14.1 C
Nova Iorque
18 de novembro de 2024
Q

Qtern: usos, dosagem, efeitos colaterais e advertências

Qtern: usos, dosagem, efeitos colaterais e advertências – Drugs.com

Nome genérico: dapagliflozina e saxagliptina
Classe de drogas: Combinações antidiabéticas

Revisado clinicamente por Philip Thornton, DipPharm. Última atualização em 24 de julho de 2023.

O que é Qtern?

Qtern contém uma combinação de dapagliflozina e saxagliptina. A dapagliflozina e a saxagliptina são medicamentos orais para diabetes que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue. A dapagliflozina atua ajudando os rins a eliminar a glicose da corrente sanguínea. A saxagliptina atua regulando os níveis de insulina que seu corpo produz após comer.

Qtern é usado em conjunto com dieta e exercícios para melhorar o controle do açúcar no sangue em adultos com diabetes mellitus tipo 2.

Qtern também é usado para reduzir o risco de morte por ataque cardíaco, acidente vascular cerebral ou insuficiência cardíaca em adultos com diabetes tipo 2 que também têm doenças cardíacas.

Qtern não se destina ao tratamento de diabetes tipo 1 ou cetoacidose diabética.

Avisos

Você não deve usar Qtern se tiver doença renal grave ou se estiver em diálise.

Tomar Qtern pode deixá-lo desidratado, o que pode fazer com que você se sinta fraco ou tonto (especialmente quando se levanta).

Pare de tomar Qtern e chame seu médico imediatamente se tiver sinais de pancreatite, como dor intensa na parte superior do estômago que se espalha para as costas, com ou sem vômito,

A dapagliflozina pode causar infecções graves no pênis ou na vagina. Obtenha ajuda médica imediatamente se sentir queimação, coceira, odor, corrimento, dor, sensibilidade, vermelhidão ou inchaço da área genital ou retal, febre ou se não se sentir bem.

Antes de tomar este medicamento

Você não deve usar Qtern se tiver:

  • doença renal grave (ou se estiver em diálise); ou
  • história de reação alérgica ou cutânea grave após tomar dapagliflozina ou saxagliptina.

Para ter certeza de que Qtern é seguro para você, informe o seu médico se você já teve:

  • doença renal;
  • cetoacidose diabética;
  • doença hepática;
  • Câncer de bexiga;
  • infecções da bexiga ou outros problemas de micção;
  • problemas com o pâncreas, incluindo cirurgia;
  • cálculos biliares;
  • triglicerídeos elevados (um tipo de gordura no sangue);
  • alcoolismo;
  • se você estiver fazendo uma dieta com baixo teor de sal; ou
  • se você tem 65 anos ou mais.

Siga as instruções do seu médico sobre o uso deste medicamento se você estiver grávida. O controle do açúcar no sangue é muito importante durante a gravidez e as necessidades de dose podem ser diferentes durante cada trimestre.

Você não deve usar Qtern durante o segundo ou terceiro trimestre de gravidez.

Você não deve amamentar enquanto estiver usando este medicamento.

Qtern não foi aprovado para uso por menores de 18 anos.

Como devo tomar Qtern?

Qtern geralmente é tomado uma vez por dia, pela manhã. Siga todas as instruções no rótulo da prescrição e leia todos os guias de medicamentos ou folhas de instruções. O seu médico pode ocasionalmente alterar a sua dose.

Poderá ser necessário verificar a sua função renal antes e durante o tratamento com este medicamento.

Engula o comprimido inteiro e não o esmague, mastigue ou quebre.

Pode tomar este medicamento com ou sem alimentos.

Ligue para o seu médico se estiver com vômito ou diarréia, se consumir menos alimentos ou líquidos do que o normal ou se estiver suando mais do que o normal.

O açúcar no sangue precisará ser verificado com frequência e você também pode precisar testar o nível de cetonas na urina. A dapagliflozina pode causar cetoacidose potencialmente fatal (excesso de ácido no sangue). Mesmo que o seu açúcar no sangue esteja normal, contacte o seu médico se um exame de urina mostrar que tem cetonas na urina.

