14.4 C
Nova Iorque
25 de março de 2025
A

Apriso: usos, dosagem e efeitos colaterais – Drugs.com

Apriso: usos, dosagem e efeitos colaterais – Drugs.com

Nome genérico: mesalamina (oral)[[eu-SAL-a-meen ]
Classe de drogas: 5-aminossalicilatos

Revisado clinicamente por Sanjai Sinha, MD. Última atualização em 15 de agosto de 2023.

O que é Apriso?

Apriso afeta uma substância no corpo que causa inflamação, danos aos tecidos e diarreia.

Apriso é utilizado no tratamento da colite ulcerosa ligeira a moderada em doentes com 18 anos de idade ou mais.

Apriso é usado para prevenir a recorrência dos sintomas da colite ulcerosa.

Avisos

Pare de usar Apriso e chame seu médico imediatamente se tiver fortes dores de estômago, cólicas estomacais, diarreia com sangue (pode ocorrer com febre, dor de cabeça e erupção cutânea).

Antes de tomar este medicamento

Você não deve usar Apriso se for alérgico a mesalamina, aspirina, sulfassalazina ou salicilatos (como Disalcid, Doans Pills, Dolobid, Kaopectate, Nuprin Backache, Pepto-Bismol, Tricosal, Trilisate e outros).

Para ter certeza de que Apriso é seguro para você, informe o seu médico se você já teve:

  • pedra nos rins ou doença renal;

  • doença hepática;

  • um bloqueio no estômago ou intestinos (como estenose pilórica); ou

  • uma doença de pele como eczema.

As cápsulas de Apriso contêm fenilalanina. Informe o seu médico se você tem fenilcetonúria (PKU).

Informe o seu médico se estiver grávida ou planeia engravidar. Não se sabe se a mesalamina irá prejudicar o feto. No entanto, ter colite ulcerosa não tratada ou não controlada durante a gravidez pode causar complicações como baixo peso ao nascer ou parto prematuro. O benefício do tratamento da colite ulcerosa pode superar quaisquer riscos para o bebê.

Pode não ser seguro amamentar durante o uso deste medicamento. Pergunte ao seu médico sobre qualquer risco. Se você estiver amamentando, informe o seu médico se notar diarréia no bebê que está amamentando.

Não dê este medicamento a uma criança. Apriso não está aprovado para uso em menores de 18 anos.

Como devo tomar Apriso?

Tome Apriso exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções no rótulo da prescrição e leia todos os guias de medicamentos ou folhas de instruções.

Este medicamento pode afetar os resultados de certos exames médicos. Informe a qualquer médico que o trate que você está usando mesalamina.

Você pode tomar Apriso com ou sem alimentos.

Beba muitos líquidos para ajudar a prevenir pedras nos rins.

Engula a cápsula inteira e não a abra, mastigue ou quebre. Informe o seu médico se tiver dificuldade em engolir a cápsula.

Ligue para o seu médico se os sintomas da colite ulcerosa não melhorarem ou se piorarem.

Este medicamento pode afetar os resultados de certos exames médicos. Informe qualquer médico que o trate que você está usando Apriso.

Você pode precisar de exames de sangue frequentes para verificar as células sanguíneas ou a função renal.

Armazene em temperatura ambiente, longe da umidade e do calor.

Informações de dosagem

Dose habitual de adultos para colite ulcerosa – Manutenção:

Cápsulas de liberação prolongada Apriso 375 mg: 1,5 g (4 cápsulas) por via oral uma vez ao dia pela manhã

Comentários:
Não co-administre cápsulas de liberação prolongada de Apriso 375 mg com antiácidos.

Uso: Manutenção da remissão da colite ulcerosa em adultos.

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Tome o medicamento assim que puder, mas pule a dose esquecida se estiver quase na hora da próxima dose. Não tome duas doses de uma só vez.

O que acontece se eu tiver uma overdose?

Procure atendimento médico de emergência ou ligue para a linha de ajuda sobre venenos no número 1-800-222-1222.

O que devo evitar ao tomar Apriso?

Se você tem um problema de pele como eczema, a mesalamina pode causar queimaduras solares com mais facilidade. Evite luz solar ou camas de bronzeamento. Use roupas protetoras e protetor solar (FPS 30 ou superior) quando estiver ao ar livre.

Pergunte ao seu médico antes de usar um antiácido e use apenas o tipo recomendado pelo seu médico. Alguns antiácidos podem dificultar a absorção da mesalamina pelo corpo.

