Nome genérico: fentermina e topiramato
Classe de drogas: Anorexiantes
Revisado clinicamente por Sophia Entringer, PharmD. Última atualização em 26 de outubro de 2022.
O que é Qsymia?
Qsymia contém uma combinação de fentermina e topiramato em uma cápsula de liberação prolongada. Fentermina é um inibidor de apetite semelhante a uma anfetamina. O topiramato é normalmente usado como medicamento para convulsões, também chamado de anticonvulsivante.
Qsymia é utilizado em conjunto com dieta e exercício para ajudar alguns adultos e crianças com 12 anos ou mais com obesidade, ou alguns adultos com excesso de peso que também têm problemas médicos relacionados com o peso, como diabetes, colesterol elevado ou pressão arterial elevada, a perder peso e manter o peso fora.
Qsymia não tratará nenhuma dessas condições subjacentes. Continue usando quaisquer outros medicamentos prescritos pelo seu médico para tratar essas condições.
Avisos
Não use Qsymia se estiver grávida ou se engravidar. Este medicamento pode aumentar o risco de um defeito congênito denominado fenda labial e palatina em um recém-nascido.
Você não deve tomar Qsymia se for alérgico a fentermina (Adipex-P, Oby-Cap, Suprenza, T-Diet, Zantryl) ou topiramato (Topamax), ou se tiver glaucoma ou tireoide hiperativa.
Antes de tomar Qsymia, informe o seu médico se você tem pressão alta, doença cardíaca, diabetes, doença hepática ou renal, níveis baixos de potássio no sangue ou se teve um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral nos últimos 6 meses.
A fentermina pode causar dependência e deve ser usada apenas pela pessoa para quem foi prescrita. Mantenha o medicamento em um local seguro, onde outras pessoas não possam alcançá-lo. Não pare de tomar Qsymia repentinamente, ou você poderá ter um ataque (convulsões). Pode ser necessário usar cada vez menos antes de interromper completamente a medicação. Pergunte ao seu médico como evitar convulsões ao parar de usar Qsymia
O topiramato pode causar problemas de visão que podem ser permanentes se não forem tratados rapidamente. Ligue para o seu médico imediatamente se tiver uma diminuição repentina da visão.
Algumas pessoas têm pensamentos suicidas enquanto tomam topiramato. Fique alerta às mudanças de humor ou sintomas. Relate quaisquer sintomas novos ou agravados ao seu médico.
Qsymia pode aumentar sua frequência cardíaca em repouso. Informe o seu médico se você tiver batimentos cardíacos acelerados ou acelerados enquanto estiver descansando.
Antes de tomar este medicamento
Não use Qsymia se você usou um inibidor da MAO nos últimos 14 dias. Pode ocorrer uma interação medicamentosa perigosa. Os inibidores da MAO incluem isocarboxazida, linezolida, injeção de azul de metileno, fenelzina, rasagilina, selegilina, tranilcipromina e outros.
Você não deve usar Qsymia se for alérgico a fentermina ou topiramato, ou se tiver:
- glaucoma;
- tireoide hiperativa; ou
- se você está grávida ou pode engravidar.
Pode ser necessário ter um teste de gravidez negativo antes de iniciar este tratamento. Não use Qsymia se estiver grávida. Pare de tomar este medicamento e contacte imediatamente o seu médico se engravidar.
O topiramato pode aumentar o risco de fissura labiopalatina em recém-nascidos. Esse defeito congênito ocorre no início da gravidez e pode se desenvolver antes mesmo de você saber que está grávida. A perda de peso durante a gravidez também pode prejudicar o feto, mesmo se você estiver acima do peso. Use métodos anticoncepcionais eficazes para prevenir a gravidez enquanto estiver usando Qsymia.
Qsymia não é aprovado pela FDA para uso por menores de 12 anos.
Para ter certeza de que Qsymia é seguro para você, informe o seu médico se você tiver:
- problemas cardíacos, hipertensão;
- um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral;
- diabetes (a perda de peso pode causar níveis baixos de açúcar no sangue);
- acidose metabólica (muito ácido no sangue);
- ossos moles ou quebradiços (osteomalácia, osteopenia, osteoporose);
- doença renal, cálculos renais ou diálise;
- doença hepática;
- problemas de humor, depressão ou pensamentos ou ações suicidas;
- uma alergia à aspirina ou corante amarelo (tartrazina):
- uma convulsão; ou
- diarreia crônica.
O topiramato pode aumentar o nível de ácido no sangue (acidose metabólica). Isso pode enfraquecer os ossos, causar pedras nos rins ou causar problemas de crescimento em crianças ou prejudicar o feto. Você pode precisar de exames de sangue para ter certeza de que não tem acidose metabólica.
Algumas pessoas têm pensamentos suicidas enquanto tomam topiramato. Seu médico precisará verificar seu progresso em consultas regulares. Sua família ou outros cuidadores também devem estar alertas às mudanças de humor ou sintomas.