Você pode ter níveis baixos de açúcar no sangue (hipoglicemia) e sentir muita fome, tontura, irritação, confusão, ansiedade ou tremores. Para tratar rapidamente a hipoglicemia, coma ou beba uma fonte de açúcar de ação rápida (suco de frutas, rebuçados, biscoitos, passas ou refrigerante não dietético).

Seu médico pode prescrever um kit de injeção de glucagon caso você tenha hipoglicemia grave. Certifique-se de que sua família ou amigos próximos saibam como administrar esta injeção em caso de emergência.

Fique atento também a sinais de açúcar elevado no sangue (hiperglicemia), como aumento da sede ou da micção.

Os níveis de açúcar no sangue podem ser afetados por estresse, doença, cirurgia, exercícios, uso de álcool ou pular refeições. Pergunte ao seu médico antes de alterar sua dose ou horário de medicação.

Este medicamento pode afetar os resultados de certos exames médicos. Informe a qualquer médico que o trate que você está usando Qtern.

Armazene em temperatura ambiente, longe da umidade e do calor.

Informações de dosagem

Dose habitual em adultos para diabetes tipo 2:

Dapagliflozina 10 mg/saxagliptina 5 mg por via oral uma vez ao dia pela manhã

Comentários:
-A depleção de volume deve ser corrigida antes do início.
-Este produto combinado só deve ser utilizado em pacientes que toleram dapagliflozina 10 mg por dia.

Uso: Como complemento à dieta e exercícios para melhorar o controle glicêmico em adultos com diabetes mellitus tipo 2 que apresentam controle inadequado com dapagliflozina ou que já estão tratados com Qtern.

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Tome o medicamento assim que puder, mas pule a dose esquecida se estiver quase na hora da próxima dose. Não tome duas doses de uma só vez.

O que evitar

Evite levantar-se muito rápido da posição sentada ou deitada, ou você pode sentir tonturas.

Efeitos colaterais do Qtern

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica ao Qtern: urticária, coceira, descamação ou descamação da pele; dificuldade para engolir, dificuldade para respirar; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Procure atendimento médico imediatamente se tiver sinais de infecção genital (pênis ou vagina): ardor, comichão, odor, corrimento, dor, sensibilidade, vermelhidão ou inchaço da área genital ou rectal, febre, mal-estar. Estes sintomas podem piorar rapidamente.

Pare de tomar este medicamento e contacte o seu médico imediatamente se tiver:

  • dor intensa ou contínua nas articulações;
  • reação cutânea grave – comichão, bolhas, ruptura da camada exterior da pele;
  • cetoacidose (muito ácido no sangue) – náuseas, vómitos, dor de estômago, confusão, sonolência invulgar ou dificuldade em respirar;
  • pancreatite – dor intensa na parte superior do estômago que se espalha para as costas, náuseas e vómitos, ritmo cardíaco acelerado;
  • sintomas de desidratação – tonturas, fraqueza, sensação de desmaio (como se fosse desmaiar); ou
  • sinais de infecção na bexiga – dor ou ardor ao urinar, aumento da micção, sangue na urina, dor na pélvis ou nas costas.

Algumas pessoas que tomam dapagliflozina tiveram cancro da bexiga, mas não está claro se este medicamento foi a verdadeira causa.

Os efeitos colaterais comuns do Qtern podem incluir:

  • problemas de micção;
  • níveis sanguíneos anormais de colesterol ou triglicerídeos; ou
  • coriza, nariz entupido, dor sinusal.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar efeitos colaterais ao FDA pelo telefone 1-800-FDA-1088.

Que outros medicamentos afetarão o Qtern?

Qtern pode não funcionar tão bem quando você usa outros medicamentos ao mesmo tempo. Isso inclui medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as interações possíveis estão listadas aqui. Informe o seu médico sobre todos os medicamentos que você inicia ou deixa de usar.

Perguntas frequentes

  • Quais são os ingredientes ativos do Qtern?
  • Quais são os medicamentos ingredientes contidos no Qternmet XR?

Outras informações

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use Qtern apenas para a indicação prescrita.

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Isenção de responsabilidade médica

Artigos relacionados

Qsymia: usos, dosagem, avaliações e efeitos colaterais

Redação Memória Viva

Informações avançadas do paciente sobre Quelicin

Redação Memória Viva

Usos, efeitos colaterais e advertências de Qualaquin

Redação Memória Viva

Deixe um comentário