosse, dificuldade para respirar, coceira ou urticária, vômito, diarréia, batimentos cardíacos acelerados, sensação de tontura ou inchaço no rosto ou na garganta.

Inflamação alérgica dos pulmões: Os sintomas de inflamação alérgica nos pulmões são febre, tosse, respiração rápida, respiração ofegante e falta de ar.

Tosse com sangue (hemoptise): Tossir sangue é um efeito colateral grave e comum deste medicamento.

Problemas respiratórios graves: Problemas respiratórios graves podem ser sintomas de broncoespasmo, que é um efeito colateral grave e comum deste medicamento. Os sintomas de broncoespasmo incluem falta de ar, respiração ofegante, respiração difícil ou difícil, tosse ou aperto no peito.

Piora da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC): Este é um efeito colateral sério e comum do Arikayce.

Veja abaixo a seção Efeitos colaterais para obter mais informações sobre efeitos colaterais.

Antes de tomar este medicamento

Você não deve usar Arikayce se for alérgico à amicacina ou antibióticos semelhantes (gentamicina, canamicina, neomicina, paromomicina, estreptomicina ou tobramicina).

Informe o seu médico se você já teve:

  • asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), respiração ofegante ou outros problemas respiratórios ou de função pulmonar;
  • tem ou teve problemas auditivos (incluindo ruídos nos ouvidos, como zumbidos ou assobios), perda auditiva ou sua mãe teve problemas auditivos depois de tomar um aminoglicosídeo.
  • vertigem (tontura ou sensação de tontura);
  • doença renal; ou
  • um distúrbio nervoso-muscular, como miastenia gravis.

Gravidez

Informe o seu médico se estiver grávida ou planeia engravidar.
Tomando amicacina forma oral durante a gravidez pode fazer com que o bebê nasça surdo. A surdez afeta ambos os ouvidos e não pode ser alterada. Não se sabe se a amicacina como medicamento inalado prejudicará o feto.

Amamentação

Informe o seu médico se estiver amamentando ou planejando amamentar.
Pode não ser seguro amamentar durante o uso de Arikayce. Converse com seu médico sobre a melhor maneira de alimentar seu bebê durante o tratamento com este medicamento

Como devo usar o Arikayce?

Siga todas as instruções no rótulo da prescrição e leia todos os guias de medicamentos ou folhas de instruções. Use o medicamento exatamente como indicado.

Arikayce é uma suspensão que é inalada por via oral usando o Sistema Nebulizador Lamira. Leia e siga atentamente todas as instruções de uso fornecidas com o medicamento e o nebulizador. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico se não compreender estas instruções.

Arikayce deve estar em temperatura ambiente quando for usado.

Agite o frasco (frasco) por 10 a 15 segundos antes de abri-lo e despejar o medicamento no reservatório do nebulizador.

Não use mais de 1 frasco para injetáveis ​​de Arikayce por dia.

Cada frasco destina-se apenas a uma utilização. Deite-o fora após uma utilização, mesmo que ainda reste medicamento no seu interior.

Você pode receber outros medicamentos se tiver asma, DPOC ou outras doenças pulmonares. Continue usando esses medicamentos pelo tempo prescrito pelo seu médico.

Clique aqui para obter instruções completas de uso com diagramas: Instruções de uso do Arikayce

Informações de dosagem

Dose habitual em adultos para Mycobacterium avium-intracelulare:

  • 590 mg inalados via nebulizador Lamira uma vez ao dia

Comentários:

  • Pacientes que usam broncodilatadores devem usar o broncodilatador antes de usar este medicamento.
  • O pré-tratamento com agonistas beta-2 de curta ação deve ser considerado em pacientes com populações específicas de pacientes (por exemplo, asma, broncoespasmo, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença hiperativa das vias aéreas).

Usar: Pacientes que têm opções de tratamento alternativas limitadas ou inexistentes para o tratamento de Complexo Mycobacterium avium (MAC) doença pulmonar como parte de um regime combinado de medicamentos antibacterianos em pacientes que não obtiveram culturas de escarro negativas após um mínimo de 6 meses consecutivos de terapia de base com múltiplos medicamentos

Efeitos colaterais do Arikayce

Consulte também a seção Avisos acima.