Você não deve amamentar enquanto estiver usando Qsymia.
Como devo tomar Qsymia?
Tome Qsymia exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções no rótulo da prescrição e leia todos os guias de medicamentos ou folhas de instruções.
O seu médico deve iniciar um programa de dieta e exercícios quando você começar a tomar Qsymia. Permaneça neste programa durante o tratamento.
Tome este medicamento todas as manhãs, com ou sem alimentos.
Beba bastante água todos os dias para evitar desidratação ou pedras nos rins enquanto estiver a tomar Qsymia.
Para iniciar o tratamento com Qsymia:
- Tome uma cápsula de Qsymia 3,75 mg/23 mg uma vez todas as manhãs durante os primeiros 14 dias.
- Depois de tomar uma cápsula de 3,75 mg/23 mg durante 14 dias, tome uma cápsula de 7,5 mg/46 mg uma vez todas as manhãs.
Depois de tomar Qsymia durante 12 semanas:
- O seu médico pode recomendar-lhe que aumente a sua dose se não perder uma certa quantidade de peso ou não tiver uma certa diminuição no IMC em crianças com 12 anos ou mais, nas primeiras 12 semanas de tratamento com a dose recomendada.
Se o seu médico aumentar a dose de Qsymia:
- Tome uma cápsula de 11,25 mg/69 mg uma vez todas as manhãs durante 14 dias.
- Depois de tomar 14 dias da cápsula de 11,25 mg/69 mg, tome uma cápsula de 15 mg/92 mg uma vez todas as manhãs.
Parar o tratamento com Qsymia:
O seu médico deve aconselhá-lo a parar de tomar Qsymia se não tiver perdido uma certa quantidade de peso ou não tiver uma certa diminuição no IMC em crianças com 12 anos ou mais, após 12 semanas adicionais de tratamento com a dose mais elevada.
Não pare de tomar Qsymia sem falar com seu médico. A interrupção repentina do Qsymia pode causar problemas sérios, como convulsões. O seu médico lhe dirá como parar de tomar Qsymia lentamente.
Armazene em temperatura ambiente, longe da umidade e do calor.
A fentermina pode causar dependência. O uso indevido pode causar dependência, overdose ou morte. Mantenha o medicamento em um local onde outras pessoas não possam alcançá-lo. Vender ou doar este medicamento é contra a lei.
Informações de dosagem
Dose habitual de Qsymia para adultos para perda de peso:
-Dose inicial: Tomar uma cápsula da dose mais baixa (fentermina 3,75 mg/topiramato 23 mg de liberação prolongada) por via oral uma vez ao dia pela manhã durante os primeiros 14 dias.
-Dose de manutenção: Após 14 dias, tomar uma cápsula da dose recomendada (fentermina 7,5 mg/topiramato 46 mg liberação prolongada) por via oral uma vez ao dia pela manhã.
Comentários:
-A perda de peso deve ser avaliada após 12 semanas com fentermina 7,5 mg/topiramato 46 mg de liberação prolongada. Se um paciente não tiver perdido pelo menos 3% do peso corporal basal, aumentar a dosagem para fentermina 11,25 mg/topiramato 69 mg) por via oral uma vez ao dia durante 14 dias; seguido por um aumento na dose para fentermina 15 mg/topiramato 92 mg por via oral uma vez ao dia. A perda de peso deve ser avaliada após 12 semanas com fentermina 15 mg/topiramato 92 mg. Se um paciente não tiver perdido pelo menos 5% do peso corporal basal, interrompa o tratamento, pois é improvável que o paciente alcance e mantenha uma perda de peso clinicamente significativa com esta dose. Interrompa a dose de fentermina 15 mg / topiramato 92 mg gradualmente, tomando uma vez ao dia, em dias alternados, por pelo menos uma semana antes de interromper totalmente o tratamento.
Uso: complemento de uma dieta hipocalórica e aumento da atividade física para controle crônico de peso em pacientes com índice de massa corporal (IMC) inicial de 30 kg/m2 ou maior (obeso) OU 27 kg/m2 ou maior (excesso de peso) na presença de pelo menos uma comorbidade relacionada ao peso, como hipertensão, diabetes mellitus tipo 2 ou dislipidemia.
Dose pediátrica habitual de Qsymia para perda de peso:
-Dose inicial: Tomar uma cápsula da dose mais baixa (fentermina 3,75 mg/topiramato 23 mg de liberação prolongada) por via oral uma vez ao dia pela manhã durante os primeiros 14 dias.
-Dose de manutenção: Após 14 dias, tomar uma cápsula da dose recomendada (fentermina 7,5 mg/topiramato 46 mg liberação prolongada) por via oral uma vez ao dia pela manhã.
