22.4 C
Nova Iorque
4 de outubro de 2024
I

Ivermectina: Usos, Dosagem, Efeitos Colaterais, Advertências

Ivermectina: Usos, Dosagem, Efeitos Colaterais, Advertências – Drugs.com

Nome genérico: ivermectina
Marca: Estromectol
Classe de medicamentos: Anti-helmínticos

O que é ivermectina?

Ivermectina é um medicamento antiparasitário usado para tratar doenças parasitárias. É aprovado pela FDA para uso em humanos para tratar uma variedade de infecções parasitárias, incluindo vermes parasitários, ancilostomíase e tricuríase. A ivermectina também pode ser usada como um tratamento eficaz para uma ampla gama de outras condições e como um tratamento de oncocercose, estrongiloidíase intestinal.

A atividade antiviral da ivermectina foi demonstrada contra uma ampla gama de vírus de RNA e DNA, por exemplo, dengue, zika, febre amarela e outros.

Ivermectina e tratamento da Covid-19

A ivermectina está atualmente sendo investigada em um ensaio clínico como um potencial tratamento para COVID-19 para o coronavírus SARS-CoV-2 Virus, que é o vírus que causa a COVID-19. O FDA não aprovou a ivermectina para uso no tratamento ou prevenção da infecção por COVID-19 em humanos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda não usar ivermectina em pacientes com COVID-19 para reduzir a replicação viral, exceto em ensaios clínicos.

Estudos experimentais para ivermectina como tratamento adjuvante para efeitos antivirais de pacientes adultos hospitalizados com COVID-19: um ensaio clínico multicêntrico randomizado. Atualmente, não há evidências suficientes do Painel de Diretrizes de Tratamento da COVID-19 para recomendar a favor ou contra o uso de ivermectina em pacientes com COVID-19 para o tratamento de sintomas graves ou leves da COVID-19.

Clique para obter mais informações sobre o uso de ivermectina para tratar COVID-19 e outros tratamentos preventivos e experimentais e converse com seu médico.

O CDC está relatando efeitos adversos associados ao uso indevido de ivermectina e overdose estão aumentando. Em alguns casos, as pessoas tomaram produtos veterinários destinados ao uso em animais de grande porte, como cavalos, ovelhas e gado. Esses produtos são altamente concentrados e resultam em overdoses quando usados ​​por humanos. NÃO TOME PRODUTOS COM IVERMECTINA DESTINADOS A USO ANIMAL.

Avisos

Você precisará fazer um exame de fezes após tomar ivermectina para ter certeza de que a infecção desapareceu. Alguns pacientes podem precisar tomar outra dose de ivermectina para tratar a infecção.

Ivermectina pode fazer você se sentir tonto. Para diminuir a chance de sentir tontura ou desmaiar, levante-se lentamente se você estiver sentado ou deitado. Tenha cuidado ao subir e descer escadas.

Antes de tomar este medicamento

Você não deve usar ivermectina se for alérgico a ela.

Para ter certeza de que a ivermectina é segura para você, informe ao seu médico se você tem:

  • doença hepática ou renal; ou
  • câncer, HIV ou AIDS, ou outras condições que podem enfraquecer seu sistema imunológico.

Não se sabe se a ivermectina prejudicará o feto. Informe ao seu médico se estiver grávida ou planeja engravidar enquanto estiver usando este medicamento.

A ivermectina pode passar para o leite materno e pode prejudicar o bebê que está amamentando. Informe ao seu médico se estiver amamentando um bebê.

A ivermectina não deve ser administrada a crianças que pesem menos de 15 kg.

Como devo tomar ivermectina?

Nunca tome ivermectina em quantidades maiores ou por mais tempo do que o recomendado pelo seu médico. Siga todas as instruções no rótulo da sua receita.

Tome ivermectina com o estômago vazio, pelo menos 1 hora antes ou 2 horas depois de uma refeição.

A ivermectina é geralmente administrada em dose única. Tome este medicamento com um copo cheio de água.

Para tratar sua infecção de forma eficaz, pode ser necessário tomar ivermectina novamente vários meses a um ano após a primeira dose.

