19.3 C
Nova Iorque
25 de setembro de 2024
D

Usos, efeitos colaterais e advertências da dutasterida

Usos, efeitos colaterais e advertências da dutasterida

Nome genérico: dutasterida
Marca: Avodart
Forma farmacêutica: cápsula oral (0,5 mg)
Classe de drogas: Inibidores da 5-alfa-redutase

O que é dutasterida?

A dutasterida é usada para tratar a hiperplasia prostática benigna (HPB) em homens com próstata aumentada. A dutasterida ajuda a melhorar o fluxo urinário e também pode reduzir a necessidade de cirurgia de próstata posteriormente.

dutasterida é para uso apenas em homens.

A dutasterida também pode ser usada para fins não listados neste guia de medicação.

Efeitos colaterais da Dutasterida

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica (urticária, dificuldade em respirar, inchaço no rosto ou garganta) ou uma reação cutânea grave (febre, dor de garganta, ardor nos olhos, dor na pele, erupção cutânea vermelha ou roxa com bolhas e descamação).

Os efeitos colaterais comuns da dutasterida podem incluir:

  • diminuição da libido (desejo sexual);
  • diminuição da quantidade de sêmen liberado durante o sexo;
  • impotência (dificuldade em obter ou manter uma ereção); ou
  • sensibilidade ou aumento dos seios.

Os efeitos secundários sexuais da dutasterida podem continuar após parar de tomar este medicamento. Converse com seu médico se tiver dúvidas sobre esses efeitos colaterais.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar efeitos colaterais ao FDA pelo telefone 1-800-FDA-1088.

Avisos

Dutasterida deve nunca ser levado por uma mulher ou uma criança.

A dutasterida pode causar defeitos congênitos se a mulher for exposta a ela durante a gravidez. As cápsulas de dutasterida não devem ser manuseadas por mulheres grávidas ou que possam engravidar.

Antes de tomar este medicamento

Você não deve usar dutasterida se for alérgico a dutasterida ou finasterida.

A dutasterida nunca deve ser tomada por uma mulher ou criança. A dutasterida pode ser absorvida através da pele e mulheres ou crianças não devem ser autorizadas a manusear cápsulas de dutasterida.

Informe o seu médico se você já teve:

  • doença hepática.

O uso de dutasterida pode aumentar o risco de desenvolver câncer de próstata. O seu médico testará o seu antígeno específico da próstata (PSA) para verificar se há câncer enquanto você estiver usando este medicamento.

A dutasterida não deve ser usada por mulheres e este medicamento pode causar defeitos congênitos se a mulher for exposta a ele durante a gravidez. As cápsulas de dutasterida não devem ser manuseadas por mulheres grávidas ou que possam engravidar.

Se uma mulher entrar acidentalmente em contato com este medicamento por meio de uma cápsula vazando, lave a área imediatamente com água e sabão.

Como devo tomar dutasterida?

O seu médico irá realizar testes para garantir que você não tem outras condições que o impeçam de usar dutasterida com segurança.

Siga todas as instruções no rótulo da prescrição e leia todos os guias de medicamentos ou folhas de instruções. Use o medicamento exatamente como indicado.

Tome o medicamento à mesma hora todos os dias, com ou sem alimentos.

Engula a cápsula inteira e não a esmague, mastigue, quebre ou abra.

Pode demorar até 6 meses ou mais até que você receba todos os benefícios de tomar dutasterida. O seu médico determinará por quanto tempo irá tratá-lo com este medicamento. Continue usando a medicação conforme as instruções.

Você precisará de exames médicos frequentes.

Armazene em temperatura ambiente, longe da umidade, calor e luz. Mantenha a garrafa bem fechada quando não estiver em uso.

Informações sobre dosagem de dutasterida

Dose habitual em adultos para hiperplasia prostática benigna:

0,5 mg por via oral uma vez ao dia

Uso: Tratamento da hiperplasia prostática benigna sintomática (HPB) em homens com próstata aumentada para reduzir o risco de retenção urinária aguda (AUR) e cirurgia relacionada à HPB.

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Tome o medicamento assim que puder, mas pule a dose esquecida se estiver quase na hora da próxima dose. Não tome duas doses de uma só vez.

Não doe sangue enquanto estiver a tomar dutasterida e durante pelo menos 6 meses após o término do tratamento. A dutasterida pode ser transportada no sangue e causar defeitos congênitos se uma mulher grávida receber uma transfusão de sangue que contenha dutasterida.

Que outros medicamentos afetarão a dutasterida?

Às vezes não é seguro usar certos medicamentos ao mesmo tempo. Alguns medicamentos podem afetar os níveis sanguíneos de outros medicamentos que você toma, o que pode aumentar os efeitos colaterais ou tornar os medicamentos menos eficazes.

Outros medicamentos podem afetar a dutasterida, incluindo medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Informe o seu médico sobre todos os seus medicamentos atuais e qualquer medicamento que você comece ou pare de usar.

Outras informações

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use este medicamento apenas para a indicação prescrita.

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Isenção de responsabilidade médica

Artigos relacionados

Duopa: usos, dosagem, efeitos colaterais e advertências

Redação Memória Viva

Dulcolax – usos, dosagem, efeitos colaterais

Redação Memória Viva

Duloxetina: usos, efeitos colaterais, dosagem, advertências

Redação Memória Viva

Deixe um comentário