Comentários:
-A perda de peso deve ser avaliada após 12 semanas com fentermina 7,5 mg/topiramato 46 mg de liberação prolongada. Se um paciente pediátrico não tiver perdido pelo menos 3% do IMC basal, aumentar a dose para fentermina 11,25 mg/topiramato 69 mg) por via oral uma vez ao dia durante 14 dias; seguido por um aumento na dose para fentermina 15 mg/topiramato 92 mg por via oral uma vez ao dia. A perda de peso deve ser avaliada após 12 semanas com fentermina 15 mg/topiramato 92 mg. Se um paciente pediátrico não tiver perdido pelo menos 5% do IMC basal, interrompa o tratamento, pois é improvável que o paciente alcance e mantenha uma perda de peso clinicamente significativa com esta dose. Interrompa a dose de fentermina 15 mg / topiramato 92 mg gradualmente, tomando uma vez ao dia, em dias alternados, por pelo menos uma semana antes de interromper totalmente o tratamento.
Uso: Adjunto a uma dieta hipocalórica e aumento da atividade física para controle crônico de peso em pacientes pediátricos com 12 anos ou mais com IMC no percentil 95 ou superior, padronizado para idade e sexo.
O que acontece se eu esquecer de uma dose?
Pule a dose esquecida e use a próxima dose no horário normal. Não use duas doses ao mesmo tempo.
O que evitar
Não tome outros produtos para perder peso sem o conselho do seu médico.
Dietas cetogênicas ou de “cetose” ricas em gordura e pobres em carboidratos podem aumentar o risco de acidose metabólica. Evite o uso de tais dietas enquanto estiver tomando este medicamento.
Beber álcool com este medicamento pode causar efeitos colaterais.
Evite dirigir ou realizar atividades perigosas até saber como este medicamento irá afetá-lo. Suas reações podem ser prejudicadas.
Evite ficar superaquecido ou desidratado em climas quentes. O topiramato pode diminuir a transpiração e aumentar a temperatura corporal, levando à desidratação com risco de vida.
Efeitos colaterais do Qsymia
Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica a Qsymia: (urticária; dificuldade em respirar; inchaço na face ou garganta), ou uma reação cutânea grave (febre, dor de garganta, ardor nos olhos, dor na pele, erupção cutânea vermelha ou roxa com bolhas e descamação).
Relate ao seu médico quaisquer sintomas novos ou que piorem, como: alterações de humor ou comportamento, ansiedade, ataques de pânico, dificuldade para dormir ou se você se sente impulsivo, irritado, agitado, hostil, agressivo, inquieto, hiperativo (mental ou fisicamente), deprimido , ou tenha pensamentos suicidas ou de se machucar.
Ligue para seu médico imediatamente se você tiver:
- mudanças incomuns de humor ou comportamento;
- confusão, dificuldade de concentração, problemas de fala ou memória;
- batimentos cardíacos rápidos ou acelerados enquanto você está descansando;
- uma convulsão;
- sinais de pedra nos rins – dor intensa nas laterais ou na região lombar, dor ou dificuldade para urinar; ou
- sinais de muito ácido no sangue – perda de apetite, cansaço, problemas de raciocínio, batimentos cardíacos irregulares.
Os efeitos colaterais comuns do Qsymia podem incluir:
- dor nas articulações, entorse de tornozelo;
- sintomas como os da gripe;
- tontura;
- constipação;
- dormência ou sensação de formigamento;
- problemas de sono (insônia);
- boca seca, alterações no paladar; ou
- mudanças de humor, sentimentos de baixa autoestima, perda de interesse pelas coisas que antes gostava, pensamentos sobre se machucar.
Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar efeitos colaterais ao FDA pelo telefone 1-800-FDA-1088.
Que outros medicamentos afetarão o Qsymia?
Qsymia pode causar sangramento vaginal irregular enquanto você toma pílulas anticoncepcionais. Isto não deve tornar as pílulas menos eficazes na prevenção da gravidez.
Usar este medicamento com outros medicamentos que causam sonolência pode piorar esse efeito. Pergunte ao seu médico antes de usar medicamentos opioides, pílulas para dormir, relaxantes musculares ou remédios para ansiedade ou convulsões.
Informe o seu médico sobre todos os seus outros medicamentos, especialmente:
- acetazolamida;
- metazolamida;
- zonisamida;
- ácido valpróico ou divalproato de sódio (Depakene ou Depakote)
- pílulas anticoncepcionais;
- um diurético ou “pílula de água”;
- insulina ou medicamento oral para diabetes; ou
- medicamentos que prejudicam ou diminuem o seu pensamento, concentração ou coordenação muscular.
Está lista não está completa. Outros medicamentos podem interagir com a fentermina e o topiramato, incluindo medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as possíveis interações medicamentosas estão listadas aqui.
Perguntas frequentes populares
Qsymia é uma combinação de dois medicamentos, fentermina e topiramato de liberação prolongada, e atua de duas maneiras: a fentermina atua diminuindo o apetite e reduzindo a ingestão de alimentos e o topiramato pode ajudá-lo a se sentir mais saciado.
continue lendo
Outras informações
Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe os seus medicamentos com outras pessoas e use Qsymia apenas para a indicação prescrita.
Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.
Isenção de responsabilidade médica