Efeitos colaterais do Apriso

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica ao Apriso: urticária; dificuldade ao respirar; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Pare de usar Apriso e ligue para seu médico imediatamente se tiver:

  • dor de estômago intensa, cólicas estomacais, diarreia com sangue;

  • febre, dor de cabeça, mal-estar geral;

  • erupção cutânea, comichão, vermelhidão nos olhos;

  • fezes com sangue ou alcatrão, tosse com sangue ou vômito que se parece com borra de café;

  • contagens baixas de glóbulos brancos – febre, arrepios, feridas na boca, feridas na pele, dor de garganta, tosse, sensação de tontura, dificuldade em respirar;

  • sinais de pedra nos rins – dor intensa nas laterais e nas costas, necessidade frequente de urinar, urina com mau cheiro, urina escura ou turva;

  • problemas renais – aumento ou diminuição da micção, inchaço, ganho de peso; ou

  • problemas de fígado – perda de apetite, dor na parte superior do estômago, cansaço, nódoas negras ou hemorragias fáceis, urina escura, fezes cor de barro, icterícia (amarelecimento da pele ou dos olhos).

Contagens baixas de glóbulos brancos podem ser mais prováveis ​​em adultos mais velhos.

Os efeitos colaterais comuns do Apriso podem incluir:

  • arrotos, prisão de ventre, náuseas, vômitos, dor de estômago, diarréia, gases;

  • tontura;

  • sintomas de resfriado, como nariz entupido, espirros, dor de garganta;

  • dor nas costas;

  • dor de cabeça;

  • irritação na pele; ou

  • testes de função hepática anormais.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar efeitos colaterais ao FDA pelo telefone 1-800-FDA-1088.

Que outros medicamentos afetarão o Apriso?

Apriso pode prejudicar os rins, especialmente se você também usa certos medicamentos para infecções, câncer, osteoporose, rejeição de transplante de órgãos, distúrbios intestinais, pressão alta ou dor ou artrite (incluindo Advil, Motrin e Aleve).

Informe o seu médico sobre todos os seus outros medicamentos, especialmente:

  • azatioprina ou 6-mercaptopurina.

Está lista não está completa. Outros medicamentos podem interagir com a mesalamina, incluindo medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as possíveis interações medicamentosas estão listadas aqui.

Perguntas frequentes populares

Estudos de pesquisa que analisaram pacientes que receberam doses orais diárias de 4 a 6 gramas de mesalamina mostraram que 80% dos pacientes alcançaram melhora clínica completa ou significativa em 4 semanas.

A mesalamina é um antiinflamatório, não um imunossupressor. Pode ser um dos primeiros tratamentos usados ​​para a colite ulcerosa (UC) para diminuir sintomas como diarreia, sangramento retal ou dor de estômago. A imunossupressão não é um efeito colateral listado para a mesalamina. Outros medicamentos utilizados para a UC, como a prednisona, podem suprimir o sistema imunológico.

O melhor momento para tomar ou usar mesalamina dependerá do produto específico que você está usando e do motivo pelo qual o está usando (indução ou manutenção de colite ulcerativa, proctite ulcerativa). Alguns produtos podem precisar ser tomados com alimentos, enquanto outros são tomados com o estômago vazio. Verifique com seu médico.

Algumas formas de mesalamina são usadas a longo prazo como terapia de manutenção na colite ulcerosa para ajudar a prevenir o agravamento dos sintomas. Nem todas as formas ou marcas de mesalamina são usadas a longo prazo, por isso consulte o seu médico sobre o seu medicamento específico. Ligue para o seu médico se os sintomas da colite ulcerosa piorarem após o início do tratamento.

Produtos de marca de mesalamina podem ser mais caros do que opções genéricas. Alguns, mas nem todos os produtos de mesalamina estão disponíveis como genéricos. Seu seguro deve ajudar a pagar pelos genéricos ou, se você estiver pagando do próprio bolso, pergunte ao seu médico se há uma opção mais acessível.

A mesalamina está disponível na forma de comprimidos ou cápsulas de liberação retardada, cápsulas de liberação prolongada e preparações retais como supositórios ou enemas. A dose máxima dependerá do produto específico que você está usando e do seu diagnóstico. Utilize apenas a dose prescrita pelo seu médico.

A mesalamina é usada em alguns pacientes com colite ulcerosa como tratamento de manutenção (a longo prazo) para ajudá-lo a permanecer em remissão (sem sintomas ativos). Outros tratamentos para colite ulcerosa ou proctite são realizados apenas por curto prazo. Pergunte ao seu médico quando você pode parar de tomar o tratamento.

Outras informações

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use Apriso apenas para a indicação prescrita.

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Isenção de responsabilidade médica

Copyright 1996-2024 Cerner Multum, Inc. Versão: 16.01.

Artigos relacionados

Abiraterona: usos, dosagem, indicação, efeitos colaterais e advertências

Redação Memória Viva

Injeção de Aristada: usos, efeitos colaterais e advertências

Redação Memória Viva

Usos, dosagem e efeitos colaterais de Advil

Redação Memória Viva

Deixe um comentário