Se você tem um sistema imunológico fraco (causado por doença ou pelo uso de certos medicamentos), pode ser necessário tomar mais de uma dose de ivermectina. Algumas pessoas que têm um sistema imunológico fraco precisam tomar este medicamento regularmente. Siga as instruções do seu médico.

Para ter certeza de que este medicamento está funcionando, pode ser necessário fornecer amostras de fezes frequentes.

Guarde este medicamento em temperatura ambiente, longe da umidade e do calor.

Informações de dosagem

Dose usual de ivermectina para oncocercose em adultos:

0,15 mg/kg por via oral uma vez a cada 12 meses
Pacientes com infecção ocular grave podem precisar de retratamento a cada 6 meses. O retratamento pode ser considerado em intervalos tão curtos quanto 3 meses.

Diretrizes de dosagem com base no peso corporal:
15 a 25 kg: 3 mg por via oral uma vez
26 a 44 kg: 6 mg por via oral uma vez
45 a 64 kg: 9 mg por via oral uma vez
65 a 84 kg: 12 mg por via oral uma vez
85 kg ou mais: 0,15 mg/kg por via oral uma vez

Dose usual para adultos para estrongiloidíase:

0,2 mg/kg por via oral uma vez
Em pacientes imunocomprometidos (incluindo HIV), o tratamento da estrongiloidíase pode ser refratário, exigindo tratamento repetido (ou seja, a cada 2 semanas) e terapia supressiva (ou seja, uma vez por mês), embora estudos bem controlados não estejam disponíveis. A cura pode não ser alcançável nesses pacientes.

Diretrizes de dosagem com base no peso corporal:
15 a 24 kg: 3 mg por via oral uma vez
25 a 35 kg: 6 mg por via oral uma vez
36 a 50 kg: 9 mg por via oral uma vez
51 a 65 kg: 12 mg por via oral uma vez
66 a 79 kg: 15 mg por via oral uma vez
80 kg ou mais: 0,2 mg/kg por via oral uma vez

Dose usual para adultos para ascaridíase:

0,2 mg/kg por via oral uma vez

Dose usual para adultos para Larva Migrans cutânea:

0,2 mg/kg por via oral uma vez

Dose usual para adultos para filariose:

0,2 mg/kg por via oral uma vez

Estudo (n=26.000)
Tratamento em massa em Papua, Nova Guiné:
Filariose bancroftiana: 0,4 mg/kg por via oral uma vez ao ano (com uma dose única anual de dietilcarbamazina 6 mg/kg), por 4 a 6 anos

Dose usual para adultos com sarna:

0,2 mg/kg por via oral uma vez e repetido em 2 semanas
A terapia com ivermectina pode ser combinada com um escabicida tópico.

Dose pediátrica usual para filariose:

Estudo (n=26.000)
Tratamento em massa em Papua, Nova Guiné:
Filariose bancroftiana:
5 anos ou mais: 0,4 mg/kg por via oral uma vez ao ano (com uma dose única anual de dietilcarbamazina 6 mg/kg), por 4 a 6 anos

O que acontece se eu esquecer de tomar uma dose?

Como a ivermectina é geralmente administrada em dose única, você pode não estar em um esquema de dosagem. Se estiver em um esquema, tome a dose esquecida assim que lembrar. Pule a dose esquecida se estiver quase na hora da próxima dose programada. Não tome medicamento extra para compensar a dose esquecida.

Efeitos colaterais da ivermectina

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica à ivermectina: urticária; dificuldade para respirar; inchaço no rosto, lábios, língua ou garganta.

Ligue para seu médico imediatamente se você tiver:

  • dor ou vermelhidão nos olhos, olhos inchados, problemas de visão;
  • erupção cutânea grave, coceira ou erupção cutânea com pus;
  • confusão, alteração do estado mental, problemas de equilíbrio, dificuldade para caminhar;
  • febre, glândulas inchadas, dor de estômago, dor nas articulações, inchaço nas mãos ou nos pés;
  • frequência cardíaca acelerada, dificuldade para respirar;
  • perda do controle da bexiga ou do intestino;
  • dor no pescoço ou nas costas, convulsão (ataque); ou
  • uma sensação de tontura, como se você fosse desmaiar.