Arikayce pode causar uma reação alérgica grave que pode levar à morte. Pare de usar este medicamento e procure ajuda médica de emergência se tiver sinais de reação alérgica:

  • chiado no peito, respiração ruidosa, tosse, falta de ar;
  • coceira, urticária, inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta;
  • frequência cardíaca acelerada, sensação de tontura;
  • perda de controle da bexiga ou intestino;
  • náuseas, vômitos, diarréia, cólicas estomacais;
  • rubor (calor repentino, vermelhidão ou sensação de formigamento).

Arikayce pode causar outros efeitos colaterais graves:

Ligue para seu médico imediatamente se você tiver:

  • zumbido nos ouvidos, alterações na audição;
  • tosse (especialmente durante o primeiro mês de uso de Arikayce);
  • dificuldade para falar;
  • tontura, sensação de tontura;
  • uma sensação de tontura, como se você fosse desmaiar;
  • problemas respiratórios – aperto no peito, respiração ofegante, falta de ar, tosse com sangue; ou
  • problemas renais – pouca ou nenhuma micção, inchaço nos pés ou tornozelos, sensação de cansaço ou falta de ar.

Os efeitos colaterais comuns do Arikayce podem incluir:

  • febre, tosse, aumento de muco, dor de garganta;
  • voz rouca;
  • dor de cabeça, dores musculares, desconforto no peito;
  • náusea, vômito, diarréia;
  • irritação na pele;
  • perda de peso; ou
  • sentindo-se cansado.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar efeitos colaterais ao FDA pelo telefone 1-800-FDA-1088.

Que outros medicamentos afetarão o Arikayce?

A amicacina pode prejudicar os rins, especialmente se você também usa certos medicamentos para infecções, câncer, osteoporose, rejeição de transplantes de órgãos, distúrbios intestinais, pressão alta ou dor ou artrite (incluindo Advil, Motrin e Aleve).

Está lista não está completa. Outros medicamentos podem afetar Arikayce, incluindo medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as possíveis interações medicamentosas estão listadas aqui. Para verificar interações com Arikayce, clique no link de interação medicamentosa com Arikayce abaixo.

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Pule a dose esquecida e use a próxima dose no horário normal. Fazer não use duas doses de uma vez.

O que acontece se eu tiver uma overdose?

Se você usar muito Arikayce, ligue para seu médico ou vá imediatamente ao pronto-socorro mais próximo.

O que devo evitar ao usar Arikayce?

Arikayce pode causar tonturas ou problemas respiratórios e prejudicar as suas reações. Evite dirigir ou realizar atividades perigosas até saber como este medicamento irá afetá-lo.

Armazenar

  • Armazene os frascos para injetáveis ​​de Aricayce entre 2 ° C e 8 ° C (36 ° F a 46 ° F) até a data de validade indicada no frasco.
  • Não congele.
  • Depois de expirado, descarte qualquer medicamento não utilizado.
  • Arikayce pode ser armazenado em temperatura ambiente de até 25°C (77°F) por até 4 semanas. Uma vez à temperatura ambiente, qualquer medicamento não utilizado deve ser descartado ao final de 4 semanas.

Ingredientes

Ingrediente ativo: sulfato de amicacina

Ingredientes inativos: Dipalmitoilfosfatidilcolina (DPPC), colesterol, cloreto de sódio, hidróxido de sódio (para ajuste de pH) e água para preparações injetáveis

Fabricante Arikayce

Fabricado para: Insmed Incorporated, 700 US Highway 202/206, Bridgewater, NJ 08807-1704

Perguntas frequentes

  • Que tipo de droga é Arikayce?

Outras informações

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Isenção de responsabilidade médica

Artigos relacionados

Aromasin: usos, dosagem, efeitos colaterais – Drugs.com

Redação Memória Viva

Paracetamol – Uso, dosagem, indicações e efeitos colaterais

Redação Memória Viva

Injeção de Aristada: usos, efeitos colaterais e advertências

Redação Memória Viva

Deixe um comentário