Os efeitos colaterais comuns da ivermectina podem incluir:

  • dor de cabeça, dores musculares;
  • tontura;
  • náusea, diarreia; ou
  • erupção cutânea leve.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para obter aconselhamento médico sobre efeitos colaterais. Você pode relatar efeitos colaterais ao FDA em 1-800-FDA-1088.

Quais outros medicamentos afetarão a ivermectina?

Outros medicamentos podem interagir com a ivermectina, incluindo medicamentos de prescrição e de venda livre, vitaminas e produtos fitoterápicos. Informe a cada um dos seus profissionais de saúde sobre todos os medicamentos que você usa agora e qualquer medicamento que você comece ou pare de usar.

Perguntas frequentes populares

A ivermectina é segura para humanos e para que ela é usada?

Quando tomada conforme as instruções, a ivermectina é segura para uso humano. Os comprimidos são tomados por via oral para tratar estrongiloidíase intestinal e oncocercose, duas infecções tropicais causadas por vermes parasitas. A ivermectina tópica é aprovada para tratar piolhos e rosácea.

A ivermectina é aprovada pelo FDA como tratamento para Covid?

Não, a Food and Drug Administration (FDA) não aprovou nenhuma forma de ivermectina para tratamento de COVID-19. Até o momento, nenhum dado mostrou que ela seja eficaz para tratar ou prevenir COVID-19. As formas que estão disponíveis para uso humano são aprovadas para tratar infecções causadas por vermes parasitas ou para rosácea.

A automedicação com grandes doses de ivermectina pode causar:

  • Náusea
  • Vômito
  • Diarréia
  • Pressão arterial baixa
  • Reações alérgicas
  • Tontura
  • Problemas de equilíbrio
  • Convulsões
  • Coma
  • Morte

Você deve tomar ivermectina para tratamento da Covid?

Não. Muitas pessoas ficaram muito doentes e tiveram que ser hospitalizadas após tomar formas de ivermectina que são aprovadas apenas para uso em animais. Os produtos de ivermectina animal são muito diferentes daqueles aprovados para humanos. Tomar ivermectina animal para a prevenção ou tratamento da COVID-19 em pessoas é perigoso.

A ivermectina é um medicamento de venda livre (OTC)?

A loção Sklice, que é uma forma de ivermectina aprovada para tratar piolhos, está disponível sem receita. Outras formas e dosagens de ivermectina para uso humano exigem uma prescrição do seu profissional de saúde.

Quem fabrica a ivermectina?

Ivermectina é um medicamento genérico feito por vários fabricantes diferentes. Ele também vem sob a marca Stromectol, que é feito pela Merck Sharp & Dohme Co.

A ivermectina causa infertilidade?

Não se sabe que a ivermectina causa infertilidade, e não é declarada como um efeito colateral no rótulo do FDA. Em setembro de 2021, informações falsas foram espalhadas online sobre a ivermectina causar infertilidade masculina. Foi baseado em um estudo muito pequeno e falho de 2002 mencionado em um estudo de 2011. Estudos em animais com ratos que receberam 3 vezes a dose humana máxima recomendada de 200 mcg/kg não mostraram nenhum efeito adverso relacionado à fertilidade.

Mais perguntas frequentes

  • A ivermectina pode ser usada para tratar a COVID-19?
  • Quanto tempo demora para a ivermectina matar os piolhos?
  • Quanto tempo demora para o Sklice (ivermectina) matar os piolhos?

Ver mais perguntas frequentes

Mais informações

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use ivermectina apenas para a indicação prescrita.

Sempre consulte seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se apliquem às suas circunstâncias pessoais.

Isenção de responsabilidade médica

Artigos relacionados

Usos, efeitos colaterais e advertências da isotretinoína

Redação Memória Viva

Insulina Degludec: usos, dosagem, efeitos colaterais, advertências

Redação Memória Viva

Usos, efeitos colaterais e advertências do irbesartan

Redação Memória Viva

Deixe um comentário